terça-feira, 21 de abril de 2009

ANO DA FRANÇA NO BRASIL

O Ano da França no Brasil será aberto oficialmente hoje, no Rio de Janeiro, com uma programação especial que promete levar ao público uma queima de fogos de artifício com o dobro de duração da que tradicionamente ocorre na festa do réveillon em Copacabana. Durante meia hora, o espetáculo inédito no país será realizado sobre o espelho d´água da Lagoa Rodrigo de Freitas.

O show 'O encontro da água e do fogo' será comandado por computadores instalados em quatro balsas posicionadas em pontos estratégicos, além de sistema de monitoramento por satélite.

O espetáculo, que promete ser exclusivo e emocionante, envolverá o trabalho de mais de 500 profissionais, entre técnicos brasileiros e franceses, equipes de mergulhadores, especialistas em engenharia náutica e pescadores.

Os organizadores esperam reunir um público de 1 milhão de pessoas, além de autoridades dos dois países.

O Ano da França no Brasil foi lançado oficialmente em dezembro do ano passado pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, em retribuição ao Ano do Brasil na França, em 2005. A agenda da comemoração prevê eventos que serão realizados até o dia 15 de novembro, em diversas partes do país.

Quem quiser participar da festa de hoje, que tem entrada franca, deve chegar à Lagoa Rodrigo de Freitas por volta das 17h. O espetáculo está previsto para às 20h.

Espero que a chuva não atrapalhe!

PS: Num próximo post, falarei sobre a influência de palavras francesas em nossa língua. Vão pensando desde já sobre alguns desses vocábulos (por exemplo: abajur, garagem). Mais um trabalhinho de memória para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário