quarta-feira, 20 de maio de 2009

IMPORTANTES EVENTOS

EVENTOS NO COMBATE À DEPRESSÃO

A Geap, administradora do plano de saúde dos servidores federais, promove HOJE, dia 20, um evento dedicado à informação e combate à depressão, um problema que atinge 24 milhões de pessoas na América Latina, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

No Rio, a programação da "Campanha Viva Feliz" vai incluir a distribuição de informativos sobre a doença, uma palestra para discutir a relação entre o estresse e a depressão na terceira idade e uma apresentação musical.

Confira a programação de hoje:

- Apresentação do Coral Oásis da Geap, formado por 80 idosos do Centro de Convivência da Geap.
Local: Saguão do Ministério da Saúde (Rua México 128, térreo, Centro),
Horário: às 14h

- Palestra: "O estresse e a depressão na terceira idade"
Local: Centro de Convivência da Geap (Rua Barão de Ubá 341, Tijuca)
Horário: às 14h
Palestrante: psicóloga Joseria Lacerda Goldfeld.

Nos dois eventos, que serão gratuitos e abertos ao público, haverá distribuição de material informativo sobre o combate à doença.

..............................................................................


TESTE GRATUITO PARA DETECTAR HEPATITE C

A Associação de Apoio à Terceira Idade - AATI - oferecerá teste gratuito para a detecção da Hepatite C (anti HCV), amanhã, no dia 21 de maio, em Copacabana, zona sul da cidade.

O Teste Rápido é realizado por meio de pequena amostra de sangue e o resultado fornecido logo após o procedimento. Em caso positivo, a pessoa receberá orientações sobre a realização de outros exames e será encaminhado para atendimento com médicos da AATI.

A hepatite C, uma inflação no fígado causada por vírus, já contaminou cerca de dois milhões de pessoas no Brasil, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com médicos especialistas, a informação sobre a doença é fundamental pois cerca de 80% das infecções pelo VHC evoluem para casos crônicos.

Outro motivo para a realização do exame é o fato de a hepatite crônica C ser assintomática na grande maioria dos casos. De modo geral, as manifestações clínicas aparecem apenas em fases adiantadas da doença.

Quando e onde fazer o teste:

Dia: 21 de maio
Local: Praça Serzedelo Correa, 15 - 3º andar
Informações pelo telefone 2548-3854 / 2549-1972

Nenhum comentário:

Postar um comentário