quarta-feira, 17 de junho de 2009

HÁBITOS PARA SE OBTER LONGEVIDADE

Saiu uma reportagem na revista Viva Saúde de março, escrita por Sílvia Dalpicolo, que considerei bastante interessante, por isso a postagem de hoje.

Segue um resumo, para a sua leitura, reflexão e avaliação:


11 HÁBITOS PARA TER LONGEVIDADE

Pequenas mudanças no dia-a-dia são capazes de aumentar a expectativa de vida. Conheça as atitudes que devem ser incluídas na sua rotina e comece a se preparar para viver muito mais!

1. Alimente-se a cada 3 horas
Comer nesse intervalo de tempo pequenas refeições e de qualidade garante glicemia estável e impede o estresse do organismo.

2. Deixe o carro em casa
Que tal fazer deslocamentos próximos a pé ou exerrcitar-se mais? Desta forma o coração e a circulação sanguínea trabalham melhor e aumenta a eficiência de todo aparelho cardiovascular.

3. Cuide do intestino
É comum as pessoas descuidarem dessa parte do corpo. Apresentar alterações como desconforto abdominais, intestino preso ou solto demais pode indicar um desiquilíbrio das bactérias da flora intestinal, indicando que o órgão não está na sua melhor forma; os nutrientes não estão sendo bem absorvidos e deixam o organismo mais suscetíveis à entrada de toxinas e a mercê de doenças.

4. Atenção à potura
Não permanecer com a coluna torta aumenta as chances de se privar de dores lombares. Habitue-se a sentar de costas eretas: encoste no apoio da cadeira, desde a coluna lombar até a dorsal, prevenindo problemas futuros.

5. Relaxe
As pessoas tendem a exagerar na maneira como veem determinadas situações, entrando em cena o estresse, que está ligado à hipertensão arterial e às doenças cardíacas. Não leve a vida a ferro e fogo, faça uma coisa de cada vez, faça pausas no trabalho e tenha hobbies.

6. Hidrate-se
Quando bem hidratado o corpo consegue manter uma circulação mais eficiente - meio pelo qual os nutrientes são distribuídos para todas as células do organismo. Portanto, para não faltar nutriente em nenhuma parte do corpo, ingerir líquidos é crucial. A quantia varia de pessoa para pessoa, mas, no geral, são indicados 2 litros por dia.

7. Consuma alimentos antioxidantes
Melão, maçã, goiaba, laranja, limão e acerola são frutas ricas em vitamina C, potente antioxidante e necessária para formação do colágenao da pele (o que evita o envelhecimento precoce). Já as frutas, verduras, legumes, chocolate amargo, vinho tinto e açaí possuem flavonóides, responsáveis por prevenir a ação danosa dos radicais livres. E para prevenir diversas doenças crônicas como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, as frutas vermelhas são indicadas por serem riquíssimas em antocianinas, que atuam na integridade celular.

8. Não fique muito tempo em pé
Permanecer nessa posição por muitas horas debilita o coração com o passar dos anos; em caso de necessidade sempre se movimente para que a circulação venosa não fique prejudicada.

9. Não fume
É unanimidade entre os especialistas que o cigarro pode diminuir consideravelmente os anos de vida. Parar de fumar diminui a incidência de doenças que são as principais causas de morte no mundo, aumentando assim, a expectativa de vida do indivíduo.

10. Valorize o bom sono
A falta de sono adequada está associada a diversas doenças como a diabetes tipo 2 (o corpo não entra em sono profundo, não reconhecendo os níveis normais de insulina, aumentando com isso a carga de açúcar no sangue) e a obesidade (responsável por desencadear problemas cardiovasculares - os maiores vilões de uma vida longa e saudável).

11. Seja organizado
Quem é organizado, vive mais e melhor, já que os indivíduos disciplinados costumam levar uma vida mais regrada e estável, com poucas ocorrências de estresse, além de serem mais felizes e consumirem menos álcool e drogas.

A partir de hoje, eu vou tentar incorporar todos esse hábitos no meu dia-a-dia. E você?

Um comentário:

  1. Adorei o seu blog! Ótimas dicas para a turma do cabelo branco. Vou sempre passar por aqui.
    Abraços
    José

    ResponderExcluir