segunda-feira, 27 de julho de 2009

CURSO GRATUITO DE DEFESA PESSOAL

Idosos de Copacabana aprendem técnicas de defesa pessoal em delegacia

Mais vulneráveis a assaltos, agressões e a acidentes domésticos, os idosos tornaram-se alvos fáceis e motivo de preocupação para autoridades policiais de bairros com grande concentração de pessoas na terceira idade.

Para reduzir a exposição ao risco de ataques de criminosos e até prevenir situações de perigo dentro de casa, a 12ª DP, responsável por uma das regiões com concentração de vovôs e vovós no Rio de Janeiro, abriu um curso de defesa pessoal gratuito voltado para esse público.

O objetivo das aulas, que é ministrada duas vezes por semana pelo inspetor e professor de jiu-jítsu Antônio Ferreira de Souza é fazer com que os idosos saibam se defender sem, entretanto, se expor a riscos.

Durante uma hora de aula, o policial, após um alongamento, ensina as técnicas ao grupo.

Segundo o professor, o mais importante é que os idosos aprendam a perceber as situações de risco e nunca reajam a assaltos.

Dicas do professor:

O inspetor ensina aos alunos do curso algumas modalidades de roubo, para que os idosos fiquem menos vulneráveis ao andar pelas ruas de Copacabana.

A técnica de aprender a cair serve também para evitar ferimentos graves em acidentes domésticos.

- Rua deserta

O policial civil orienta seus alunos a evitar caminhar por ruas escuras, à noite. Principalmente, quando virem um grupo de pessoas desconhecidas.

- Situação de risco

Durante o dia, aconselha o professor, ao notar que está sendo seguido, o idoso deve entrar em alguma loja ou local de grande movimento até que o perigo tenha passado.

- Roubo

Em locais de grande aglomeração de pessoas, como pontos de ônibus, deve-se tomar cuidado com as bolsas. Alguns ladrões, explica o inspetor Antônio Ferreira de Souza, agem em dupla — com um dos bandidos também idoso, para não levantar suspeitas. O mais velho esbarra no acessório da vítima, enquanto o mais jovem efetua o roubo.

- Quedas

A técnica de cair com os braços estendidos e o queixo colado ao peito, evitando bater a cabeça e os cotovelos no chão, servem ainda para evitar acidentes em casa.

Veja o vídeo com um trecho da aula.

CURSO GRATUITO DE DEFESA PESSOAL PARA IDOSOS
Local: 12 DP ( Rua Hilário de Gouveia, 102 - Copacabana - Rio de Janeiro)
Dias: terças e quintas-feiras
Horário: das 18h30 às 19h30
Mais informações pelos tels: (21) 2332-7914 / (21) 2332-7912
Para se inscrever no curso é preciso preencher um formulário e apresentar atestado médico.

Um comentário:

  1. boa noite!!isso mostra que agente sempre tem uma forma de agente prender a nos defender dos agressores.por isso o professor ferreira é um ótimo e excelente treinador.pois estar de parabêns..

    ResponderExcluir