Hoje à noite, haverá a 81ª cerimônia da entrega do Oscar que será transmitida, exclusivamente, pela TV por Assinatura (canal TNT, a partir das 22h30). Os Óscares remontam ao início da década de 20 quando, durante um almoço, os produtores dos cinco grandes estúdios da época (MGM, Warner, Fox, RKO e Paramount) decidiram criar um prêmio que elegesse os melhores da indústria cinematográfica.
A tão cobiçada estatueta da premiação foi criada em 1928 por Cedric Gibbons e esculpida por George Stanley, mede 35 cm e pesa quase quatro quilos. É feita de estanho folheado a ouro de catorze quilates e vale cerca de 153 euros. Seu desenho representa um cavaleiro de pé, numa lata de filme segurando uma espada de dois gumes.
Muitos já levaram a honra de ter dado o nome ao prêmio da Academia de "Oscar", dentre algumas, talvez a mais famosa (e também a mais provável) foi a de que a bibliotecária Margareth Herrick (depois secretária executiva da Academia) chegou ao seu primeiro dia de trabalho, em 1931, olhou para a estatueta e disse: “Nossa! É a cara do meu tio Oscar.”
Reza a lenda também que teria sido a atriz Bette Davis, que foi presidente da Academia, a criadora do apelido, porque a estatueta a fazia lembrar de seu marido Harmon Oscar Nelson.
Bom, quem deu o nome, quem deixou de dar, isso não tem a menor importância, o que importa é que o Oscar sempre teve grande repercussão e importância. Hoje é o prêmio mais cobiçado e invejado do mundo; é o prêmio máximo do Cinema que dá fama e prestígio a quem o receber.
O BRASIL NO OSCAR
- A primeira participação de um brasileiro na festa do Oscar foi no ano de 1941. E a dona do feito não poderia ser outra pessoa, senão Carmem Miranda, portuguesa de nascimento, mas naturalizada brasileira.
- Ary Barroso, famoso compositor brasileiro, já concorreu ao Oscar de Melhor Canção com a música “Rio de Janeiro” pelo filme "Brazil" (1944).
- O Brasil também já esteve presente na Festa do Oscar concorrendo ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira com "O Pagador de Promessas", em 1963; "O Quatrilho", em 1996; "O Que é Isso Companheiro?", em 1998 e "Central do Brasil", em 1999 - infelizmente, em nenhuma das vezes conseguiu levar o prêmio.
- "Cidade de Deus" Concorreu ao Oscar em 2004 nas categorias de Melhor Diretor (Fernando Meirelles); Roteiro Adaptado; Fotografia e Montagem. Não ganhou em nehuma categoria, mas foi o mais perto que o Brasil já chegou de ganhar um Oscar .
- Fernanda Montenegro, aos 70 anos, foi a primeira atriz brasileira a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1998 pelo filme "Central do Brasil".
O filme "Orfeu do Carnaval" (Black Orpheus) ganhou o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira para a França. O curioso é que tudo nele era brasileiro: locação, atores, diálogos, trilha musical e até mesmo o roteiro.
O IDOSO NO OSCAR
- Jessica Tandy ganhou o Oscar de Melhor Atriz, em 1989 pelo filme "Conduzindo Miss Daisy", e isso a tornou a atriz mais velha a ganhar um Oscar (tinha 81 anos na ocasião da nomeação).
- Henry Fonda tornou-se o ator mais velho a ganhar um Oscar na categoria Melhor Ator pelo filme "Num Lago Dourado", em 1981, quando tinha 76 anos.
- George Burns ("Uma Dupla Desajustada", 1975) e Peggy Ashcroft ("Passagem para a Índia", 1984) são os mais velhos a ganhar como Atores Coadjuvantes (80 e 77 anos respectivamente).
- Gloria Stuart, com 87 anos, teve a chance de tirar o recorde de Jessica Tandy, quando foi indicada ao Oscar de Coadjuvante pelo filme Titanic (1997). Não ganhou e se contentou com o título de a mais velha atriz a ser indicada ao Oscar.
- Katharine Hepburn foi indicada doze vezes ao Oscar e é detentora do título de atriz que mais vezes ganhou o Oscar. Ganhou quatro vezes como Melhor Atriz, sendo que três destas, conquistados após seus 60 anos .
- Walt Disney é até hoje (e dificilmente perderá o título, embora tenha morrido em 1969) a pessoa que mais ganhou Oscars. Foram sessenta e quatro indicações, das quais saiu vitorioso vinte e duas vezes, a última delas aos 64 anos.
- Jack Nicholson é um dos recordistas masculinos em premiações: três vezes. Ganhou uma vez como Ator Coadjuvante e duas como Melhor Ator, uma delas aos 64 anos e também é recordista em indicações masculinas: 13 no total (cinco como coadjuvante). A sua última indicação foi também aos 64.
- Este ano, no Oscar 2009 há alguns representantes da terceira idade entre os indicados: o ator Frank Langella (71 anos) e Richard Jenkings (61), estão concorrendo pela 1ª vez ao prêmio de Melhor Ator pelos filmes "Frost/Nixon" e "The Visitor" respectivamente. A atriz Merryl Streep - a recordista de indicações: 15 no total - que completará 60 anos ainda este ano, está concorrendo ao prêmio de Melhor Atriz pelo filme "Dúvida".
- A história de um dos filmes indicados ao prêmio de Melhor Filme este ano - o "Curioso Caso de Benjamin Button" - gira em torno de temas ligados à terceira idade (envelhecimento, perdas, morte - leia a sinopse e comentários sobre o filme na postagem do dia 07/02 ).
E por último, por mera curiosidade, o jornalista e veterano colunista de cinema, Robert Osborne, responsável pela "biografia oficial" do Oscar, desde 1986 - considerado uma autoridade no assunto - está próximo de completar 77 anos.
Nada como a voz da experiência! Fiquem na torcida!
Puxa, mãe, que pesquisa legal que vc fez!!
ResponderExcluirQueria que as pessoas reconhecessem seu blog como uma bela forma de dar importância aos nossos velhinhos!