Hoje, dia 9 de fevereiro, Carmen Miranda completaria 100 anos de vida. Nasceu em Portugal e com menos de 1 ano de idade veio para o Brasil, com sua mãe e a irmã mais velha (Aurora), para encontrarem o pai, no Rio de Janeiro, que já havia emigrado para cá em 1910.
Em sua passagem por aqui, Carmen, a "pequena notável", mostrou, de fato, o que é que a baiana tem. Mesmo após 46 anos de sua morte, o sucesso e irreverência da cantora, considerada a maior referência da música brasileira no exterior, continuam sendo lembrados e apreciados mundo afora.
A "Brazilian Bombshell", como era chamada nos Estados Unidos, que nem brasileira era de nascença, adotou a nossa terra com tanto amor que resolveu divulgá-la para todos. Com seu estilo único, a morena, de sobrancelhas bem marcadas e cintura fina, requebrou com bananas na cabeça e pulseiras nos braços pelos palcos de teatros, nas rádios e até no cinema.
Atualmente, o legado dela está sendo mais valorizado, pois naquela época havia uma elite que não queria ver a imagem do país associada à Carmem e às músicas que cantava.
Apesar disso, ela continua um ícone tão forte que jamais envelheceu e segue despertando interesse de diferentes gerações.
A intérprete de "Cantoras do Rádio", "O Tique-Taque do Meu Coração", "Tico-Tico no Fubá" e tantos outros sucessos, nos deixou fisicamente em 1955, mas nunca foi e nunca será esquecida , principalmente por aqueles que já passaram dos 60 anos.
Em sua homenagem, aqui no Rio, Carmen ganha uma exposição "Notável para Sempre" no museu que leva o seu nome, onde também haverá palestras e um show dedicado inteiramente ao seu repertório.
Criado em 1956 e inaugurado somente em 1976, o Museu Carmen Miranda está localizado no Parque do Flamengo, num prédio circular de 22 metros de diâmetro.
O Museu mostra a biografia e apresenta cerca de 3.000 peças da artista - a maioria doada por sua família - tais como: bijuterias, sapatos, roupas, documentos, fotografias, medalhas, santinhos, troféus, objetos decorativos, adereços de palco, material de propaganda, retratos e caricaturas, desenhos, contratos, roteiros, discos, partituras manuscritas e impressas.
Ainda em clima de homenagem, o Espaço Nova Schin, na Marquês de Sapucaí, escolheu a cantora para marcar o Carnaval 2009. A decoração será feita com muitas lantejoulas, saltos e balangandans, fortes características de Carmen.
MUSEU CARMEM MIRANDA
Parque do Flamengo, s/nº (em frente ao número 560 da Av. Rui Barbosa) - Flamengo
tel: (21) 2234-4293
Horário: de 3ª a 6ª feira, de 11 às 17h / Sábados e Domingos - das 13 às 17h
Preço: R$ 1,00 e de graça para crianças e idosos
Uma ótima pedida!
E PARA RECORDAR...
Click nos links abaixo para assistir a vídeos da cantora no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=ojo3I59Gn6c
http://www.youtube.com/watch?v=DFwNXoEzRgY
Vejam também o vídeo em homenagem à Carmen, no final das postagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário