quarta-feira, 1 de abril de 2009

70º ANIVERSÁRIO DO FILME PINÓQUIO

Hoje, 1º de abril é considerado o DIA DA MENTIRA. E não teria melhor ocasião para homenagear um filme de Walt Disney - o Pinóquio, o maior representante das mentiras nas histórias infantis - que completa 70 anos este ano, desde sua estreia (também já faz parte da terceira idade!).

A lendária obra-prima que inspirou milhões de pessoas a acreditar em seus sonhos foi escrita pelo italiano Carlo Lorenzeni, em 1881.

Quem não se lembra deste famoso personagem de madeira que toda vez que contava uma mentira fazia o seu nariz crescer?

A história de Pinóquio recebeu várias adaptações. Quem já não ouviu, quando criança “se mentir o nariz cresce”? Entretanto, em todas elas, o que se tenta passar é uma mensagem de carinho, amizade e confiança.

Para trazer mais este clássico Disney à vida, trabalharam no projeto mais de 750 artistas, incluindo animadores, artistas de layout, pintores de cenários, animadores de efeitos e responsáveis pela pintura de células de acetato, que produziram mais de 2 milhões de desenhos e cerca de 500 matizes de cor para a produção Technicolor. Cerca de 80 músicos fizeram parte da produção. Walt participou de todos os aspectos da produção, especialmente a história.

O desenho teve um orçamento tão alto que o filme perdeu dinheiro em sua estréia original. Parte do fracasso em sua bilheteria inicial foi o estouro da Segunda Guerra na Europa, sendo que cerca de 45% da renda de Disney vinha do exterior. O filme conseguiu se recuperar com os re-lançamentos ao longo dos anos, e hoje é um dos desenhos animados de maior sucesso do estúdio.

Este longa é tido como o filme mais perfeito tecnicamente produzido por Walt Disney, pela complexidade das técnicas empregadas e seu perfeccionismo. Ironicamente, na época de seu lançamento, o filme foi considerado inferior a BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, 1ª produção do estúdio.

PINÓQUIO ganhou dois Oscars em 1941: Melhor Trilha Sonora e Melhor Música ("When You Wish Upon a Star").

Fazendo parte das comemorações, haverá este mês, o lançamento do clássico filme de Walt Disney - Pinóquio Edição Especial - que estará disponível em DVD e Blu-ray de alta definição (tecnologia digital). O filme está brilhantemente restaurado com imagem e som optimizados – como nunca antes visto. A clássica história de magia, aventura e lealdade estará disponível apenas por tempo limitado e vem repleto de bônus.

É sempre bom rever um clássico que fez parte da nossa própria história. Excelente dica de programa para toda a família!

Um comentário: