sábado, 11 de abril de 2009

CHOCOLATE AMARGO – AMIGO DO CORAÇÃO?

Neste período de Páscoa, em que todas as lojas ficam repletas de chocolates e as vendas extrapolam, fica praticamente impossível resistir à tentação de comer ao menos um pedacinho.

O Brasil é o segundo no ranking mundial dos produtores de ovos de Páscoa, só perdendo para a Inglaterra; este ano estima-se que haverá um aumento na produção de 4,8% em relação ao ano passado.

Quem não gosta de chocolate? Difícil achar quem não goste! É uma das preferências no mundo das guloseimas, pois além de proporcionar sensação de prazer e bem-estar, é rico em carboidrato e é fonte de energia.

Além disso, a semente do cacau contém uma substância que age como protetor cardiovascular e reduz o colesterol ruim (LDL) - os tão aclamados flavonóides - presentes também no vinho tinto e no chá verde.

Há vários tipos de chocolate: ao leite, branco, meio-amargo, amargo e puro; entretanto o que é mais recomendado para saúde é o amargo (não contém leite e tem maior quantidade de cacau - acima de 63%), desde que não ultrapasse a 30g diárias, pois é altamente calórico (9 cal/g) e fonte de gorduras saturadas, fatores que podem levar à obesidade e à síndrome metabólica.

Caso, no futuro, realmente se bata o martelo em relação aos benefícios do chocolate e os pesquisadores recomendem sua ingestão diária, tal qual as 5 porções mínimas de frutas e vegetais, certamente não será um grande sacrifício para nós.

Nesta Páscoa, faça uma escolha consciente, e dê preferência ao chocolate amargo ou no mínimo, meio amargo!
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Queridos leitores, não se esqueçam de responder a nova enquete do blog, na coluna ao lado, e deixar seus comentários e sugestões. Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário