Passados 40 anos, a conquista da Lua continua insuperável e desafia potências a retomar a exploração do espaço
Até hoje é difícil avaliar a dimensão exata daquele "pequeno passo", o primeiro dado por um ser humano em solo lunar.
Para os EUA, foi, certamente, um grande salto político e militar numa corrida espacial impulsionada pela Guerra Fria na qual os soviéticos levavam clara vantagem. Para o mundo, a mais simbólica imagem do quão longe a Humanidade poderia chegar.
Quarenta anos depois do histórico pouso, em 20 de julho de 1969, a façanha científica se revela ainda mais excepcional, quando se constata que o satélite terrestre foi o único outro mundo conquistado pelo homem até hoje.
Planos existem muitos - e agora não só de americanos e russos, mas também de europeus, chineses e indianos. Entre eles o de retornar à Lua e ainda o de transformá-la num trampolim para se chegar a Marte.
Segundo cientistas, no entanto, ainda está bem distante o dia em que o homem dominará a sofisticadíssima tecnologia necessária para caminhar em solo marciano. É preciso dinheiro, dizem, muito dinheiro, e um imperativo político tão poderoso quanto o da Guerra Fria.
Assista o
vídeo da caminhada de Neil Armstrong e Buzz Aldrin sobre a Lua.
Veja o feito histórico em
imagens.
A tripulação: Neil Armstrong, Edwin 'Buzz" Aldrin e Michael Coll Os astronautas da Apollo 11 - Neil Armstrong, Edwin 'Buzz" Aldrin e Michael Coll - ainda vivem sob o impacto da maior aventura espacial do século XX.
Embora seja um dos maiores heróis dos Estados Unidos e celebridade mundial, Neil Armstrong caminha tranquilamente pelas ruas das grandes cidades americanas, há anos, como se fosse um anônimo. Mesmo assim, ninguém o reconhece.
Mas por que, afinal, Armstrong foi o escolhido para a histórica primazia de tomar posse da Lua em nome dos terráqueos? Essa pergunta, que muita gente ainda faz, atormentou Aldrin desde a concepção até a conclusão da viagem. Egocêntrico, ele tentara várias vezes fazer com que a Nasa mudasse de ideia: ele se achava o melhor dos três.
Neil Armstrong - o 1º a pisar na lua
Aldrin caiu em depressão profunda ao voltar da Lua, e mergulhou no alcoolismo durante vários anos, atazanado por algo inaceitável para ele: o eterno rótulo de "segundo homem" a ter pisado lá.
Quando, por fim, se recuperou, acabou se contentando em ter sido pioneiro em duas outras coisas. Presbiteriano, foi o primeiro a comungar na Lua (levara uma hóstia que seu pastor lhe dera para a ocasião). E foi também o primeiro a urinar naquela superfície - como o próprio Aldrin revela num livro que acaba de lançar.
Segundo Chris Kraft, então chefe de operações de voos espaciais em Houston, Armstrong foi escolhido para ser o primeiro a pisar na Lua devido ao seu temperamento reservado.
A Nasa sabia que o privilegiado por aquela tarefa teria muito mais do que 15 minutos de fama. E via em Armstrong o astronauta mais bem capacitado do que o extrovertido e temperamental Aldrin, de lidar com a fama - com a qual teria de conviver pelo resto da vida - sem se deixar seduzir por ela e, nesse processo, vir de alguma forma a comprometer a imagem da própria Nasa.
Fonte: Globo Online
........................................................................
Agora, vamos a mais um teste para a sua memória, respondendo as perguntas abaixo:
1) Quanto anos faz que o Homem pisou na Lua?
2) Qual o país que conseguiu esse feito?
3) De quantas pessoas era composta a tripulação da Apolo 11?
4) Qual o nome do primeiro homem a pisar na lua?
5) Por que ele foi o escolhido para tão importante missão?
6) Até hoje, a Humanidade já conseguiu a façanha de desbravar outro satélite?
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Respostas:
1) Faz 40 anos.
2) Os Estados Unidos.
3) Três astronautas.
4) Neil Armstrong
5) Porque, segundo a NASA, ele era mais capacitado e reservado para a tarefa.
6) Ainda não, mas tem planos para tal.