— Quero mostrar a todos que é possível levar uma vida maravilhosa na terceira idade. A gente pode. Estamos vivos! — diz ela, que vai completar 50 anos de carreira.
Para manter a forma, Rosamaria Murtinho faz musculação e natação diariamente. No entanto, sua rotina de exercícios só começou há quatro anos, quando ela descobriu que estava com osteoporose. Desde então, percebeu que a ginástica lhe trouxe muitos benefícios:
— Meu corpo ficou mais definido, inclusive a cinturinha. E olha que eu tenho três filhos. Também ganhei mais resistência e energia. Se tivesse 20 anos a menos...
Rosamaria tem razão, a musculação é uma das atividades mais importantes para idosos, segundo geriatras.
— A musculação melhora a massa muscular e como são os músculos que seguram os ossos, é recomendada para quem tem osteoporose.
O músculo trabalhado também facilita o idoso a se levantar e a se agachar com independência — diz a geriatra Ana Cristina Barreira.
As atividades aeróbicas, como caminhadas e natação, segundo o geriatra Félix Martiniano de Magalhães Filho, também são excelentes para os idosos:
— Elas melhoram o equilíbrio. E o alongamento é essencial para as articulações.
Animada com os passos de dança que está aprendendo com rapidez para o quadro do “Faustão”, Rosamaria já planeja manter a dança como mais um aliado.
— Mesmo quando acabar, não vou querer parar — avisa ela.
— O importante é fazer com regularidade de no mínimo três vezes por semana. Os médicos são unânimes: qualquer atividade física feita pelos idosos deve ser precedida de avaliação médica e acompanhada por profissionais de educação física.
(Fonte: Extra.globo)
Quanta disposição! Realmente, uma lição de vida para terceira idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário