A Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil lança hoje a 11ª CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO CONTRA A GRIPE, às 10 horas, no Retiro dos Artistas. Este ano, a meta do governo é vacinar 80% da população com mais de 60 anos.
A campanha começa no sábado, dia 25, e se estenderá até o dia 8 de maio. A dose, que deve ser repetida todos os anos, será aplicada nos postos de saúde dos 92 municípios do estado do Rio.
A gerente de Doenças Imunopreviníveis e de Transmissão Respiratória da secretaria, Andréa Ayres, explica que o estado concentra o maior número de pessoas com mais de 60 anos no país: eram cerca de 160 mil em 1940, e hoje já são cerca de 1.650.00 pessoas.
Segundo o governo, estudos apresentados pelo Ministério da Saúde mostram que a vacina contra a gripe reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e 32% do total de hospitalizações por pneumonia. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite), e inflação nos brônquios (bronquite).
Serão disponibilizadas 750 mil doses da vacina em 180 postos em toda a cidade.
As pessoas que foram vacinadas nos anos anteriores devem levar o comprovante de vacinação. Também estarão disponíveis vacinas contra tétano e difteria, para aqueles que nunca foram vacinados ou que foram imunizados há mais de 10 anos e precisam de reforço.
Os dados indicam que, se não for tratada, a gripe pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano.
ATENÇÃO! A vacina nunca provoca gripe. Quando isso acontece é porque a pessoa já estava contaminada pelo vírus e não houve tempo suficiente para a ação da vacina ou é apenas um resfriado.
CAMPANHA DE VACINAÇÃO GRATUITA
Período: de 25 de abril a 08 de maio
Local: Postos de Saúde do Município
Período: de 25 de abril a 08 de maio
Local: Postos de Saúde do Município
Horários: de 2ª a 6ª - das 8 às 17 horas.
Contra-indicação: alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo.
Contra-indicação: alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo.
Portadores de doenças neurológicas também não podem receber o imunizante.
Quem estiver com gripe, apresentar estado febril ou sintomas de dengue deve esperar melhorar para depois se vacinar.
OBS: No sábado, dia 25 - dia "D" da campanha - os postos funcionarão, excepcionalmente, das 8 às 17h.
Em caso de dúvidas: ligar para o Telessaúde - tel: 3523-4025 (funcionamento 24 horas)
Não deixe de se vacinar. A prevenção ainda continua sendo o melhor remédio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário