sexta-feira, 22 de maio de 2009

ALIMENTOS CONTRA OS SINTOMAS DA GRIPE


Alimentar-se bem ajuda a prevenir gripes e resfriados. Existem alimentos que possuem nutrientes capazes de aumentar a imunidade do organismo criando defesas orgânicas, como ostras, cereais integrais (zinco), castanha do Pará, soja (arginina), carnes (glutamina), peixes - como salmão, atum, sardinha e semente de linhaça (ômega3).

Se a pessoa já estiver gripada ou resfriada há também alimentos que ajudam a amenizar os sintomas. A famosa canja de galinha, por exemplo, colabora na recuperação, uma vez que une o calor, que colabora na movimentação do muco, e um aminoácido chamado cisteína, encontrado na carne da galinha, que torna o muco menos espesso, o que ajuda a desobstruir os pulmões.

Sopas quentes em geral são uma boa fonte de calor e são calmantes para sua garganta. Com moderação, o sal na sopa também pode ajudar a diminuir o risco de desidratação por causa da febre.

Outros alimentos importantes na hora de combater a gripe e o resfriado são o alho, que destrói alguns vírus da gripe e é considerado ótimo antioxidante; a mostarda, e a pimenta, que possuem substâncias químicas que dissolvem as secreções e descongestionam as vias aéreas, sendo empregadas também no tratamento da asma.

Ervas e plantas como salsa, malva, eucalipto, gengibre e guaco para serem usadas em chás, inalações e gargarejos também amenizam os sintomas de gripes e resfriados, como nariz entupido, irritação, inflamação de garganta e tosses.

As carnes magras são saudáveis e os níveis de ferro encontrado na carne vermelha magra, no frango e no peixe ajudam a manter forte o sistema imunológico.

O mel pode reduzir a tosse por causa do "revestimento" na garganta irritada. Experimente engolir entre 1 a 2 colheres de chá, especialmente antes de dormir. Ficar bem hidratado pode reduzir sintomas como dor de cabeça e dor de garganta, por isso é muito importante a ingestão de água ao logo do dia.

Por Daniela Jobst - nutricionista


Sigam as dicas, principalmente nesta época do ano, onde surgem mais casos de gripe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário