segunda-feira, 18 de maio de 2009

NOTÍCIAS - de 11 a 17 de maio


Esse espaço foi reservado para colocar tudo (ou quase tudo) que saiu na mídia, no Brasill e no mundo, nesta última semana sobre a terceira idade.

Aqui você fica por dentro das notícias mais recentes, sem muita perda de tempo.

Uma ótima leitura!


11/05 – Centro de convivência da terceira idade de Arujá, em São Paulo, realizou baile em homenagem às mães
Leia +
Elas merecem!!!


11/05 – Amazonas é 1º estado a cumprir meta de vacinação de idosos
O estado foi o primeiro do país a vacinar 80% da população acima de 60 anos contra a gripe este ano, mais de 153,3 mil pessoas.
Leia +
Tomara que o Rio e os outros estados também consigam cumprir a meta!



12/05 – Idosos participam de curso sobre novas tecnologias no Acre
Projeto lançado na última segunda-feira, 11, quer colaborar com a inclusão das pessoas da terceira idade no mundo da tecnologia da informação e comunicação.
Leia +
A inclusão da terceira idade em todos os setores da sociedade se faz sempre necessária.


13/05 – Empresas de ônibus que limitarem o uso do RioCard para idosos poderão ser punidas
Depois de tomar ciência da carta enviada pela Rio Ônibus aos idodos sobre o uso excessivo do cartão de gratuidade, o prefeito Eduardo Paes anunciou, em nota divulgada nesta terça-feira, que as empresas de ônibus que limitarem o uso do RioCard pelos idosos serão punidas.
Leia +
Já não era sem tempo!


12/05 – "Vida Saudável" continua exercitando terceira idade em Mato Grosso do Sul
Após um ano de aprovação pela comunidade campo-grandense, o projeto "Vida Saudável" irá continuar exercitando a turma da terceira idade nos bairros da Capital. Com a renovação do convênio com o Ministério do Esporte do Governo Federal, a Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp) anunciou a continuidade do projeto nos parques Jacques da Luz localizado no bairro Moreninhas, Tarsila do Amaral localizado no bairro Vida Nova e no Setramico localizado no Serradinho.
Leia +
Caso more próximo, apareça por lá!


13/05 – Príncipe William visita mulher de 109 anos que criticou a roupa da rainha Elizabeth II
Uma britânica de 109 anos que escreveu a Elizabeth II para se queixar de receber todos os anos um cartão de aniversário em que a rainha usava a mesma roupa foi visitada pelo príncipe William, que lhe pediu desculpas.
Leia +
Quem disse que todos os idosos vão perdendo, com o tempo, o poder de observação? Ela é uma prova viva que não!


14/05 – AGNALDO RAYOL É O ASTRO E O HOMENAGEADO EM FESTA
Bolo pelos 71 anos e 50 de carreira em noite que marca década de sucesso de empresa de Sidney Oliveira.
Leia +
Quem não se lembra do Agnaldo Rayol e sua bela voz?


14/05 – Fonoaudiologia participa das ações do CES
O CRFa1 compõe a Comissão Permanente de Saúde da População Idosa do Conselho Estadual de Saúde (CES). Além de tomar conhecimento das ações da política de atenção à saúde para terceira idade em todo o estado, a Fonoaudiologia colabora com sugestões e ideias para melhorar a qualidade do atendimento no setor. Na apresentação do Plano de Ações e Metas (PAM) para AIDS em 2009, a Comissão DST/Aids, da qual a Fonoaudiologia também faz parte, fez algumas considerações que foram acatadas, como a necessidade de maior capacitação de técnicos para observar os cuidados ao lidar com materiais que ofereçam riscos biológicos. A Fonoaudiologia vem defendendo no CES a proposta de regionalização do Pacto pela Saúde, pois acredita que tal metodologia poderá facilitar o processo de discussão entre os municípios sobre problemas comuns e o fortalecimento do controle social sobre as ações.
(Fonte: Dialogando CRFa1)
A Fonoaudiologia não poderia ficar fora dessa!


15/05 – Cartilha ensina idoso a lidar com bancos
A Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), da UERJ, lançou a Cartilha de Procedimentos Bancários para a Pessoa Idosa. O documento ensina os idosos a se relacionar melhor com o banco, buscar facilidades e evitar golpes. Muito útil para um público esquecido pelos bancos e vítima frequente de espertalhões.
Este material tem o objetivo de facilitar o relacionamento do idoso com as instituições bancárias, bem como democratizações que o ajudem a garantir a efetivação de seus direitos.
Para ler o documento pela internet, clique aqui.
Este assunto já foi abordado aqui, mas não custa reforçar, pois é de real importância.


15/05 – Terceira Idade da Ilha Comprida (SP) iniciará trabalho com reciclagem
Com a concepção de que a terceira idade sabe muito e tem muito a contribuir para a conservação do meio ambiente, o coordenador do Núcleo da Terceira Idade da Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo, Adolfo Teixeira, lançou, na sexta-feira 8, o Projeto de Reciclagem de Lixo, que envolverá , inclusive, uma gincana ambiental. “As pessoas da terceira idade têm um grau de consciência bastante elevado e podem trabalhar com a conservação do meio ambiente de uma maneira muito significativa”, explicou o coordenador.
Excelente iniciativa! Outros deveriam também segui-la.


16/05 – Academia para terceira idade ao ar livre é inaugurada no bairro Galópolis, em Caxias do sul - MS
A academia da Melhor Idade de Caxias do Sul foi inaugurada neste sábado na praça Matriz, no bairro Galópolis. Os 10 aparelhos, doados pela Unimed Nordeste, são destinados a pessoas com mais de 45 anos. De segunda a sexta-feira, pela manhã e tarde, um educador físico ficará à disposição para orientar sobre os exercícios. Nos finais de semana, os aparelhos poderão ser utilizados por pessoas de qualquer idade. Os parques dos Macaquinhos, da Lagoa no Desvio Rizzo e Cinquentenário já contam com os equipamentos.
(Fonte: Pioneiro, por Kelly Isis Pelisser)
Caso você more no Rio grande do Sul, próximo a um desses locais, não terá mais desculpa para não se exercitar!


17/05 – Grávida de 66 anos diz que “idade não é problema”
Uma empresária britânica está prestes a se tornar a mulher mais velha do país a dar à luz, depois de ter passado por tratamento de fertilização in vitro.
Leia +
Bem, antes de outras mulheres se entusiasmarem devem que ser alertadas para os riscos que, ela e o bebê, podem correr, além da grande probalidade de não verem seus filhos crescerem.

16/05 – 18ª Olimpíada da Terceira Idade reúne 1.350 atletas , em Marília - SP
O objetivo dessa olimpíada é proporcionar qualidade de vida através da participação social e da prática de esportes daqueles que se integram na maturidade.
Leia +
É muito bom saber que tantas pessoas da terceira idade estão participando dessa Olimpíada. Parabéns a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário