domingo, 17 de maio de 2009

SESSÃO NOSTALGIA


Super-Homem - A série de televisão

No Brasil, no final da década de 50 e inicio da de 60, a criançada, na época, também tinha seus heróis. Um deles era o Super-Homem (ou Superman). Quando aparecia a chamada: “É um pássaro? É um avião? Não é o super homem”, todos corriam para TV.

Relembre a abertura da série clicando aqui.

A série durou de 1953 a 1957. Foi uma criação de Jerry Siegel, com 104 episódios, ela mostrava a mesma história dos quadrinhos, como o Super-Homem veio parar em nosso planeta e se tornou um dos defensores das causas justas.

Acho difícil, mas para aqueles que não sabem, toda a história começa quando o planeta Kripton foi destruído por uma explosão. Um bebê, que seria mais tarde o Super-Homem, foi enviado a Terra por seus pais antes da explosão. O bebê, em uma nave, cai na cidade de Smallville, onde foi encontrado por um casal, Sara e Eben Kent que o batizam de Clark Kent e o criaram como seu filho.

Clark (George Reeves), na medida em que cresce, percebe que tem super-poderes e mantém isso em segredo e aos poucos percebe que pode usar este dom para ajudar os humanos e a Terra.

Ele sempre teve uma personalidade pacata, gentil e tímida. Já adulto, se formou em jornalismo, e se mudou para a Metrópole e onde foi trabalhar no maior jornal da cidade, o “Planeta Diário”.

Lá conheceu pessoas que se tornaram importantes em sua história. Seu chefe no jornal, o amigo estressado Perry White (John Hamilton), o jovem fotógrafo Jimmy Olsen (Jack Larson), o empresário Lex Luthor (que viria a ser seu maior inimigo) e Lois Lane (Phyllis Coates/1º ano; Noel Neil - demais anos), a intrépida repórter que foi a primeira pessoa a chamar o herói de Super-Homem.

E, nesse ambiente, começaram suas aventuras. Clark Kent sempre foi educado dentro da “moral e bons costumes” e tinha um grande senso de justiça. Depois que descobriu suas habilidades, decidiu usá-las para ajudar os mais fracos.

Com o tecido encontrado na nave, sua mãe adotiva, Martha Kent, fez para Clark um uniforme. O tecido kriptoniano é especial e muito resistente. Clark estava sempre com o uniforme por baixo da roupa e muitas vezes utilizou cabines telefônicas para se trocar. Porém, nunca usou máscaras para ocultar seu rosto. Quando está como Super-Homem, deixa seu rosto à mostra. Quando faz uso de sua identidade secreta, o repórter Clark Kent, usa apenas um par de óculos e, curiosamente, ninguém o reconhece dessa forma! Esse detalhe é sempre satirizado por vários autores, que brincam com o fato de ninguém enxergar que o Super-Homem é Clark Kent sem óculos.

Algumas curiosidades sobre o super-herói:

- É um personagem fictício cujas histórias em quadrinhos são publicadas pela editora estadunidense DC Comics, uma empresa subsidiária do grupo Time Warner. O personagem, entretanto, já foi adaptado para diversas outras mídias, como cinema, rádio, televisão, literatura e vídeo-game.

- Foi criado pela dupla de autores de quadrinhos Joe Shuster e Jerry Siegel. Sua primeira aparição foi apresentada na revista Action Comics em 1938, nos Estados Unidos.

- Foi o primeiro herói dos quadrinhos a ter uma revista intitulada com seu nome: Superman #1, publicada no verão de 1939.

- Nos anos 40, Superman teve cerca de 17 desenhos animados para o cinema, feito pelos estúdios Max Fleischer. Talvez seja o primeiro super-herói adaptado para o meio.

- Em 1948, o Super-Homem estrelou um seriado para cinema, interpretado por Kirk Alyn.

- Entre 1952 e 1957, havia um seriado de televisão, estrelado por George Reeves (fotos acima), que só terminou devido a sua morte.

- Entre 1966 a 69, o Superman teve seu próprio desenho animado pela Filmation, “The New Adventures of Superman”.

- De 1973 a 1984, o desenho animado Superamigos mostrava Superman como membro efetivo do grupo.

- Em 1978, foi lançado “Superman - O filme”, estrelado por Christopher Reeve. Fez muito sucesso, e teve quatro continuações, "Superman II", em 1980, "Superman III", em 1983, "Superman IV", em 1987 e "Superman, o retorno", em 2006, estrelado por Brandon Routh e dirigido por Bryan Singer.

- O filme Superman Returns foi lançado em 2006, com uma aceitação abaixo das expectativas.

- Superman faz aniversário em 29 de Fevereiro, data escolhida para fazer uma alusão ao fato dele envelhecer quatro vezes mais devagar que os seres humanos, pois essa data só ocorre en ano bissexto.

Qual de nós, também não queria fazer aniversário só de 4 em 4 anos e ter superpoderes? Aguardo comentários.


Um comentário:

  1. Eu adorava essa série. Foi bom rever sua apresentação.
    Beijos,
    Marilda

    ResponderExcluir