Pesquisa mostra que ela reduz um dos maiores temores da menopausa
A menopausa causa temor entre muitas mulheres, e não só pelas transformações hormonais. Os riscos de câncer de mama, por exemplo, também crescem a partir desta fase: não à toa, a mamografia precisa ser feita anualmente a partir dos 40 anos de idade.
Mas, além dos exames preventivos, a dieta também pode ajudar a afastar esse tipo de tumor.
Adicionar porções diárias de cenoura nas refeições é a dica mais recente dos médicos no combate à doença. A indicação é resultado de uma pesquisa realizada na prestigiada Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos.
Os médicos descobriram que o poder dos carotenóides, presentes nos vegetais alaranjados, ajuda as células a permanecerem saudáveis por mais tempo. A novidade foi anunciada após um acompanhamento rigoroso de 12 mil pacientes, 5.700 com diagnóstico de câncer de mama e 6.300 mulheres saudáveis, para controle.
"Por causa do betacaroteno, a cenoura une diversos benefícios à saúde: atua como antioxidante, beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, brilho aos cabelos e fortalece as unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras", afirma a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella.
Mas os cuidados precisam começar antes da menopausa os nutrientes não têm efeito quando a menstruação já foi, definitivamente, interrompida, de acordo com a pesquisa.
Comer, pelo menos, duas porções diárias de alimentos ricos em caroteno diminui em até 17% os riscos de câncer de mama.
A notícia é um alento, principalmente, quando se tem em vista as principais causas relacionadas, atualmente, ao câncer de mama: a idade da primeira menstruação, fatores genéticos ou o nascimento do primeiro filho.
Enquanto nenhum desses elementos pode ser alterado, a dieta pode ser adaptada a padrões mais saudáveis a qualquer instante.
A cenoura é campeã na oferta de betacaroteno, mas existem outras opções:
Vegetal Acerola (10 frutas) - Betacaroteno 2,7mg
Vegetal Acerola (10 frutas) - Betacaroteno 2,7mg
Abóbora (100 gramas) - 4,3 mg
Cenoura (100 gramas) - 4,7 mg
Manga (1 fruta média) - 2,4 mg
Moranga (100 gramas) - 1,6 mg
Rúcula (1 prato cheio) - 4,3 mg
Fonte: Minha Vida - MSN
Nenhum comentário:
Postar um comentário