terça-feira, 28 de abril de 2009

GORDURAS

Você sabia que existem gorduras que fazem bem ao nosso organismo?

Leia o esclarecedor artigo escrito pela nutróloga Tamara Mazaracki, publicado no JB de 14/04, que você vai saber mais sobre o assunto.

Gordura do bem?

RIO DE JANEIRO - Existe um conceito equivocado de que qualquer gordura prejudicará a nossa saúde, mas nada poderia estar mais longe da verdade. Vejo diversas dietas indicadas por especialistas onde a gordura é tratada como o “vilão” número um. Então tudo se torna diet, light, ultradesnatado. Até a manteiga light já inventaram. E a realidade é que a obesidade continua aumentando no mundo todo. E as mortes por doenças cardiovasculares também!

Podemos perguntar então: poderei comer tudo quanto é fritura e serei saudável? Não, não é bem assim. Existem gorduras do bem e gorduras do mal.

A gordura monoinsaturada (ômega 9) presente no azeite de oliva e sementes oleaginosas, é tida como benéfica por reduzir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom). A gordura poli-insaturada (ômegas 3 e 6) é encontrada nos ovos, na semente de linhaça e nos peixes de água fria (ômega-3); e em óleos vegetais como o de milho, girassol e soja, e sementes oleaginosas como castanhas, amêndoas e nozes (ômega-6). Atuam na saúde do aparelho cardiovascular (redução do LDL, aumento do HDL), na função cerebral e têm ação antiinflamatória global.

A gordura saturada encontrada no coco e dendê é extremamente benéfica, reduz taxas lipídicas e ajuda a acelerar o metabolismo. Já a saturada de origem animal contribui para a elevação do colesterol ruim.

A gordura trans-saturada, a grande vilã, não existe na forma natural, é uma gordura produzida por modificação química nos óleos vegetais. Aumenta o LDL e reduz o HDL, além de acelerar a produção de radicais livres. Deve-se evitar o seu consumo, já que se trata do tipo mais nocivo.

--------------------------

Entenderam direitinho que existem gorduras benéficas ao organismo? Mas antes de sair abusando das gorduras, consulte um nutricionista para avaliar o seu caso em particular.

2 comentários:

  1. Tãnia, eu não sabia que que existia gorduras do bem. Que bom que existe sites como o seu para esclarecer as pessoas de cabelos brancos.=.
    Um grande abraço,
    Norma Gonzalez

    ResponderExcluir
  2. Norma,
    Sempre que possivel, postarei assuntos de interesse de vocês.
    Continue prestigiando o blog!
    Um grande abraço,
    Tânia

    ResponderExcluir