domingo, 26 de abril de 2009

COMBATA À HIPERTENSÃO

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão e, por conta disso saíram vários artigos na mídia, todos muito esclarecedores. Entretanto, um se destacou pela clareza e poder de síntese.

O referido artigo saiu ontem, no Jornal do Brasil e é de autoria do cardiologista Cyro Vargues que é presidente do Centro de Estudos do Hospital São Vicente de Paulo. Segue o artigo na íntegra:

A (hiper)tensão diária

O corpo humano é uma máquina com um funcionamento complexo que para operar precisa de harmonia. Em um organismo equilibrado, o coração bate de 60 a 80 vezes por minuto, impulsionando de 5 a 6 litros de sangue para todo o corpo. A força que faz o sangue circular é a pressão arterial, que irá variar de acordo com possíveis barreiras que o organismo pode apresentar.

Os estímulos hormonais e nervosos que regulam a resistência sanguínea são influenciados por diversos fatores internos e ambientais, que vão se agravando com o envelhecimento. Amanhã é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, uma data que serve para alertar a população dos perigos de não manter o corpo em equilíbrio.

O maior perigo da hipertensão é a falta de sintomas aparentes, o que dificulta um diagnóstico prévio e faz com que muitos abandonem o tratamento. A Sociedade Brasileira de Hipertensão estima que 26 milhões de brasileiros sejam hipertensos e somente cerca de 2,7 milhões estão em tratamento. Os sintomas podem ser silenciosos, mas as consequências da doença são graves.

Tratar a hipertensão pode reduzir em 40% as chances de morte por derrame cerebral e em 20% por infarto do miocárdio, além de evitar 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC). Estudo do Ministério da Saúde constata que a doença cardiovascular – a mais séria complicação da hipertensão arterial não controlada – é hoje a principal causa de mortes do Brasil.

As maiores vítimas da hipertensão arterial são os idosos. A população mundial está ficando cada vez mais velha. Segundo a OMS, por volta de 2025, pela primeira vez na história, vai haver mais velhos do que crianças no planeta. No Brasil, o número de idosos deve triplicar até 2050. Com o aumento da estimativa de vida, cuidar da saúde e adotar medidas de prevenção das doenças que atingem a terceira idade, torna-se imprescindível.

.......................................................................................................

Observe no quadro abaixo se você está propensa a sofrer de hipertensão arterial (pressão alta); caso a resposta seja afirmativa, procure atendimento médico para adotar as medidas preventivas necessárias.



Seu coração agradece!

OBS: Queridos leitores, não se esqueçam de responder à pergunta da nova enquete do blog: "Como você acha que a maioria das pessoas vê o idoso, no Brasil?" As opções de resposta, estão logo aí, na coluna ao lado. Obrigada!

Um comentário:

  1. Olá blogueiro!
    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.
    Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Obrigado!
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir