segunda-feira, 13 de abril de 2009

NOTÍCIAS

Estas foram as últimas notícias que saíram sobre a terceira idade na mídia. Confiram!


06/04 – Índice de preços da terceira idade sobe 1,51% no 1º trimestre

SÃO PAULO - O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i) teve alta de 1,51% no primeiro trimestre deste ano, menos do que o 1,60% registrado nos três últimos meses de 2008, informou nesta segunda-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O indicador, que mede a variação de preços da cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por indivíduos com mais de 60 anos de idade, foi influenciado pelo movimento do grupo Vestuário, que passou de avanço de 2,27% para queda de 1,01% entre o quarto trimestre do ano passado e os primeiros três meses de 2009.

Fonte: Globo.com


06/04 – Pirenópolis, em Goiás, promove encontro para a terceira idade que já está na nova edição

A cidade de Pirenópolis, em Goiás, é conhecida pela arquitetura colonial e por oferecer belos cenários aos visitantes. Mas, nos últimos anos, por causa dos diversos encontros destinados a esse público, a região também passou a ser reconhecida como um endereço da terceira idade.

Os eventos ganharam fama em todo o Brasil. Tanto que a Câmara de Vereadores local instituiu a última terça-feira do mês de junho como o Dia da Melhor Idade de Pirenópolis. O vereador Edmundo Siqueira, autor do projeto, acredita que a iniciativa é importante para divulgar os encontros.

Neste ano, o Encontro da Melhor Idade de Pirenópolis, que é um dos mais concorridos do país, chega à nona edição. A história do evento é curiosa. No início dos anos de 1990, a mãe da organizadora Mércia Crema teve problemas de saúde. Para curá-la, a família participou de uma série de atividades em conjunto e percebeu que os resultados foram impressionantes. Sensibilizada com a recuperação da mãe, Mércia criou um projeto parecido na Pousada dos Pireneus para um grupo pequeno de idosos.

– No começo, eram 30 pessoas. Depois, 80 pessoas. E não parava de crescer. Hoje, nossos encontros têm mais de 300 – comenta.A cada edição, um tema para as festas é escolhido pelos organizadores. Depois de Espanha, Portugal, México e Arábia, a decoração do encontro deste ano será inspirada nas belezas do Caribe.

Desde o primeiro Encontro da Melhor Idade, artistas consagrados da música brasileira, como Jerry Adriani e Jair Rodrigues, animam as noites dos participantes. Na última edição, o convidado foi o cantor Agnaldo Rayol. O convidado deste ano é o cantor Sidney Magal, que apresentará um grande show na noite do dia 17 de junho.


Informações: (62) 3331-1345

Ótima pedida, para quem quer se divertir! Anote na agenda.


08/04 - Comissão do Senado aprova projeto que cria Fundo Nacional do Idoso

BRASÍLIA - A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou há pouco projeto que institui o Fundo Nacional do Idoso, para financiar programas e ações relativas à população idosa. A proposta, originária da Câmara dos Deputados, também autoriza deduzir do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas as doações efetuadas aos fundos nacional, estaduais e municipais do Idoso. A matéria seguirá agora para exame final em plenário.


08/04 - Atletas idosos se tornam os reis da disposição

No Rio de Janeiro, aconteceu o Campeonato Brasileiro Master de Atletismo. As idades dos atletas variam de 30 a 92 anos. Eles mostraram muita energia nas provas e que o esporte prolonga a vida.

Veja o vídeo da reportagem que passou no Jornal Nacional:



Mire-se nesses exemplos e comece já uma atividade física!


11/04 – Amor de Laksmi e Shankar volta à tona

O encontro de Laksmi (Laura Cardoso) e seu amor do passado, Shankar (Lima Duarte), vai abalar as estruturas da megera em Caminho das Índias, da Globo. Por obra do acaso, os dois se cruzam no templo e ficam transtornados. De tão emocionado, o brâmane não consegue disfarçar e fixa os olhos na antiga namorada.

Saudoso, Shankar confessa para Guru (Adilson Magha) que sente como se o tempo não tivesse passado e lamenta por ainda não ter esquecido Laksmi. Mal sabe ele que Opash (Tony Ramos), seu maior rival, é na verdade fruto dessa antiga paixão....

Acho que teremos pela frente um belo romance da terceira idade!


11/04 – Exercícios físicos contra os tombos na terceira idade

RIO - Fazer exercícios físicos para fortalecer os músculos, melhorar o equilíbrio e aumentar a flexibilidade é prática fundamental na terceira idade. Com isso, são reduzidos os riscos de quedas, a sexta causa de mortes de idosos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O Rio também está atento ao problema: no segundo semestre, começam as obras da primeira Praça do Idoso/Estação de Prevenção de Quedas do Rio, em Copacabana.

Leia mais: http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2009/4/exercicios_fisicos_contra_os_tombos_na_terceira_idade_5771.html


12/04 – Anorexia na terceira idade
Uma doença comum entre os jovens, que sofrem para se adequar aos atuais padrões estéticos, também afeta os idosos. Nessa idade, a anorexia não tem ligação com a imagem diante do espelho, como no caso dos adolescentes que buscam uma silhueta magérrima a qualquer custo. Mas é um sintoma que esconde um outro problema. Algo não vai bem além da falta de apetite. Geralmente, a magreza extrema na terceira idade está ligada à depressão. Esse é um diagnóstico difícil de ser detectado, pois os familiares e os médicos costumam se alarmar apenas com o excesso de peso.

Leia mais: http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/04/12/urbana2_0.asp


12/04 – Agência de Curitiba encontra pares para maiores de 60

Formar casais com mais de 60 anos virou uma especialidade de uma agência de casamentos de Curitiba. De acordo com a diretora da agência Par ideal, Sheila Rigler, o envelhecimento da população e a longevidade do sexo feminino têm provocado um fenômeno de solidão para mais da metade das mulheres acima de 60 anos.

Leia mais: http://jornale.com.br/index.phpoption=com_content&task=view&id=18997&Itemid=52

O mesmo fenõmeno deve estar ocorrendo nas agências aqui do Rio.


Semana que vem tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário