domingo, 30 de agosto de 2009

FÓRUM SOBRE NUTRIÇÃO



Acontece amanhã, o I Fórum de Nutrição, promovido pelo Hospital Adventista Silvestre. Entre os temas que serão discutidos estão a nutrição na terceira idade, a interação entre os remédios e os alimentos e a importância da equipe multidisciplinar no tratamento de idosos.

O evento contará com as apresentações de profissionais de cinco diferentes instituições.

Além do Hospital Silvestre, nutricionistas do Inca, Santa Casa, Hospital do Exército e da Abbott Nutrition participam do evento.



I Fórum de Nutrição
Data: 31 de agosto (2ª feira)
Horário: a partir das 8h
Local: Hospital Adventista Silvestre (Ladeira dos Guararapes, 263 - Cosme Velho)
Mais informações: rel: (21) 3034-3289 / (21) 3034-3290


sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SEXUALIDADE EM PAUTA

Estreia hoje, na Globo, às 23h05, o programa Amor & Sexo que promete debater, sem preconceitos, questões ligadas à sexualidade.

O programa será comandado pela Fernanda Lima. Segundo o diretor Ricardo Waddington, a sua escolha foi porque, além de ela ser uma ótima apresentadora, tem o perfil perfeito para abordar o público, com "jeitinho" e elegância que assunto tão delicado exige.


Por ser um programa para todas as idades, contará com a ajuda de um casal de repórteres da Terceira Idade. Casados há 50 anos, Valéria Abaurre Gonçalves (69), e Fábio Gonçalves (78), vão às ruas ouvir depoimentos do público sobre sexo, vida a dois, filhos e amor.

A dupla fez cerca de 90 entrevistas em um único dia, sendo recebida pelas pessoas com um misto de surpresa e carinho. Com dois filhos e cinco netos, eles foram escolhidos num curso de interpretação.

Sobre a receita para viver uma história de amor tão duradoura, Valéria tem a resposta na ponta da língua: “O Fábio é o homem da minha vida. Casaria de novo e passaria mais 50 anos com ele”.

As chamadas de Amor & Sexo já estão no ar e mostram Fernanda Lima nas ruas conversando com o público sobre temas ligados à sexualidade.

No estúdio, o programa contará com uma plateia de 400 pessoas, que poderão interagir com a apresentadora.

As questões para debate serão levadas pelo público e por convidados. Além de escorado em pesquisas, a atração terá a assessoria da psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo, para garantir que a discussão sobre os temas abordados sejam a mais correta possível.

Durante o programa, Carmita vai complementar as ideias discutidas sobre cada tema. Apesar de ser "expert" em sexualidade - já escreveu oito livros sobre o assunto -, ela pretende participar do programa usando um tom natural, e não didático.

O programa promete!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

NOVO GOLPE CONTRA PENSIONISTAS


Segundo o colunista Ancelmo, do Globo.com, está rolando novo golpe contra os pensionistas na praça. Gente que diz falar em nome do BMG, tem ligado para pensionistas do INSS com propostas de empréstimos pré-aprovados.

Sabe os nomes das pessoas, seus endereços, telefones atualizados e até o banco onde movimentam seus proventos.

Fiquem alerta! Todo cuidado é pouco, minha gente!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CUIDADOS COM A ESCOVA DENTAL


Para preservar a sua escova dental e a sua saúde, certifique-se de deixá-la secar completamente entre um uso e outro. As escovas podem ser meios de cultura para germes, fungos e bactérias, que depois de um tempo podem se multiplicar em níveis significantes. Depois de usar sua escova, agite-a vigorosamente sob água corrente e guarde-a em pé, de forma que possa secar.

Para evitar que os vírus da gripe e resfriado se propaguem de uma escova para outra, tente evitar que sua escova se encoste em outras quando guardada. Um porta-escovas tradicional com fendas para manter diversas escovas em pé é um investimento valioso para a saúde de sua família.

Com que freqüência devo trocar minha escova dental?

A maioria dos dentistas concorda que você deve trocar sua escova dental a cada três meses. Estudos mostram que após três meses de uso normal, as escovas são muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas em comparação com escovas novas. As cerdas se deformam e perdem a eficiência para limpar todos aqueles cantinhos capciosos ao redor dos dentes.

Também é importante trocar de escova após resfriado, gripe, infecção na boca ou dor de garganta. Isso porque os germes podem se alojar nas cerdas da escova e levar à reinfecção. Mesmo se você não esteve doente, fungos e bactérias podem se desenvolver nas cerdas da sua escova - outra razão para trocar sua escova regularmente.

Como posso proteger minha escova durante viagens?

Uma caixa plástica para escova evitará que as cerdas fiquem espremidas ou achatadas no seu kit de viagem. Após a escovação, no entanto, você deve deixar a escova secar exposta ao ar, para ajudar a reduzir a proliferação de germes.

* Fonte: Colgate-Palmolive

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

TERCEIRA IDADE SARADA

Pelo menos 30 mil idosos do Rio poderão ficar ‘sarados’ com as 150 Academias da Terceira Idade (ATIs) que serão abertas até o fim do ano.

A notícia foi dada antontem pela secretária especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Cristiane Brasil, na entrega da ATI da Praça Serzedelo Correia, em Copacabana. Outras duas já funcionam em postos de saúde de Santa Cruz e do Recreio.

A academia em Copacabana, tem 10 aparelhos e supervisão constante de profissionais.

O projeto tem como objetivos promover a socialização e melhorar a autoestima, a saúde e a qualidade de vida dos vovôs e vovós, a fim de reduzir a quantidade de consultas médicas e o uso de remédios.

Leia toda a reportagem aqui.

Fonte: O Dia Online

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

REGISTRANDO EMOÇÕES

Ontem, soube através do Extra Online, que era o Dia Mundial da Fotografia e como falamos sobre memória constantemente neste blog, como poderia deixar de mencionar invenção tão interessante, capaz de registrar momentos importantes de nossas vidas?

E para comemorar essa data, nada melhor que uma foto bem representativa tirada no lago Minnewanka, no Parque Nacional Banff (Canadá).

Foto: Melissa Brands

Melissa e Jackson Brandts estavam se preparando para tirar um auto-retrato. A máquina estava em modo automático e programada para tirar 5 fotos. O barulho da máquina chamou a atenção do esquilo curioso que acabou sendo fotografado no último click. As vezes um pouco de sorte faz toda a diferença para uma grande foto!

"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-las voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória".
Henri Cartier-Bresson

Parabéns a todos os fotógrafos, profissionais e amadores, pelo seu dia!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

MOVIMENTE-SE!

Estudo na revista oficial da Associação Médica Americana (Jama) sugere que a associação de dieta mediterrânea, rica em frutas, legumes, cereais e peixe, e atividade física, especialmente na terceira idade, reduz o risco de doença de Alzheimer.

Quando se levou em conta apenas a prática moderada de exercícios físicos, esse hábito diminuiu entre 29% e 41% o risco de demência.

Uma atividade mais intensa, reduz o risco em 37% a 50%, de acordo com a pesquisa realizada com 1.880 indivíduos, de 1992 a 2006, e coordenada por Nikolaos Scarmeas, da Universidade de Columbia.

Então, amigo da terceira idade, não se esqueça: mantenha uma atividade física regular e tenha uma alimentação saudável para reduzir consideravelmente o risco de demência.

domingo, 16 de agosto de 2009

29º Encontro de Idosos


Dando continuidade às atividades realizadas pelo Projeto de Ações Educativas em Promoção da Saúde no Envelhecimento, desenvolvido pela equipe multidisciplinar do Núcleo de Atenção ao Idoso da UnATI.Uerj, será promovido o 29º Encontro de Idosos Para a Promoção da Saúde, que abrirá as atividades da Programação Educativa e Sociocultural da UnATI.Uerj do 2º Semestre/2009.

A coordenação será da nutricionista Liliane Pacheco que contará com a palestrante, Dra. Luciana Motta – Coordenadora do Núcleo de Atenção ao Idoso da UnATI.Uerj.

Atualmente, é muito importante saber identificar, o quanto antes, se algum distúrbio é ou não uma alteração cognitiva ou início de um quadro demencial, pois possibilitará um tratamento o mais precoce possível, visando uma melhor qualidade de vida ao idoso, preservando assim a sua capacidade funcional e sua autonomia por mais tempo.

“O nosso encontro tem como objetivo debater sobre as principais dúvidas dos idosos e de seus familiares quanto às alterações que podem ocorrer no nosso cérebro com o envelhecimento e que podem levar a diversos distúrbios, dentre eles a perda da memória”- esclarece Liliane Pacheco.


29º Encontro de Idosos Para a Promoção de Saúde da UnATI.Uerj
Tema: “Envelhecimento Cognitivo: O Que Precisamos Saber?!”
Data: 19 de agosto
Horário - 14h
Local: Bloco F da Uerj - Auditório 91 - 9º andar
Entrada Gratuita
Mais informações: (21) 2334.0053 / (21) 2334.0131

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ATENÇÃO!


Neste domingo, dia 16 de agosto, serão realizados exames gratuitos de audição, na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.

A avaliação poderá ser feita, das 9h às 13h, na Avenida Atlântica, esquina com a Rua Santa Clara.

O evento é organizado pelo Centro Auditivo Telex, em parceria com a Sociedade Amigos da Terceira Idade.

Maiores informações pelo telefone (21) 2521-7996.

Uma ótima oportunidade para você avaliar gratuitamente a sua audição. Não perca!


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

INCENTIVO AO EXERCÍCIO


Ontem foi inaugurada mais uma unidade da Academia da Terceira Idade/ Academia Carioca da Saúde do Rio, instalada no Posto de Saúde Dr. Mario Rodrigues Cid, em Campo Grande.

Esta é a terceira academia a entrar em funcionamento na cidade, que já conta com uma unidade no Posto de Saúde Aloysio Amâncio, em Santa Cruz, e outra no Centro Médico de Saúde Harvey Ribeiro de Souza Filho, no Recreio dos Bandeirantes.

Ao todo, dez academias serão instaladas em postos e clínicas por toda a cidade. As unidades são equipadas com dez aparelhos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbica de seus usuários.

Esse projeto é desenvolvido pelas secretarias Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e de Saúde e Defesa Civil.

Fonte: Extra Online

terça-feira, 11 de agosto de 2009

DIA DA TV

Mesmo com todos o desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, a invenção da televisão não pode, de forma alguma, passar em branco. Foram momentos históricos acompanhados por milhões na frente da tela. Acontecimentos que marcaram datas e atingiram números incríveis de telespectadores.

E tudo isso é creditado ao grande idealizador do projeto, o escocês John Logie Baird. A primeira transmissão de TV aconteceu de fato em 26 de Fevereiro de 1926. Mas a data é comemorada em 11 de agosto por ser o dia de Santa Clara, sua padroeira.

Sendo santo, padroeiro ou inventor, o caso é que a televisão é considerada ainda a grande criação da área das comunicações. Pensando nisso, o MSN selecionou acontecimentos históricos que foram acompanhados integralmente pela telinha.

Os marcos vão desde a chegada do homem à Lua até o último capítulo de "Roque Santeiro", que atingiu a incrível marca dos 100 pontos de audiência!

Ficou curioso? É só clicar no link abaixo e relembrar!
http://entretenimento.br.msn.com/famosidades/fotos-galeria.aspx?cp-documentid=21115729&imageindex=2

Leia mais uma vez o texto acima e reveja a galeria de fotos com atenção, pois vou testar sua memória de curto prazo, ok?

Responda, por favor, as perguntas a seguir:
1) Qual o ano que, de fato, se deu a primeira transmissão de TV?
2) Qual foi o primeiro programa transmitido em cores no Brasil?
3) Qual o casal de atores que protagonizou o primeiro beijo em novela, no Brasil?
4) O que ocorreu de importante para a humanidade em 1969?
5) Qual era o nome da vilã da novela Vale Tudo?
6) Que fato triste ocorreu em 1994?
7) Em que país ocorreu o ataque das Torre Gêmeas?
8) Qual foi a novela que alcançou 100 pontos de audiência em 1986?

Confira as respostas ao final da postagem.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

RESPOSTAS:
1) 1926
2) A Copa de 1970, no México.
3) Vida Alves e Walter Foster
4) A chegada do Homem à Lua.
5) Odete Roitman
6) A morte de Ayrton Senna.
7) Nos Estados Unidos.
8) Roque Santeiro.

Como se saiu? Comente.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ANÚNCIOS DE EMPREGO

Atualmente com as aposentadorias cada vez menores, fica difícil não trabalhar, entretanto os aposentados que estão em busca de emprego ou que prestam algum serviço têm uma ótima ferramenta à disposição na internet - o Mural de Trocas - uma espécie de classificados dentro do ótimo Portal Terceira Idade.

Nele, os interessados podem procurar oportunidades e publicar anúncios de trocas de objetos, oferta de serviços, cursos, oferta de emprego, entre outros.

Acesse!

domingo, 9 de agosto de 2009

DIA DOS PAIS

Desconheço o autor


DESEJO A TODOS OS PAIS DO PLANETA TERRA, MUITA SAÚDE E PAZ!


quinta-feira, 6 de agosto de 2009

HOMENAGEM A ADONIRAN

Charge feita especialmente para o Sobre Isso e Aquilo, pelo desenhista Marcatti

Hoje João Rubinato, o Adoniran Barbosa, completaria 99 anos. E eu, como como sua admiradora, não poderia deixar de homenageá-lo.

Escutem uma das suas famosas músicas no vídeo ilustrado abaixo, e tentem se lembrar qual o título da música e o nome da cantora que está fazendo dupla com ele.
Mais um exercício para a sua memória auditiva. Vamos lá!


.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Resposta:
O título da música é Tiro ao Alvaro (1960) e quem está cantando com ele é a Elis Regina.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CARTOONS EM JAZZ


Quem não se lembra da trilha sonora de desenhos animados como "Flinstones", "Batman", "Pantera Cor-de-Rosa" ou "Popeye"?

Pensando nos saudosos da infância, o pianista e compositor italiano Turi Collura apresentou um espetáculo com estas e outras canções de cartoons em ritmo de jazz.

Desafie sua memória auditiva, tentando lembrar de qual desenho ou filme, fazem parte os trechos de algumas das músicas apresentadas no show “Cartoons em Jazz”.

Algumas músicas até apresentam pistas visuais, portanto ATENÇÃO, ao assistir ao vídeo do show!

Para refrescar a memória afetiva do público, além de música há a exibição de imagens dos desenhos no telão atrás do palco. A ideia é "integrar as artes", segundo o músico.

Veja as respostas no finalzinho da postagem.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Respostas:
1ª) Batman, o Homem Morcego
2ª) Pernalonga (?)
3ª) Aristogatas (?)
4ª) Família Adams
5ª) Popeye, o marinheiro
6ª) Homem Aranha
7ª) Pica-Pau
8ª) Os Três Porquinhos

Queridos leitores, não estou muito certa quanto à 2ª e 3as músicas. Me corrijam, por favor, caso a minha memória tenha falhado. Obrigada!




domingo, 2 de agosto de 2009

PENSAMENTO DO DIA


“Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.”
(Luis Fernando Veríssimo)

ATIVIDADES GRATUITAS EM SP

Quem mora na região de Pinheiros, em São Paulo, pode fazer aulas gratuitas de danças, esporte, artesanato e educação na Praça Victor Civita.

Uma associação de cerca de 130 idosos desenvolve as atividades de segunda a sexta-feira.

Confira a programação:

Segunda-feira
8h - Aula de yôga na sede do CIIPE com a professora Marta
9h30 - Ginástica ao ar livre com o professor Emanuel, da Academia Bio Ritmo
10h30 - Projeto OldNet: aulas de computação com o professor Sérgio
14h - Tai Chi Chuan com a professora Luciana
14h - Aula de pintura em tecido com a professora Audila

Terça-feira
9h - Oficina de Memória com a professora Aniza, fonoaudióloga especialista em memória
9h - Tai Chi Chuan com a professora Edna
14h - Pintura a óleo sobre tela com a professora Odete Kiss
14h - Oficina de artesanato com a professora Vera

Quarta-feira
9h30 - Ginástica ao ar livre com o professor Emanuel,da Academia Bio Ritmo
14h - Oficina de Bordado em pedrarias com a professora Emy
16h - Oficina de Bordado em pedrarias com a professora Emy
Quinta-feira
9h - Tai Chi Chuan com a professora Edna
9h30 - Aulas de língua francesa com a professora Ana Maria
14h30 - Aula de dança de salão na sede do CIIPE com a professora Luciana

Sexta-feira
8h - Dança Sênior na sede do CIIPE
10h30 - Pintura em tecido com a professora Odete Kiss
14h - Tai Chi Chuan com a professora Luciana
14h - Pintura a óleo sobre tela, com a professora Odete Kiss

Para participar, basta dirigir-se até o local: Praça Victor Civita (Rua Sumidouro 580)

O plantão de inscrições funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h.

Mais informações com Cida Caprino (8425-2057) ou Odete Kiss (6726-3304).
(Fonte: Diário de São Paulo)