terça-feira, 7 de abril de 2009

V CAMPANHA DA VOZ

Em quase todos os momentos usamos a voz. Ela também é o instrumento de trabalho de muita gente. Mas nem sempre as pessoas se preocupam com ela.

De acordo com a Academia Brasileira de Laringologia e Voz, de 20% a 30% da população apresentam algum tipo de alteração nas cordas vocais, lesões que podem evoluir para um problema mais grave, como o câncer de laringe. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país em incidência da doença. Foi pensando na saúde vocal dos brasileiros que foi criada a Semana Nacional da Voz.

Por conta disso, o Conselho Regional de Fonoaudiologia, anualmente, faz a Campanha da Voz: ‘Quem cuida da voz sempre tem o que falar’, quando em todo o estado do Rio de Janeiro se faz um trabalho de prevenção gratuita durante toda semana em núcleos em diversas localidades (escolas, universidades, hospitais, postos de saúde, praças, centros comerciais, empresas públicas e privadas), levando informações sobre os cuidados com a voz e formas de prevenção de problemas vocais.

A quinta edição dessa Campanha já está chegando! Profissionais e estudantes estarão, de 13 a 19 de abril, voltados à prevenção, orientando e divulgando esses cuidados.

Sob o tema “Voz saudável, gente consciente”, nós fonoaudiólogos, esperamos continuar a divulgar, de forma crescente, a importância da nossa profissão como responsável pelos cuidados com a voz de crianças, adultos e idosos, reforçando o reconhecimento profissional, ampliando o mercado de trabalho da nossa categoria e informando corretamente a população do estado do Rio de Janeiro sobre saúde vocal.

A partir da semana que vem, período da campanha, falarei mais sobre o assunto. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário