segunda-feira, 25 de maio de 2009

NOTÍCIAS - de 18 a 24 de maio

Esse espaço foi reservado para colocar tudo (ou quase tudo) que saiu na mídia, no Brasill e no mundo, nesta última semana sobre a terceira idade.

Aqui você fica por dentro das notícias ou artigos mais recentes, sem muita perda de tempo.

Uma ótima leitura!


18/05 – Idoso pega aids fora do casamento, revela governo de SP
Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostra que 80% dos homens com mais de 60 anos de idade contraíram a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids) em relacionamentos extraconjugais. A infidelidade ajudou a empurrar o HIV para dentro do casamento, infectando também as esposas. A pesquisa, feita com um grupo de cem pacientes do Ambulatório de Aids do Idoso do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital paulista, mostra que 75% das mulheres pegaram a doença do marido.
(Fonte: Globo Online)


19/05 – Projeto garante dentista e psicólogo para idosos no SUS
Tramita na Câmara dos Deputados outro projeto de interesse dos aposentados. Trata-se do projeto de lei 4948/09, do deputado Paes de Lira (PTC-SP), que acrescenta obrigações do SUS previstas no Estatuto do Idoso. Seriam incluídos mais dois serviços: atendimento odontológico em clínicas e nos postos de saúde durante as campanhas de vacinação e atendimento psicológico e fisioterápico em clínicas especializadas ou credenciadas.


19/05 – Prefeitura de Caçapava promove aulas de capoeira para Grupos da “Terceira Idade”
A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Caçapava (São Paulo) realiza no grupo da “Terceira Idade”, no Bairro Piedade, aulas de capoeira para promover ação esportiva.
Saiba + e confira o local
Se você mora nesta cidade, aproveite a chance de se exercitar gratuitamente!


20/05 – Candidatas a Miss Amazonas da terceira idade visitam Fundação Dr Thomas
Durante a visita, as candidatas conheceram a instituição e conversaram com os idosos moradores da casa. Martha ressaltou a importância de valorizar a beleza, a saúde e a auto-estima das pessoas idosas.
Leia +


20/05 – Rio terá 48 horas ininterruptas de artes e entretenimento em junho
A secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, anunciou a programação do Viradão Carioca, uma série de eventos de música, cinema, teatro, circo, artes plásticas e literatura, que acontecerá por 48 horas, de 5 a 7 de junho, num projeto inspirado na virada cultural que ocorre na cidade de São Paulo. Os eventos na rua serão gratuitos, e aqueles em locais fechados terão preços populares.


21/05 – Terceira idade aprende a usar computador no Acessa SP
Ajudar a vencer o medo da informática, melhorar a qualidade de vida e aumentar a rede de relacionamento dos idosos. Estes são alguns dos objetivos de projetos voltados para a terceira idade do Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado.
Leia +


21/05 – Prefeito Eduardo Paes lança projeto 'Rio em Forma' no Batan
O prefeito Eduardo Paes lançou o projeto "Rio em Forma" na comunidade do Batan, em Realengo, Zona Oeste do Rio. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), vai oferecer diferentes modalidades esportivas a crianças da Rede Municipal de Ensino a partir dos 7 anos de idade, em horários alternativos ao período escolar.
Haverá ainda atividades saudáveis para adultos e pessoas na terceira idade, para estimular o convívio entre as diferentes faixas etárias.


21/05 – Qualidade de vida na Terceira Idade
A chegada à Terceira Idade traz consigo limitações sobre um corpo já muito vivido. Já não se tem a mesma vitalidade, a rapidez dos movimentos e do raciocínio, a mesma coordenação motora da época da juventude. Há mais tempo disponível, mas muitos não sabem o que fazer com ele...


21/05 – Unitau lança curso de teatro para a terceira idade
A Unitau, em Taubaté, está com inscrições abertas para seu novo curso voltado ao público da terceira idade: “Oficinas de Teatro para a Maturidade”. As aulas têm como objetivo o desenvolvimento da expressão artística e postural dos idosos e proporcionam uma oportunidade inovadora aos participantes de trabalhar questões relacionadas à auto-estima, postura corporal, desenvoltura ao falar em público e condicionamento físico.
Saiba + sobre esse e outros cursos aqui

21/05 – Nunca é tarde para começar a paquerar
Homens e mulheres com mais de 60 anos também abrem o coração para o amor e investem no poder de sedução. Eles capricham nas pistas de dança de salão e fazem bonito com a mulherada.
Assistam ao vídeo da reportagem do Bom Dia Brasil (Rede Globo):



23/05 – Medicina do esporte invade as academias
Antes direcionada a atletas de alto rendimento, a medicina do exercício está ocupando espaço nas academias de ginástica e clínicas especializadas. Segundo Lazzoli, novo presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), a terceira idade é uma das faixas que mais se beneficia dos conceitos e práticas desse especialidade da medicina.
Leia +

Um comentário:

  1. Se você tem menos de 60 anos e conhece alguém que tem, ajude a divulgar:

    Se você tem 60 anos ou mais, junte-se a nós para o:

    I Encontro da PreciosIDADE
    11 a 14 de Agosto
    Águas de Lindóia

    Traga toda sua família. Comemore o Dia dos Pais conosco.
    Divulgue para seus associados, amigos, parentes, amantes do esporte.
    Estamos aguardando por vocês.

    Para informações e Inscrições acesse o site do evento: www.preciosidade.no.comunidades.net

    ResponderExcluir