sábado, 28 de março de 2009

A VISÃO NA TERCEIRA IDADE

O envelhecimento produz normalmente uma diminuição de nossa visão que, em geral, é discreta. Passamos a ter necessidade de luz forte para ler, cozinhar e dirigir.
Dica: Ao ler, dê preferência a luz incandescente (lâmpadas comuns ) à luz fluorescente.

A partir dos 40 anos de idade não há quem não sinta dificuldade em focalizar objetos próximos, obrigando-nos a esticar os braços para ler o jornal : é a "Síndrome do Braço Curto"ou a presbiopia , que atinge 100% das pessoas e é facilmente corrigida com o uso de lentes (óculos).

Entretanto algumas moléstias também podem atingir nossa visão como o diabetes e a pressão alta.

Na terceira idade, destacam-se: a catarata (opacificação do cristalino), doenças da retina ou retinopatia, principalmente a degeneração macular) e o glaucoma como as principais causas de diminuição da visão.

1) CARARATA
A partir dos 60 anos pode ocorrer a opacificação do cristalino que caracteriza a catarata provocando acentuada diminuição visual. São situações relacionadas à falta de elasticidade do cristalino, como ocorre com a elasticidade de nossa pele. A visão começa a ficar borrada e os objetos ficam distorcidos. Há dificuldade para determinar cores, dificuldade de se enxergar com muito sol e também para dirigir à noite. Ocorre a degeneração do cristalino que leva a diminuição progressiva da visão. Existe uma opacificação do cristalino, que tem prejudicada a sua função de lente para focalizar objetos.

Ocorre na terceira idade como um processo natural de envelhecimento do cristalino, mas pode também surgir em conseqüência de doenças como o diabetes ou do uso incorreto de medicamentos como a cortisona. Pode também ser devida a um trauma ou ainda ser congênita.
A catarata ocorre para todas as pessoas com a idade, sendo que o problema é mais intenso para algumas, havendo nítida tendência familiar.

A cirurgia é o único tratamento que corrige a catarata. Consiste em retirar o cristalino opacificado substituindo-o por um artificial (lente intra-ocular). Nem sempre, entretanto, há necessidade de cirurgia e a sua indicação envolve vários fatores, como a idade, estado geral, grau de diminuição da visão e potencial de recuperação. Quando a catarata esta associada a distúrbios da retina por exemplo, a colocação de lentes artificiais esta contra-indicada.

2) GLAUCOMA
Ocorre quando um acúmulo de líquido cria pressão no olho, danificando o nervo óptico. Pode ser causado por um bloqueio gradual no canal que normalmente drena o excesso de líquido do olho. Muitas vezes, o ângulo de drenagem se torna menos eficiente devido ao processo de envelhecimento.

O glaucoma geralmente inicia de forma lenta, não exibindo nenhum sintoma até que danos sérios e irreversíveis tenham sido causados. Esse distúrbio é o principal motivo pelo qual você deve consultar um oftalmologista periodicamente após completar 40 anos. Com uma intervenção precoce, você terá uma chance muito maior de preservar a sua visão. Os três sinais mais comuns do glaucoma são o aumento da pressão intraocular, a redução do campo visual e dano ao nervo óptico e às fibras ópticas.

Colírios podem reduzir a pressão do olho, diminuindo a produção de líquido ou aumentando o fluxo de drenagem. Esses medicamentos normalmente são eficazes, desde que tomados regularmente. O glaucoma também pode ser tratado com cirurgia, com o objetivo de prevenir ou retardar danos maiores.

3) ALTERAÇÕES DA RETINA - na terceira idade, ocorrem com mais frequência a degeneração macular, a retinopatia diabética e o descolamento da retina.

A retina é o local do olho que transmite os impulsos luminosos para o cérebro permitindo a visão. A lesão da retina pode produzir distúrbios da visão, como o aparecimento de manchas, pontos luminosos, imagens distorcidas e também a perda da visão.

Na degeneração macular ocorre uma progressiva diminuição visual principalmente relacionada à visão central ( há uma mancha preta no centro do campo visual ). Seu tratamento com laser tem boa resposta quando realizado no inicio da doença.

A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes que leva a diminuição da visão devido a má circulação sangüínea da retina provocada por vasos sangüíneos alterados pelo processo de arteriosclerose.

O descolamento da retina se deve a separação das duas camadas da retina com graves prejuízos para a visão. O tratamento com laser produz bons resultados.

A partir dos 40 anos a ida a um oftalmologista deve ser feita com regularidade. Qualquer duvida, consulte-o!

Nenhum comentário:

Postar um comentário