terça-feira, 10 de novembro de 2009

TRANSIÇÃO PARA A APOSENTADORIA

Apesar de a maioria das pessoas sonhar que a aposentadoria será um ponto final nos dias de trabalho, uma nova pesquisa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, publicada no O Globo, mostra que quem não se mantém parado - seja com serviços temporários ou passando parte do tempo no trabalho - tem uma saúde melhor.

Cientistas que analisaram o estudo, feito com 12 mil pessoas entre 51 e 61 anos no início da pesquisa e entrevistadas a cada dois anos durante um período de seis anos, observaram que aqueles que se mantiveram ativos na profissão tiveram menos risco de desenvolver problemas de saúde, entre eles câncer, hipertensão e males cardíacos.

- As pessoas acreditam que parar de trabalhar é uma coisa boa, mas a saúde delas, física e mental, prova o contrário. Na verdade, trabalhar ajuda a se sentir bem - explicou Mo Wang, coautor do estudo.

O pesquisador disse que o resultado não o surpreende.
- Se você não pára, consegue manter seu estilo de vida. Isso faz com que a transição para a aposentadoria seja mais suave. A pessoa mantém uma organização para o dia, com horário para almoço e outras atividades. Trabalhar também estimula os contatos sociais disse.

O bem-estar mental também foi avaliado nesta pesquisa e ficou comprovado que as pessoas que não fazem uma passagem abrupta para a aposentadoria têm menos depressão.

Então, para se manter saudável na aposentadoria, trabalhe! Ou, no mínimo, coloque os seus neurônios para trabalhar, ok?

Um comentário:

  1. Devemos pensar que aposentadoria é o começo e não o fim da vida na verdade ai quando você passa ter mais tempo para curtir seus netos, um bom livro, uma boa viagem, sem se preocupar em voltar porque tem que trabalhar ser feliz acima de tudo...


    Excelente post sou um seguido do seu blog porque adoro suas matérias...


    Prevent Senior

    ResponderExcluir