terça-feira, 12 de maio de 2009

DANÇA DA JUVENTUDE

“Existe vida na terceira idade”. E Rosamaria Murtinho é a prova disso. A atriz mostra muita animação e energia ensaiando a peça “Isaurinha Garcia”, que vai estrear no Rio, e participando do quadro Dança dos famosos, do Domingão do Faustão.

— Quero mostrar a todos que é possível levar uma vida maravilhosa na terceira idade. A gente pode. Estamos vivos! — diz ela, que vai completar 50 anos de carreira.

Para manter a forma, Rosamaria Murtinho faz musculação e natação diariamente. No entanto, sua rotina de exercícios só começou há quatro anos, quando ela descobriu que estava com osteoporose. Desde então, percebeu que a ginástica lhe trouxe muitos benefícios:

— Meu corpo ficou mais definido, inclusive a cinturinha. E olha que eu tenho três filhos. Também ganhei mais resistência e energia. Se tivesse 20 anos a menos...

Rosamaria tem razão, a musculação é uma das atividades mais importantes para idosos, segundo geriatras.
— A musculação melhora a massa muscular e como são os músculos que seguram os ossos, é recomendada para quem tem osteoporose.

O músculo trabalhado também facilita o idoso a se levantar e a se agachar com independência — diz a geriatra Ana Cristina Barreira.

As atividades aeróbicas, como caminhadas e natação, segundo o geriatra Félix Martiniano de Magalhães Filho, também são excelentes para os idosos:
— Elas melhoram o equilíbrio. E o alongamento é essencial para as articulações.

Animada com os passos de dança que está aprendendo com rapidez para o quadro do “Faustão”, Rosamaria já planeja manter a dança como mais um aliado.
— Mesmo quando acabar, não vou querer parar — avisa ela.

Segundo Ana Cristina, a dança, assim como as demais atividades, devem ser regulares:
— O importante é fazer com regularidade de no mínimo três vezes por semana. Os médicos são unânimes: qualquer atividade física feita pelos idosos deve ser precedida de avaliação médica e acompanhada por profissionais de educação física.
(Fonte: Extra.globo)

Para quem ainda não viu a participação da atriz Rosamaria de 73 anos, na Dança dos Famosos, veja o vídeo do último domingo. A atriz levantou a galera e foi aplaudida de pé com a dança no ritmo de forró. Imperdível!




Quanta disposição! Realmente, uma lição de vida para terceira idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário