sábado, 24 de outubro de 2009

CAMPANHA CONTRA OSTEOPOROSE


A osteoporose atinge 10 milhões de brasileiros, a maioria idosos com mais de 65 anos. Uma das principais causas do distúrbio é a falta de vitamina D no organismo, hormônio semelhante aos esteróides e essencial para manutenção do esqueleto, promovendo a absorção de fósforo e cálcio, mineral que fortalece e aumenta a densidade óssea.

Com base nos dados de pesquisas e reforçando a importância da prevenção da doença, a Federação Nacional de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco) iniciou este mês uma campanha que pede que a indústria alimentícia adicione cálcio nos alimentos, como já acontece em países desenvolvidos.

Saiba como manter ossos saudáveis: veja e leia cartilha da Fenapco

Não basta pensar na osteoporose na terceira idade, alerta a especialista. O ideal é começar a prevenção desde a infância, já que a quantidade de cálcio pode ser armazenada no osso ao longo dos anos para ser usada depois que a pessoa envelhece.

A campanha visa alertar as pessoas para uma alimentação rica em cálcio natural, à base de leite e derivados, assim como algumas folhas verdes, como brócolis, assim como à exposição ao sol pela manhã que é rica em vitamina D.

A osteoporose é responsável por quase 100% das fraturas das pessoas com mais de 65 anos. A prática regular de atividade física e a redução de alimentos que impedem a absorção adequada de vitamina D nos ossos, como os refrigerantes tipo cola, o chá preto, o chocolate, o café e o álcool, ajudam a diminuir o risco da doença.

Como se trata de uma doença silenciosa, a partir dos 40 anos, época em que o declínio da densidade óssea pode começar a acontecer, é essencial buscar um especialista para fazer exames de dosagem de cálcio e vitamina D no sangue e a densitometria óssea, que ajudam a diagnosticar a osteoporose precocemente. O tratamento é feito com reposição adequada de vitamina D e cálcio, e medicamentos que atuam no metabolismo ósseo e retardam a perda da densidade dos ossos.


Dia 25/10 – Dia Mundial do Combate à Osteoporose
Neste domingo, a Fenapco e Firjan/Sesi - promovem em Copacabana - caminhada, palestras e serviços gratuitos
* Caminhada pela Saúde dos Ossos
Concentração: Praça do Lido – às 10h
Chegada: Forte do Leme
Informações: tel: (21) 2548-8424

Defenda seus ossos. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário