quarta-feira, 8 de abril de 2009

DEPRESSÃO E O IDOSO

É inegável que a população mundial esta envelhecendo. O aumento do número de pessoas com mais de 60 anos não está mais restrito a países desenvolvidos, como os europeus. Hoje, países da África e América Latina - dentre eles o Brasil - vivenciam o envelhecimento mundial.

Essa mudança no quadro populacional se deu em razão da melhoria nutricional, avanços da medicina e redução na taxa de mortalidade, dentre outros fatores.

Numerosas são as consequências desse fenômeno; uma delas diz respeito à saúde mental da terceira idade, com uma maior incidência para a depressão que pode acompanhar também outras doenças como câncer, Parkinson, Alzheimer, diabetes ou por uso de alguns medicamentos.

Trata-se de uma doença frequente em todas as fases da vida, mas que vem se acentuando entre indivíduos senis. Estima-se que cerca de 15% de idosos apresentem alguns sintomas depressivos e cerca de 2% deles tenham depressão grave. Esses números são ainda maiores entre idosos internados em asilos ou hospitais.

A depressão na população idosa, embora frequente, é pouco diagnosticada. O profissional que der o primeiro atendimento ao idoso precisa estar atento e informado para detectar pequenos sinais que denunciem o problema.

O processo de envelhecimento mascara e dificulta o diagnóstico de depressão. O idoso geralmente apresenta como queixa inicial, a perda da memória ou falta de concentração, apatia, fadiga ou distúrbios do sono.

A utilização de terapias farmacológicas deve ser bem orientada, pois geralmente os idosos já tomam muitos medicamentos, e as interações entre eles podem trazer graves consequências, como tonturas e quedas.

A visão negativa do envelhecimento pode interferir na adaptação social, bem estar e postura da sociedade em relação aos idosos. Em razão desse envelhecimento, sentimentos como proximidade da morte, início da última etapa da vida, sensações de perda de estatus ocupacional e econômico, desencadeiam uma condição depressiva que pode ser acentuada se existirem sensações de insuficiência, inutilidade, ansiedade e irritabilidade.

Cabe a nós, entender e passar para o idoso que envelhecer é um fenômeno natural. Com o passar dos anos ocorre diminuição das funções celulares e metabólicas, que naturalmente vão produzindo algumas perdas (força física, elasticidade, perdas sensoriais etc...). Aceitar este fato já é meio caminho andado!

6 comentários:

  1. Eu tenho uma mãe já idosa e que está sofrendo de depressão. Foi uma benção encontrar o seu blog, pois foi muito esclarecedor.
    Muito bom o seu blog!
    Abraços,
    Ana

    ResponderExcluir
  2. meu pai tem quase 70 anos e está apresentando sintomas de depressão,ele não está aceitando as limitações que a idade avançada apresenta,gostei do seu blog, estas informações serão muito úteis. um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caros leitores,
    É realmente muito comum a depressão surgir na terceira idade e, como qualquer doença, deve ser tratada o quanto antes. Relate o que está acontecendo ao geriatra ou ao clínico que acompanham seus pais para que medidas sejam tomadas a respeito.
    Fiquem à vontade. O blog também é de vocês!
    Abçs.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade o seu blogue apresenta apenas alguma caracterização da depressão. Mas que respostas tem para o problema?
    amp

    ResponderExcluir
  5. Caro(a)amp,
    Esse blog em nenhum momento teve a pretensão de esgotar qualquer assunto em sua totalidade, ainda mais no que diz respeito à depressão no idoso, tema vasto e importantíssimo! O nosso único objetivo aqui é dar uma visão geral sobre os problemas e questões que acometem esta faixa etária, de uma maneira simples e direta, sem maiores aprofundamentos. Dicas e sugestões são oferecidas para que uma melhor qualidade de vida seja alcançada, sem entretanto, prescindir de auxílios médicos ou terapêuticos quando se fizerem necessários.
    Obrigada pelo seu comentário.
    Att,
    Tânia

    ResponderExcluir
  6. pena que ele é anonimo
    Sabe Anonimo, as respostas quem tem que encontrar é vc, pois ela deu um caminho,mostrou algumas coisas para que vc identificasse a depressão, mas cabe a vc cuidar de seus idosos, observar, procurar auxílio de um médico, e não ficar esperando que ele morra, pois será o fim dele se não for tratado.

    ResponderExcluir