sábado, 21 de março de 2009

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Essas notícias saíram recentemente na mídia e acho que pode ser do interesse de vocês, caros leitores:


30/02 - CES cria Comissão Permanente para Idoso

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro acaba de criar a Comissão Permanente de Saúde da População Idosa. A Fonoaudiologia vai participar das discussões, através de representante do CRFa1, na medida que é preocupação dos fonoaudiólogos incentivar o envelhecimento ativo e promover o bem-estar do idoso. A Fonoaudiologia tem muito a contribuir para a elaboração de uma política abrangente e atual, que respeite os direitos da pessoa idosa e ofereça serviços capazes de atender às diferentes demandas dessa população.

Como fonoaudióloga não podia de deixar de registrar a nossa participação nas discussões e a nossa preocupação com o envelhecimento ativo e o bem-estar da terceira idade. Contem com a gente nesta luta!


16/03 – Capacidade mental começa a diminuir aos 27 anos, diz estudo

Uma pesquisa de cientistas americanos, que incluiu pessoas saudáveis de 18 a 60 anos, sugere que a capacidade mental de uma pessoa começa deteriorar aos 27 anos, marcando o início do processo de envelhecimento.
Timothy Salthouse, da Universidade de Virgínia, descobriu que o raciocínio, agilidade mental e visualização espacial entram em declínios por volta dos 30 anos de idade, após chegar ao auge aos 22.
Ele acredita que os tratamentos, que têm como objetivo amenizar o processo de envelhecimento, deveriam começar mais cedo.

Leia a reportagem na íntegra em: http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2009/03/16/capacidade-mental-comeca-diminuir-aos-27-anos-diz-estudo-754855080.asp

Essa matéria só reforça a tese que, em qualquer idade, não devemos jamais parar de estimular o corpo e a mente.


19/03 – Nova técnica consegue tratar Parkinson com estímulos elétricos na coluna

Uma nova técnica criada por uma equipe liderada por Miguel Nicolelis, pesquisador brasileiro da Universidade Duke, nos Estados Unidos e testada com sucesso em camundongos pode dar grandes esperanças aos pacientes vitimados pelo mal de Parkinson. Ela conseguiu, em roedores, eliminar os sintomas da doença ao estimular com eletricidade o sistema nervoso a partir da medula espinhal.


Esta técnica, criada por cientista brasileiro pode ser testada em humanos já em 2010, entretanto, este método, que consiste em implantar um eletrodo na medula espinhal, será antes aplicado em macacos num experimento em Natal (RN). Tomara que dê certo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário