domingo, 22 de fevereiro de 2009

A PATICIPAÇÃO DO BRASIL E DO IDOSO NO OSCAR

Hoje à noite, haverá a 81ª cerimônia da entrega do Oscar que será transmitida, exclusivamente, pela TV por Assinatura (canal TNT, a partir das 22h30).

Os Óscares remontam ao início da década de 20 quando, durante um almoço, os produtores dos cinco grandes estúdios da época (MGM, Warner, Fox, RKO e Paramount) decidiram criar um prêmio que elegesse os melhores da indústria cinematográfica.

A tão cobiçada estatueta da premiação foi criada em 1928 por Cedric Gibbons e esculpida por George Stanley, mede 35 cm e pesa quase quatro quilos. É feita de estanho folheado a ouro de catorze quilates e vale cerca de 153 euros. Seu desenho representa um cavaleiro de pé, numa lata de filme segurando uma espada de dois gumes.

Muitos já levaram a honra de ter dado o nome ao prêmio da Academia de "Oscar", dentre algumas, talvez a mais famosa (e também a mais provável) foi a de que a bibliotecária Margareth Herrick (depois secretária executiva da Academia) chegou ao seu primeiro dia de trabalho, em 1931, olhou para a estatueta e disse: “Nossa! É a cara do meu tio Oscar.”

Reza a lenda também que teria sido a atriz Bette Davis, que foi presidente da Academia, a criadora do apelido, porque a estatueta a fazia lembrar de seu marido Harmon Oscar Nelson.

Bom, quem deu o nome, quem deixou de dar, isso não tem a menor importância, o que importa é que o Oscar sempre teve grande repercussão e importância. Hoje é o prêmio mais cobiçado e invejado do mundo; é o prêmio máximo do Cinema que dá fama e prestígio a quem o receber.


O BRASIL NO OSCAR

- A primeira participação de um brasileiro na festa do Oscar foi no ano de 1941. E a dona do feito não poderia ser outra pessoa, senão Carmem Miranda, portuguesa de nascimento, mas naturalizada brasileira.

- Ary Barroso, famoso compositor brasileiro, já concorreu ao Oscar de Melhor Canção com a música “Rio de Janeiro” pelo filme "Brazil" (1944).

- O Brasil também já esteve presente na Festa do Oscar concorrendo ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira com "O Pagador de Promessas", em 1963; "O Quatrilho", em 1996; "O Que é Isso Companheiro?", em 1998 e "Central do Brasil", em 1999 - infelizmente, em nenhuma das vezes conseguiu levar o prêmio.

- "Cidade de Deus" Concorreu ao Oscar em 2004 nas categorias de Melhor Diretor (Fernando Meirelles); Roteiro Adaptado; Fotografia e Montagem. Não ganhou em nehuma categoria, mas foi o mais perto que o Brasil já chegou de ganhar um Oscar .

- Fernanda Montenegro, aos 70 anos, foi a primeira atriz brasileira a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1998 pelo filme "Central do Brasil".

O filme "Orfeu do Carnaval" (Black Orpheus) ganhou o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira para a França. O curioso é que tudo nele era brasileiro: locação, atores, diálogos, trilha musical e até mesmo o roteiro.


O IDOSO NO OSCAR

- Jessica Tandy ganhou o Oscar de Melhor Atriz, em 1989 pelo filme "Conduzindo Miss Daisy", e isso a tornou a atriz mais velha a ganhar um Oscar (tinha 81 anos na ocasião da nomeação).

- Henry Fonda tornou-se o ator mais velho a ganhar um Oscar na categoria Melhor Ator pelo filme "Num Lago Dourado", em 1981, quando tinha 76 anos.

- George Burns ("Uma Dupla Desajustada", 1975) e Peggy Ashcroft ("Passagem para a Índia", 1984) são os mais velhos a ganhar como Atores Coadjuvantes (80 e 77 anos respectivamente).

- Gloria Stuart, com 87 anos, teve a chance de tirar o recorde de Jessica Tandy, quando foi indicada ao Oscar de Coadjuvante pelo filme Titanic (1997). Não ganhou e se contentou com o título de a mais velha atriz a ser indicada ao Oscar.

- Katharine Hepburn foi indicada doze vezes ao Oscar e é detentora do título de atriz que mais vezes ganhou o Oscar. Ganhou quatro vezes como Melhor Atriz, sendo que três destas, conquistados após seus 60 anos .

- Walt Disney é até hoje (e dificilmente perderá o título, embora tenha morrido em 1969) a pessoa que mais ganhou Oscars. Foram sessenta e quatro indicações, das quais saiu vitorioso vinte e duas vezes, a última delas aos 64 anos.

- Jack Nicholson é um dos recordistas masculinos em premiações: três vezes. Ganhou uma vez como Ator Coadjuvante e duas como Melhor Ator, uma delas aos 64 anos e também é recordista em indicações masculinas: 13 no total (cinco como coadjuvante). A sua última indicação foi também aos 64.

- Este ano, no Oscar 2009 há alguns representantes da terceira idade entre os indicados: o ator Frank Langella (71 anos) e Richard Jenkings (61), estão concorrendo pela 1ª vez ao prêmio de Melhor Ator pelos filmes "Frost/Nixon" e "The Visitor" respectivamente. A atriz Merryl Streep - a recordista de indicações: 15 no total - que completará 60 anos ainda este ano, está concorrendo ao prêmio de Melhor Atriz pelo filme "Dúvida".

- A história de um dos filmes indicados ao prêmio de Melhor Filme este ano - o "Curioso Caso de Benjamin Button" - gira em torno de temas ligados à terceira idade (envelhecimento, perdas, morte - leia a sinopse e comentários sobre o filme na postagem do dia 07/02 ).

E por último, por mera curiosidade, o jornalista e veterano colunista de cinema, Robert Osborne, responsável pela "biografia oficial" do Oscar, desde 1986 - considerado uma autoridade no assunto - está próximo de completar 77 anos.

Nada como a voz da experiência! Fiquem na torcida!


Um comentário:

  1. Puxa, mãe, que pesquisa legal que vc fez!!
    Queria que as pessoas reconhecessem seu blog como uma bela forma de dar importância aos nossos velhinhos!

    ResponderExcluir