sábado, 30 de maio de 2009

TANGO

Originariamente, o TANGO nasceu no final do século XIX de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires, na Argentina. Esteve associado, desde o princípio, com bordéis e cabarés, âmbito de contenção da população imigrante massivamente masculina. Devido a que só as prostitutas aceitariam esse baile, em seus começos era comum que o tango fosse dançado por um casal de homens.

Mas o tango como dança não se limitou às zonas baixas ou a seus ambientes próximos. Estendeu-se também aos bairros proletários e passou a ser aceito "nas melhores famílias", principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa.

A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo "bandoneón" (espécie de sanfona). Os imigrantes acrescentaram ainda todo o seu ar nostálgico e melancólico e desse modo o tango foi se desenvolvendo e adquirindo um sabor único.

Hoje em dia o tango vive, não como o fenômeno de massas que o engendrou, mas sem nenhuma dúvida como elemento identificatório da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por todo Buenos Aires.

Esse ritmo alcançou o Brasil e atualmente há um grupo de 5 jovens músicos que vêm fazendo sucesso aqui no Rio. É o grupo "Los Mareados". Eu já vi e posso assegurar que é muito bom!

O show, além dos belos tangos de Astor Piazzola, é entremeado por poesias portenhas e brasileiras.

Além do piano, do violino, do violão e do contrabaixo há a presença no grupo de um músico que toca bandoneon, de uso exclusivo para este ritmo e de som incomparável.

Atenção especial à música "Adios Nonino" (Adeus, Vovozinho), na segunda parte da programação, que para mim é uma das músicas mais lindas que já ouvi.

Confiram quando e onde o grupo tocará, logo no iniciozinho do mês de junho:


Para quem gosta de música de qualidade, uma programação imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário