segunda-feira, 15 de junho de 2009

DIA MUNDIAL CONTRA A VIOLÊNCIA


15 de junho

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

A Organização Mundial de Saúde instituiu 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa.

Esta data chama atenção para este sério problema social, desafio que precisa ser enfrentado pelas famílias, sociedade e Estado.

Chama atenção, também, para as diferentes manifestações de violação dos direitos da pessoa idosa, que podem se traduzir em: negligência, abandono, agressão física, violência psicológica, abuso financeiro, segregação, discriminação, desrespeito, entre outros.

Idosos protestam em Florianópolis contra a violência na terceira idade

Segundo o Jornal de Santa Catarina, centenas de idosos vão realizar uma passeata de protesto contra a violência na terceira idade, a partir das 14h desta segunda-feira, na Capital.

Com a frase Eu Respeito o Idoso, estampada em faixas e camisetas, homens e mulheres com mais de 60 anos, participam do Dia Mundial de Mobilização e Conscientização da Violência à Pessoa Idosa com uma grande caminhada.

A concentração será no Largo da Alfândega. Dali os idosos seguem pelas ruas do Centro Histórico de Florianópolis, contornam a Praça XV, descem na Felipe Schmidt e retornam para o Largo da Alfândega.

O evento é organizado pelo Conselho Municipal do Idoso em parceria com o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciaprevi), da Secretaria Municipal da Assistência Social e Juventude. De acordo com a assistente social do Ciaprevi, Rita de Cássia, a violência contra o idoso vem aumentando consideravelmente na Capital.

Em 2008, foram denunciadas à Secretaria de Assistência Social e Juventude, 1.047 ocorrências. Deste total, 394 (37,73%) são negligência, 214 (20.45%) agressão psicológica e 177 (16,90%) abuso financeiro. Para refletir e combater sobre tudo isto, a assistente social Rita de Cássia, lembra que a programação prossegue até o dia 18, quinta-feira.

Infelizmente, desconheço qualquer programação ou atividade de consientização da população que esteja acontecendo no Rio de Janeiro (estado ou município) em relação a essa importante data. Lamentável! Mas caso alguém saiba, escreva, pois prontamente divulgarei aqui.

"O tempo deixa marcas que a gente vê e a violência, marcas que a gente sente".

Um comentário:

  1. Oi. Me chamo Giselle, sou professora da classe de alfabetização e amei conhecer o seu blog.Parabéns pela iniciativa de transmitir esse assunto tão importante e esquecido pela nossa população.

    ResponderExcluir