sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

MÁXIMAS DO CÉREBRO

Aprendizagem, pensamento e criatividade são as funções principais do cérebro. Isto torna o PODER DO CÉREBRO o fator determinante para o sucesso neste século.

Por conta disto, resolvi republicar AS 7 Máximas do Cérebro de André Vermeulen, diretor-chefe da Neuro-Link, apresentadas na ocasião da palestra que proferiu na ASTD (American Society for Trainning and Development), em Orlando (EUA).

Para uma melhor compreensão do texto, tomei a liberdade de fazer umas correções na sua tradução e de colocar algumas considerações que achei necessárias, entre parênteses.

Sabe-se que, o cérebro tem poderes ilimitados e a fim de aumentar o seu desempenho, a pessoa deve tentar conciliar o seu estilo de vida aos sete princípios básicos a seguir:

1. O PRINCÍPIO DA UTILIZAÇÃO DO CÉREBRO INTEIRO
A melhoria do desempenho começa quando as pessoas são estimuladas a utilizar os dois hemisférios simultaneamente.
Como? Desenvolver as seguintes atividades: nadar, dançar, fazer ginástica, ouvir ou tocar música, jogar xadrez e fazer atividades artísticas.

2. O PRINCÍPIO DA ÁGUA

A água é o “solvente mágico” das partículas que conduzem o impulso da informação, através dos axônios.
Como? Beber oito copos de água por dia.

3. O PRINCÍPIO DO OXIGÊNIO
Nosso cérebro funciona à base de oxigênio. Quanto mais nos exercitarmos e movimentarmos, o cérebro ficará mais rico em oxigênio.
Como? Realizar exercícios de respiração, antes e durante o trabalho e, principalmente, em eventos de aprendizagem. Cercar-se de plantas em casa (exceto no quarto) e no trabalho.

4. O PRINCÍPIO DA ALIMENTAÇÃO
Além de oxigênio, nosso cérebro funciona à base da glicose. Ele retira a energia que precisa da comida que ingere e do oxigênio que respira. Num adulto, o cérebro usa cerca de 20% da energia total. Para ter energia, o cérebro precisa de muita glicose. Por isso, frutas e vegetais são fundamentais na sua alimentação.
Como? Incluir uma variedade de alimentos em sua dieta (principalmente frutas, legumes, carnes magras e grãos). Evitar comidas processadas.

5. O PRINCÍPIO DO MOVIMENTO
Quanto mais nos movimentarmos, mais conexões neuronais serão criadas no cérebro. “Movimento é a porta para a aprendizagem” (Dennison)
Como? Fazer exercícios pelo menos 30 minutos por dia (no mínimo, 3 vezes por semana). No trabalho, realizar movimentos de alongamento, cruzamentos laterais, mexer com os pés (enquanto pensa e aprende) e qualquer outra a atividades que o tire do sofá.

6. O PRINCÍPIO DO PENSAMENTO POSITIVO
Quando as pessoas têm pensamentos negativos, elas segregam inibidores químicos que bloqueiam ou limitam o fluxo de impulsos eletroquímicos no cérebro. Por outro lado, ao ter pensamentos positivos, segregam neurotransmissores que facilitam o pensamento, a aprendizagem e a criatividade.
Como? Mudar seu estado mental. Fazer uma auto-avaliação honesta, a fim de tentar modificá-lo. Tomar uma decisão de mudar. Estabelecer uma meta positiva. Escolher tornar-se otimista.
Pensar positivo!

7. O PRINCÍPIO DO DESAFIO E DA NOVIDADE (“USE-O OU PERCA-O”)
Quanto mais usarmos nosso cérebro (independente da idade), mais alta será a nossa performance. O cérebro fica mais fortalecido, quanto mais o usarmos. Quando o cérebro é estimulado por desafios e novas experiências, novas conexões entre neurônios são formadas que, por sua vez, formam permanentes caminhos neuronais.
Como? Criar novos desafios. Ser criativo. Sair da zona de conforto. Expor-se a novidades. Aprender coisas novas todo o tempo. Mudar!


Excelentes dicas, não? Tente incorporá-las no seu dia-a-dia e o seu cérebro se fortalecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário