quinta-feira, 26 de março de 2009

DICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO


Uma boa alimentação começa com uma boa compra. Você só poderá preparar refeições nutritivas e saudáveis se tiver em sua casa os ingredientes apropriados.

Faça uma lista de todos os produtos que vai precisar comprar (aproveite para tentar memorizar os itens, só conferindo a lista no final da compra). Desta forma, evitará diversas idas ao supermercado e poupará despesas desnecessárias.

Não vá ao supermercado com fome, pois tenderá a comprar mais produtos do que necessita.

Tente fazer as compras num único local, poupando seu tempo.

Não esqueça:
  • De comer, pelos menos, uma refeição quente por dia. Para que a preparação das refeições se torne mais fácil, cozinhe uma quantidade maior de cada vez; depois divida-a em doses diárias e guarde na geladeira ou congele.

  • Coma de 3 a 5 refeições diárias em horas certas; isto irá ajudá-lo- a lembrar-se mais facilmente do que comeu e em que quantidade. Não coma demasiado e evite comer coisas que são maléficas para a saúde.

  • Se tiver dificuldade para mastigar, passe a comer produtos mais macios, como ovos, lacticínios ou papas (feitas de arroz, massas ou cereais), além de tomar suco de frutas ou de vegetais. Cozinhe bem o peixe, a carne e os vegetais até ficarem bem tenros e depois, se achar necessário, esmague-os ou pique-os.

  • Beba muito líquido (no mínimo dois litros por dia), especialmente quando o tempo estiver quente. Esta regra é muito importante, pois a sede não é um sinal que traduza as reais necessidades orgânicas. É importante tomar líquidos, mesmo quando não se tem sede. D~e preferência a água ou bebidas não açucaradas como sucos, chá ou café (sem exagero).

  • Se sofrer de constipação (prisão de ventre), beba mais líquidos. Pode, também, tomar duas ou três colheres de chá de fibras preparadas para esse fim (feitas com as cascas das sementes que ficam depois dos cereais serem moídos para fazer a farinha). A atividade física também ajuda.

  • Não utilize muito sal na comida. Ao invés disto, melhore o sabor dos alimentos usando cebola, alho, ervas ou outras especiarias.

Da próxima vez que fizer compras ou cozinhar, lembre-se destas dicas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário