segunda-feira, 4 de maio de 2009

NOTÍCIAS - DE 27/04 a 03/05

Esse espaço foi reservado para colocar tudo (ou quase tudo) que saiu na mídia nesta última semana sobre a terceira idade.

Aqui você fica por dentro das notícias ou artigos mais recentes, sem muita perda de tempo.

Tenham uma ótima leitura!


27/04 – Psicóloga ensina a superar a depressão em idosos
Um dos problemas que atinge os idosos, a depressão abre a série "Saúde dos Idosos" no Vida Saudável. Praticar atividade física é uma das dicas.
Leia +


28/04 – Terceira idade está a todo vapor na Internet
A chamada melhor idade já integrou o uso da internet ao seu cotidiano. Dados do IBOPE Nielsen Online apontam o crescimento do número de usuários com 50 anos ou mais e, em fevereiro de 2009, mais de 3 milhões de pessoas nesse perfil navegaram na internet residencial brasileira. No período de um ano, o crescimento foi de 19, 2%, o maior entre as faixas etárias. Segundo a pesquisa, esse público permanece em média 32 horas e 40 minutos por mês navegando em sites voltados para serviços financeiros, previdência social e comunicação, entre outras atividades, abrindo cerca de 1.245 páginas.
(Fonte: IBOPE)


28/04 – Crianças e idosos são vulneráveis à gripe suína
As crianças, os idosos e os pacientes com aids, câncer, diabetes, problemas pulmonares ou cardíacos são os mais vulneráveis à gripe suína, de acordo com o médico infectologista David Uip, diretor do Instituto Emílio Ribas.
Leia +
Atualmente, esta gripe não está mais sendo denominada de gripe suína , e sim de “Influenza A”, segundo a OMS.


30/04 – Governo de SP lança Programa Habitacional Exclusivo Para a Terceira Idade
O programa Vila Dignidade prevê conjuntos residenciais projetados especialmente para a população idosa de baixa renda. São pequenas casas térreas, de 39 metros quadrados. Cada conjunto terá 24 unidades com itens de segurança e acesso fácil, como barras de apoio, rampas e piso antiderrapante. As vilas também vão contar com assistência social e atividades socioculturais e de lazer.
Os candidatos ao programa devem ter 60 anos ou mais, renda mensal de dois salários mínimos e não ter família. Eles serão escolhidos pelo Conselho de Idosos do município.


29/04 - O programa Vila Dignidade prevê conjuntos residenciais projetados especialmente para a população idosa de baixa renda
São pequenas casas térreas, de 39 metros quadrados. Cada conjunto terá 24 unidades com itens de segurança e acesso fácil, como barras de apoio, rampas e piso antiderrapante. As vilas também vão contar com assistência social e atividades socioculturais e de lazer.
Os candidatos ao programa devem ter 60 anos ou mais, renda mensal de dois salários mínimos e não ter família. Eles serão escolhidos pelo Conselho de Idosos do município.
(Fonte: Globo.com)


29/04 - Melhor Idade em Ação em Três Lagoas
O grupo da Terceira Idade, “Melhor Idade em Ação”, estará concentrado na praça Senador Ramez Tebet, no próximo dia 8 de maio, sexta-feira, das 8 horas às 11 horas. Será uma manhã de intensas atividades, em parceria com as secretarias Social, Meio Ambiente e Saúde. Nesse dia, é também o encerramento da campanha de vacinação do idoso contra a gripe. Por esse motivo, as equipes da secretaria da Saúde estarão vacinado as pessoas idosas, acima de 60 anos, na praça Senador Ramez Tebet, aquelas que não tiveram oportunidade de serem vacinadas nas Unidades Básicas de Saúde..

Todo o pessoal do grupo Melhor Idade em Ação estará participando e realizando uma série de atividades nessa manhã, entre elas, a demonstração de exercícios de ginástica adaptada para a melhor idade.Para completar o dia, equipes da secretaria de Meio Ambiente também estarão distribuindo mudas de plantas.
(Fonte: Jornal do Povo de Três Lagoas)


29/04 - No Paraná, amparo assistencial garantido para idoso com esposa que ganha o mínimo
Os juízes da Turma Nacional de Uniformização da Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais (TNU) decidiram, por unanimidade, conceder o benefício de amparo assistencial previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) – Lei nº 8.742/93, para um idoso cuja esposa, também idosa, ganha um salário mínimo de aposentadoria.
(Fonte: Diário de S. Paulo)


02/05 – Casamento de 50 anos de Gay Talese é o tema de seu novo livro
Aos 77 anos, Gay Talese decidiu transformar seu casamento na melhor reportagem de sua vida. O jornalista que escreveu um dos livros mais famosos sobre a revolução sexual nos EUA, ousadamente intitulado “Thy neighbor’s wife” (de 1980), vai finalmente contar os segredos de seus 50 anos de vida conjugal com a mesma mulher.
Leia a entrevista com o escritor


03/05 – Confira o ping-pong com o especialista no tratamento de alergias
A rinite alérgica atinge de 10% a 30% da população. O desconforto é maior quando o problema é associado a asma, conjuntivite e sinusite, situação comum, explica o alergologista Raul Emrich Melo, pesquisador da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp).


03/05 – Pesquisa diz que 47% dos idosos brasileiros têm vida sexual ativa
... o Instituto Datafolha fez para mapear a vida dos idosos brasileiros e acabou revelando que há atividade sexual plena em 47% deles, contrariando a crença que o desejo se extingue na terceira idade (a partir dos 60anos). “Há um costume de associar amor e sexo à juventude, mas isso não acaba coma idade. As pessoas fazem sexo até o fim da vida porque o corpo continua com as mesmas necessidades. Aquestão é que as respostas sexuais vão se modificando, assim como outros reflexos. Sexo não é apenas a cópula, é toda a vida de relação com as pessoas”, afirma a psiquiatra e sexóloga Gilda Fucs...
Leia a reportagem na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário