quinta-feira, 5 de março de 2009

DIA NACIONAL DE MÚSICA CLÁSSICA

"Considero minhas obras como cartas que escrevi à posteridade, sem esperar resposta".
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)


Em 2006, o então prefeito César Maia decretou que em todo dia 5 de março - aniversário de Heitor Villa-Lobos - seria comemorado o Dia da Música Clássica na Cidade do Rio de Janeiro, em homenagem ao patrono da Música Clássica no Brasil.

Considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, Villa-Lobos compôs diversas obras e sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito brasileiro de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente.

Foi, também, através de Villa-Lobos, que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar.

Heitor Villa-Lobos nascem em 05 de março de 1959, no Rio de Janeiro e faleceu em 17 de novembro de 1959, também no Rio, deixando cerca de 1.500 peças, nos mais diversos gêneros e
para as mais diversas formações instrumentais e vocais.

No ano seguinte, em 1960, foi fundado, em sua homenagem, o Museu Villa-Lobos, onde podemos encontrar sua biografia completa e se pode ouvir o compositor tocando piano, violão e falando.

Mas sua obra ainda está aí, disponível, viva. Diferente do que acontece com a maior parte dos compositores chamados eruditos brasileiros, lembrados só muito raramente ou esquecidos mesmo.

Os CDs com suas músicas dificilmente param nas lojas especializadas e sua obra também é permanentemente gravada e executada por artistas populares e eruditos.

Quem quiser saber mais sobre sua vida e obra é só assistir ao filme "Villa-Lobos: Uma Vida de Paixão" (2000), um filme brasileiro, dirigido por Zelito Viana, que teve os atores Marcos Palmeira e Antônio Fagundes, representado o grande maestro quando mais moço e mais velho respectivamente ou, acessar o site do seu museu.

O Teatro SESI-RJ abriu as comemorações deste ano, quando ocorre o cinqüentenário de falecimento do músico erudito Heitor Villa-Lobos com a exposição "Villa-Lobos - Um Criativo do Rio" entre os dias 4 e 27 de março.

ENDEREÇOS:

Museu Villa-Lobos - Rua Sorocaba, 200 – Botafogo – tel: (21) 2266-1024 - http://www.museuvillalobos.org.br/

Teatro SESI - Av. Graça Aranha, 1 – Centro – tel: 2563-4163

Programação do Evento Villa-Lobos - Um Criativo do Rio, no Sesi:

- De 04 a 27 de março: Exposição Villa-Lobos- Um criativo do Rio - de 14h às 20h

- Dia 04, às 18h30 - Abertura da Exposição "Villa-Lobos -Um criativo do Rio" Show com o Quinteto Villa-Lobos, às 19h - Preço: R$ 4,00 e R$2,00(meia entrada)

- Dia 05 de março (todas as atrações com entrada franca)

12h - Exibição do documentário "Contratempo" - Dir. Malu Mader e Mini Kerti - Duração: 98 -Classificação: 14 anos

14h - Show com os alunos do Projeto Villa-Lobos e as Crianças

- Dia 06 de março (todas as atrações com entrada franca)

12h - Villa-Lobos - Vida e Obra do Criativo - Bate-Papo com Turíbio Santos (Diretor doMuseu Villa-Lobos) e Zelito Viana (Diretor do Filme Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão)

12h45 - Filme: "Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão" - Dir. Zelito Viana - Elenco: Antonio Fagundes, Marcos Palmeira e Letícia Spiller - Duração: 131min - Classificação Etária -14 anos

15h - Documentário Villa-Lobos - "Índio de Casaca" - Dir. Roberto Feith - Duração: 120min

Mais informações: (21) 2563-4257



Nenhum comentário:

Postar um comentário