domingo, 1 de março de 2009

ANIVERSÁRIO DA CIDADE DO RJ

Hoje, a cidade do Rio de Janeiro faz aniversário e completa 444 anos (e sem botox!). O dia não é considerado feriado, de acordo com o calendário da prefeitura.

Por conta disso , até alguns cariocas confundem a data do aniversário com a comemoração do santo padroeiro da cidade – São Sebastião – a quem se presta homenagem no dia 20 de janeiro, esta sim feriado.

Fundada por Estácio de Sá, sobrinho do governador Mem de Sá, que chegou ao Rio com alguns navios e soldados, desembarcou na praia entre o morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar, e fundou a cidade no dia seguinte, há exatos 444 anos atrás, no dia 1º de março de 1565 sob o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Tornou-se capital do Brasil a partir de 1763 quando o Marquês de Pombal transferiu a sede da colônia de Salvador. Permaneceu sendo a capital do país até sua mudança para Brasília (capital atual), em 1960.

Mas por que Rio de Janeiro? Porque no dia 1º de janeiro de 1502 alguns navegadores portugueses, reponsáveis pelo reconhecimento e mapeamento da terra avistaram a Baía de Guanabara e pensaram se tratar da foz de um grande rio. Logo, como era janeiro decidiram dar o nome ao local de Rio de Janeiro.

Mais tarde, o município receberia o nome São Sebastião do Rio de Janeiro como uma homenagem ao Rei de Portugal, D. Sebastião.

A cidade do Rio de Janeiro é famosa por seus ícones paisagísticos e culturais como o morro Pão de Açúcar e seu bondinho; a estátua do Cristo Redentor – uma das sete maravilhas do mundo moderno; a praia de Copacabana; o estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã - por vários anos o maior estádio do mundo; a floresta da Tijuca – uma das maiores áreas verdes urbanas; a Quinta da Boa Vista, parque público contendo o Jardim Zoológico e o Museu Nacional e que outrora foi a residência da Famila Imperial Brasileira; o réveillon em Copacabana que reúne milhões de pessoas entre cariocas e turistas (nacionais e internacionais) e, é claro, o Carnaval, considerado o mais espetacular do planeta, onde os desfiles das Escolas de Samba mostram toda a exuberância e a criatividade do carioca.

Segunda maior metrópole do Brasil, o Rio tem um litoral com 197 quilômetros de extensão e nada menos do que cem ilhas. Com população estimada pelo IBGE de 6.161.047 habitantes, a cidade é ainda hoje considerada um espelho do Brasil.

Bonito por natureza, o Rio de Janeiro conserva praticamente a mesma silhueta há anos atrás. A cidade teve alguns de seus contornos modificados. Morros, como o do Castelo, foram abaixo e grandes áreas e lagoas, aterradas. Mas o mar, as matas e as montanhas que fizeram a sua fama e se transformaram nos seus principais cartões-postais permanecem como pontos de referência no mundo inteiro.

A gente sabe que a cidade, apesar de ser considerada "única" por seus atrativos, enfrenta uma série de problemas, sendo alguns específicos do Rio e outros comuns a outras grandes metrópoles brasileiras.

"Entretanto, no Brasil, não existe cidade mais retratada que o Rio de Janeiro", afirma Sérgio Burgi, coordenador da área de fotografia do Instituto Moreira Salles. "No mundo, só perde para Paris”.

Cidade Maravilhosa, com certeza!

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

A data será comemorada com shows gratuitos, em uma parceira entre a TV Globo, o governo do Estado e prefeitura do Rio:

Em Botafogo, vai ter samba e funk, com atrações como Sorriso Maroto, Pixote e MC Marcinho. Na Cidade de Deus, o público vai poder ver grandes nomes da música brasileira, entre eles Caetano Veloso, Martnália e Dudu Nobre. As apresentações começam às 17h.

Diversas atividades serão realizadas no Aterro do Flamengo durante as comemorações do aniversário da cidade, neste domingo, das 10h às 15h, na altura do número 200, da Praia do Flamengo. Apresentações gratuitas de maracatu, capoeira, teatro de rua e chorinho vão acontecer paralelamente à exposição ao ar livre de grafite, organizada pelo Centro de Arte Calouste Gulbenkian. O encerramento do evento contará com o show do MC Marechal, às 14h30.

Parabéns, meu Rio, você é e sempre continuará sendo uma Cidade Maravilhosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário