quinta-feira, 21 de maio de 2009

INDICAÇÃO DE BLOG

Descobri hoje o blog da Vovó Neuza, uma senhora simpática e moderna pela qual me encantei!

Ela ficou conhecida como a blogueira da terceira idade e vem ganhado destaque na mídia - com toda razão!

O seu blog fala sobre memórias, poesias e o que mais lhe der na telha.

Para que vocês possam conhecê-la um pouquinho mais e aguçar a curiosidade de vocês aí vai um trecho do "Quem sou eu" que retirei do seu blog (espero que a autora não se zangue comigo!).


Quem sou eu

"Chego aos 79 anos saudável, íntegra o quanto se pode ser nessa idade, ativa, ainda entusiasmada e motivada a procurar novos projetos, novas atividades.
Não me chamo velha, não estou na Terceira Idade – a vida não se conta pelo número de anos vividos; não estou na Melhor/idade – porque podemos encontrar coisas boas em qualquer etapa da vida; não gosto de Feliz/idade porque soa artificial. Abomino todos esses nomes inventados.

Mas Esther Alves Martirani propôs Longev/idade, Divers/idade, Oportun/idade e gostei.

Na verdade me agradou mais a definição dada por um ex-reitor da USP, Jacques Marcovitch que chamou a nós de idade da “Juventude Acumulada”.

Prefiro dizer, mais poeticamente parafraseando Machado de Assis:

Estou naquela idade inquieta e duvidosa que é um fim de tarde e começa a anoitecer

Tenho uma idade cronológica, uma idade fisiológica, uma idade mental (cabeça sempre funcionando a mil por hora) uma idade cultural, outra comportamental.

Sou como um camaleão e me comporto conforme a situação.
Tenho “jogo de cintura”. Juntar tudo isso em um termo só é no mínimo muita pretensão.

Então, vou me colocar em uma faixa etária, numa idade cronológica – 78 anos – por questão de identificação temporal. Não sou uma. Sou “várias”, sou múltipla" (...)


Que tal seguir o seu exemplo e criar também um blog?

2 comentários:

  1. tania, tbém achei a vovó neuza fantástica! cuido do meu pai de 87anos, tem ótima saúde mas dpois de 2 avcs ele ficou c memória afetada, meio "caduquinho" já. é chato pois ele não gosta de NADA! p caminhar c ele é uma luta, e moramos pertinho da praia, acredita?! não tem interesse p nenhuma atividade!vc pode me dar alguma sugestão? um gdre abraço! rosen

    ResponderExcluir
  2. Cara Rosen,
    Fico contente que você seja uma filha preocupada e cuidadosa, entretanto, você já deve saber como é difícil, ainda nos dias de hoje, chegar aos 87 anos sem nenhuma perda ou dano, não é mesmo?

    Creio que você deveria ficar atenta para que seu pai não deixe de estimular o cérebro (leitura é um ótimo exercício), interagir, passear, se movimentar, se alimentar e se hidratar bem. Se fizer isso tudo, com certeza, ele terá melhor qualidade de vida, objetivo maior nesta fase.

    Eu aconselharia a você também que procurasse um local onde ele pudesse fazer estimulação cognitiva em grupo. Se você morar aqui no Rio, pode procurar o Hospital Rocha Maia, em Botafogo, em meu nome, pois lá existe o Pólo do Idoso Frágil, onde os usuários são acompanhados pela geriatria, e caso necessário for, também pela fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia.

    Não deixe de prestigiar o blog, pois sempre terá novas dicas e assuntos de interesse.

    É bom que ainda possamos usufruir da companha de nossos pais!

    Espero tê-la ajudado.
    Bjs,
    Tânia

    ResponderExcluir