quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

NOTÍCIAS

Saíram recentemente notícias nos meios de comunicação, de interesse da faixa etária em questão, que posto abaixo, com algumas considerações realizadas por mim entre parênteses.

Leiam e reflitam a respeito, ok?

IDOSOS EM ALTA

A população brasileira vai parar de crescer em 30 anos e a expectativa de vida prosseguirá em expansão, revelou estudo do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado em novembro do ano passado. O país terá crescimento populacional até 2039, com estimativa de 219,12 milhões de habitantes. A partir daí, a população deve iniciar uma trajetória decrescente. Em 2050, a expectativa de vida será de 81,2 anos, projeta o IBGE. Por sua vez, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou pesquisa indicando que os idosos serão 27% da população brasileira em 2040. (este crescimento se deve principalmente aos avanços da medicina e as melhorias nas condições gerais de vida da população).


FELICIDADE E LONGEVIDADE

De acordo com o estudo da Universidade Erasmo de Rotterdã, na Holanda, a felicidade pode ajudar a aumentar o tempo de vida entre 7,5 e 10 anos. As pessoas felizes tendem a vigiar o peso e os sintomas das doenças, a fumar menos e a ingerir menos bebidas alcóolicas. Em geral, são pessoas mais dinâmicas, confiantes e com mais relações sociais. Este estado de ânimo positivo contribui, indiretamente, para o aumento dos anos de vida. Por outro lado, um estado crônico de tristeza pode gerar efeitos negativos como hipertensão e baixas defesas imunológicas. (procurem ter mais atividades de lazer e sociais e, e tentem ver a vida - dádiva divina - por um lado mais positivo).


FAST-FOOD X ALZHEIMER

O consumo de alimentos fast-food (de lanchonetes tipo Bobs e Mc' Donalds) pode aumentar o risco de risco de desenvolvimento do Mal de Alzheimer (doença neurológica degenerativa que afeta particularmente a memória). Essa foi a conclusão de estudo feito na Suécia. Durante nove meses, os pesquisadores submeteram ratos de laboratório a uma dieta rica em gordura, açúcar e colesterol - representando o valor nutricional de lanches tipo fast-food. Os animais desenvolveram alterações no cérebro associadas aos estágios preliminares do mal de Alzheimer. A pesquisa poderá contribuir na busca de formas da prevenção da doença. (atentem para alimentação. Consumam mais frutas, legumes, grãos e verduras. A sua saúde agradece!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário