segunda-feira, 1 de junho de 2009

NOTÍCIAS - de 25 a 31 de maio

Esse espaço foi reservado para colocar tudo (ou quase tudo) que saiu na mídia, no Brasill e no mundo, nesta última semana sobre a terceira idade.

Aqui você fica por dentro das notícias ou artigos mais recentes, sem muita perda de tempo.

Uma ótima leitura!


25/05 – Estádio de Volta Redonda terá policlínica médica e fábrica de óculos
O Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, não será usado apenas para jogos de futebol. Uma área sob as arquibancadas vai abrigar 24 consultórios médicos para diversas especialidades, um centro de imagem para exames médicos e uma fábrica de óculos (que serão produzidos em 10 minutos), voltada para a população carente. As obras estão praticamente prontas, mas a Policlínica da Cidadania será aberta ao público somente no dia 21 de julho.
Sob as arquibancadas do estádio já funcionam a universidade à distância, que atende a cinco mil alunos; uma academia de ginástica; um centro de recuperação de cardíacos; e, um espaço voltado para atividades de artes e lazer para a terceira idade.
(Fonte: O Globo)


26/05 – Casal britânico completa 81 anos de casamento
Frank de 101 anos e Anita Milford, que completará a mesma idade em junho, se casaram no dia 26 de maio de 1928 e moram juntos em uma casa de repouso em Plymouth, Devon,.
O casal afirma que ainda tem pequenas discussões, mas sempre se beijam e abraçam antes de dormir e que não há "segredo mágico" para manter um casamento por tanto tempo.
Leia +
Parabéns ao casal! Mas será que eles não têm mesmo um segredo para a longevidade da relação?


26/05 – Planos de saúde não poderão mais limitar valor de tratamento
A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma decisão, por unanimidade, que certamente desagrada aos planos de saúde: o valor de um tratamento ou de internação de qualquer associado não poderá mais ser limitado. O relator do caso, ministro Aldir Passarinho Júnior, indagou como seria a situação de um cliente internado sem saber o que tem e, depois de alguns dias no hospital, é informado que o limite de valor para o seu tratamento acabou. Na prática, informa O Globo, o STJ ampliou a Súmula 302, que vetava apenas a restrição de tempo de internação.
(Fonte: Época – “O Filtro”)


26/05 – Idosa encontra bilhete premiado depois de quatro anos
Uma australiana de 73 anos recebeu agora o equivalente a R$ 3,1 milhões como prêmio de um jogo de loteria realizado há pouco mais de quatro anos.
Leia +
Sortuda, hein? Mas se fosse no Brasil isto não ocorreria, pois aqui o período é bem menor para se reivindicar qualquer prêmio da loteria.


27/05 – Viação Andorinha em greve
Funcionários da Viação Andorinha realizam uma paralisação, na manhã desta quarta-feira. Os rodoviários estão concentrados na garagem empresa, em Bangu. De acordo com os grevistas, a empresa está descontando indevidamente o salário dos funcionários. A principal queixa é a respeito da punição ao transporte de idosos.


27/05 – Maldade com uma senhorinha
Uma senhora de 90 anos foi, sexta agora, no voo 1822 da gol, do Rio a Belo Horizonte para visitar a filha que aniversariava e quando retornou de viagem foi direto para a fisioterapia.
Leia +
Que as autoridades mirem-se nos exemplos de vários países do exterior e exijam o mínimo de conforto e segurança para os idosos!

27/05 – Paulinense é eleito Mister Brasil Terceira Idade
O paulinense João Gritti Neto, representando o Estado de São Paulo, participou no dia 20, do concurso Mister Brasil Terceira Idade 2009 em Natal (RN), onde foi eleito.
Leia a reportagem na íntegra e veja a foto

27/05 – Grupo da Terceira Idade inaugura fábrica de fraldas geriátricas em SP
O grupo da Terceira Idade da Zona Norte de Sorocaba inaugurou nesta terça-feira pela manhã a Fábrica de Fraldas Geriátricas “João Petreca”.


28/05 – Receita divulga datas do pagamento das restituições do IR 2009
O primeiro lote será pago em 15 de junho, o segundo, em 15 de julho, o terceiro, em 17 de agosto. O dinheiro será depositado na conta corrente indicada na declaração. Os idosos têm prioridade no pagamento do primeiro lote.
(Fonte: O Globo)
Ainda bem que aqui o direito dos idosos é respeitado!


29/05 – Terceira idade entra em contato com o mundo da informática em Brasília
O programa Geração III da Secretaria de Ciência e Tecnologia é direcionado às pessoas com mais de 60 anos e lhes dá a oportunidade de conhecer o mundo da informática.
Leia +

29/05 – Sorocaba tem oficina da memória para terceira idade
Pessoas da terceira idade têm se utilizado de dinâmicas, músicas e brincadeiras para melhorar e estimular a memória de curta e longa duração. O trabalho é desenvolvido pelo Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba (MP) há um ano e oferecido gratuitamente aos seus associados a partir da indicação de seus respectivos médicos assistentes.
Leia +
Aqui no Rio de Janeiro também há diversos locais e Postos de Saúde que desenvolvem este tipo de trabalho.e eu mesma coordeno uma “Oficina da Memória”, no Hospital Municipal Rocha Maia, em Botafogo, todas às terças-feiras, das 9h30 às 11h30. Apareçam por lá!

29/05 – A cidade de São Paulo ocupa 503ª posição no cuidado com os idosos
A maior cidade do estado e do país deixa a desejar no que se refere ao tratamento dispensado ao idoso.


29/05 – Detro recolhe 36 ônibus intermunicipais por irregularidades
Em operação realizada na manhã desta sexta-feira nos terminais de ônibus intermunicipais do estado do Rio, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) retirou de circulação 36 veículos. Os principais problemas encontrados pelos fiscais foram falta de documentação, dupla função dos motoristas e má conservação dos carros, além do desrespeito à gratuidade dos idosos.
Leia +


30/05 – Quadrilha das vovós faz exibição na Ilha
A quadrilha “A turma du nóiz faiz uki nóis gosta”, formada, em sua maioria, por senhoras de terceira idade, está com os passos ensaiados para a estreia deste ano. A primeira exibição será no dia 6, às 18h30m, durante as comemorações dos 30 anos de ações sociais da Igreja de São José Operário no bairro, na quadra da União da Ilha.
(Fonte: O Globo Online)


30/05 – Casamento comunitário reúne 400 casais em Osasco , em São Paulo
Casal junto há 51 anos aproveitou para oficializar a união.
Leia + e assista o vídeo


30/05 – Um casamento de 70 anos
Fortunato e Adélia Gadotti ensinam como o amor pode resistir ao tempo e à doença.
Leia +


30/05 – Teatro Municipal de Macaé se prepara para mais uma Tarde da Integração da Melhor Idade
O Teatro Municipal está em contagem regressiva para receber o público da Tarde da Integração da Melhor Idade, que acontece na terça-feira (2), a partir das 15h. A expectativa gira em torno da volta do cantor Lian ao palco. Ele é o preferido da terceira idade, com fã clube organizado, devido ao carisma que ele tem e pelo jeito com que trata os idosos, o que fez dele um ídolo da melhor idade.
Leia +

Nenhum comentário:

Postar um comentário