quarta-feira, 18 de março de 2009

O SONO E A MEMÓRIA

Que dormir é importante para a consolidação das memórias, os neurocientistas já sabem, entretanto como esse processo funciona em detalhes ainda é repleto de incógnitas.

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard e do Boston College, o sono ajuda o cérebro na hora de preservar e consolidar as lembranças mais emocionais e "eliminar" aquelas mais neutras e menos significativas. Dormir é um processo inteligente e sofisticado; quando dormimos, o cérebro não ‘descansa’, nem pára de funcionar.

Temos controle limitado sobre a decisão de dormir ou não, podemos adiar o sono por algum tempo, mas fcom o tempo, ele nos subjuga. Com o avançar da idade ocorrem mudanças no padrão de sono, podendo afetar qualidade de vida dos idosos, seus contatos sociais e até mesmo o lazer.

Em estudos, testando a qualidade do sono deste grupo, conclui-se que noites de sono bem dormidas diminuem a sonolência diurna, melhorando aspectos do desempenho cognitivo como a atenção, concentração, memória e planejamento durante as atividades básicas (higiene, alimentação, vestuário) e instrumentais (fazer compras, resolver questões financeiras).

Testes neuropsicológicos, medindo o desempenho cognitivo, memória visual e verbal, atenção, concentração e função executiva da memória, obtiveram um bom desempenho nos idosos que apresentavam boa qualidade do sono, dormiam bem e controlavam a insônia.

Sabe-se que o sono é essencial para a reposição das energias e para a manutenção da temperatura corporal, além disso, tem um papel fundamental e direto no aprendizado e na memória. Precisamos dele para manter nossa capacidade de atenção, vigília, e também para absorver e organizar o conteúdo aprendido durante o dia.

Sendo assim, faz-se necessário que o idoso tenha uma boa noite de sono para melhorar a sua qualidade de vida e autonomia.

Seguem algumas dicas, para que vocês não precisem "ficar contando carneirinhos" ao tentar dormir:

OS 10 MANDAMENTOS PARA UMA BOA NOITE DE SONO

1. Ter horário regular para dormir e despertar

2. Ir para a cama somente na hora dormir

3. Manter um ambiente saudável e agradável no quarto

4. Não fazer uso de álcool , próximo ao horário de dormir

5. Não fazer uso de medicamentos para dormir, sem orientação médica

6. Não exagerar em café, chá e refrigerante

7. Evitar exercícios físicos, próximos à hora de dormir

8. Jantar moderadamente, em horário regular e adequado

9. Não levar problemas para a cama

10. Manter atividades repousantes e relaxantes, após o jantar


Tenha bons sonhos!


Um comentário:

  1. Muito bom o post! Dicas importantes e fáceis de seguir. É bom até nós, jovens, seguirmos essas recomendações.
    Amei a fotinho! =D

    ResponderExcluir