quinta-feira, 30 de abril de 2009

COMBATE AO CÂNCER DE MAMA


29 DE ABRIL - DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é o tumor de maior incidência entre as brasileiras, com mais de 49 mil casos em 2008. Ontem, no dia 29, quando entrou em vigor a Lei Federal 11.664/2008, que determina a realização gratuita de exame mamográfico para todas as mulheres a partir dos 40 anos na rede do SUS, ações despertaram a atenção da população feminina para a causa em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.

Entre as brasileiras de 35 a 65 anos, 31% nunca realizaram um exame de mamografia. O alerta faz parte de uma pesquisa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), realizada pelo Instituto Datafolha.

De 1,8 mil mulheres entrevistadas em 17 capitais, 80% se referiram ao autoexame como o principal método de diagnóstico precoce contra o câncer de mama - o que é considerado insuficiente.

Entre as entrevistadas, 14% não souberam informar nenhuma forma de detectar o câncer precocemente. Para a presidente da entidade, Maira Caleffi, os próprios médicos não incentivam a prática como rotina. "Estamos perplexas com esses dados, pois muitas não sabem da importância da prevenção e as que sabem se previnem de forma errada."

Em situação ainda pior estão aquelas que nunca realizaram nenhum tipo de exame diagnóstico para o câncer de mama. Para 7% das entrevistadas, mamografia, ressonância ou autoexame são práticas inéditas.

Anteontem, a presidente da Femama esteve em Brasília, onde se reuniu com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para cobrar ações mais incisivas.

Entretanto, a vigoração da lei que obriga os serviços públicos em todo o País a oferecer mamografia gratuita para mulheres com mais de 40 anos já é uma ótima notícia.

Avisem as suas filhas, amigas e netas. Prevenção ainda continua sendo o melhor remédio!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

INFLUÊNCIA FRANCESA

Com o início das comemorações do ANO DA FRANÇA NO BRASIL, há oito dias, eu lancei um desafio aos leitores do blog para que lembrassem (olha a memória aí trabalhando de novo, minha gente!) de palavras de origem francesa, que aos poucos foram incorporadas à fala e à escrita em língua portuguesa, os chamados galicismos, por influência da dominação cultural da França, ocorrida até meados do século passado.

Segundo a Wikipédia, galicismo ou francesismo é uma palavra ou expressão de origem francesa, ou afrancesada, tendo ou não mantida a sua grafia original.

Há bem pouco tempo, os galicismos eram combatidos nas escolas. Os cultuadores da língua pátria buscavam criar palavras novas ou indicar outras para substitui-los. Por exemplo, no lugar de buquê (do francês 'bouquet'), deveríamos usar ramalhete.

Entretanto, o fato é que os galicismos são menos prejudiciais à língua portuguesa do que os anglicismos, de origem inglesa. Ambas, português e francês, vieram do latim, ao contrário do inglês, que tem origem anglo-saxônica.

Bem, mas não vamos nos aprofundar mais nesta questão. Agora o que eu quero saber de vocês e se encontraram muita dificuldade para lembrar alguns desses galicismos? Espero que não, pois há inúmeros, principalmente na Gastronomia e na Moda, dois pontos fortes da França.

Fiz uma listinha abaixo para vocês poderem verificar de quantas palavras se lembraram.

Caso esta seja a primeira vez que você esteja lendo este blog, não faz mal, ainda dá tempo de entrar nesse jogo: pegue uma folha de papel, pense e escreva as palavras (galicismos) que recordar.

No início, parece que não são muitas, mas de repente o cérebro desperta, se formam as conexões necessárias e elas começam a pipocar em nossa mente.

Pense....

Não desista....

Pense um pouco mais....

Não fique tentado a ir direto para a lista...

Só mais um pouquinho...

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.


Bem, aí estão. Confiram!

suflê
pavê
musse
glacê
omelete
purê
maionese
filé
garçom
chique
buquê
garagem
abajur
popeline
tricoline
chifom
crochê
maiô
sutiã
paletó
bidê
maquiagem
batom
ruge
marrom
piquenique
raquete
chique
vitrine
balé
boate
bibelô
butique
champanhe
toalete
pierrô
pivô
camelô
cabine
carnê
chofer
cupom
conhaque
edredom
gafe
madame
maquete
pierrô
matinê
guidom
guichê
revanche
conduta
brevê
cabaré
cachê
chantagem
chassi
crepom
croqui
lingerie

Se vocês lembrarem de mais alguma palavra que não esteja nesta lista, me avisem através dos comentários, logo abaixo da postagem. Com a ajuda de vocês, a lista ficará cada vez mais completa.

Não deixem também de fazer seus comentários sobre o blog. O que estão achando das postagens?

PS: Minha filha Paula e a leitora Sonia observaram que eu repeti duas palavras na lista acima. Resolvi não corrigir e aproveitar para que você as descubram. Mais um exerciciozinho de atenção, criado, não intencionalmente, devido a minha própria falta de atenção...hehe!

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Resposta: As palavras repetidas foram pierrô e chique.


terça-feira, 28 de abril de 2009

GORDURAS

Você sabia que existem gorduras que fazem bem ao nosso organismo?

Leia o esclarecedor artigo escrito pela nutróloga Tamara Mazaracki, publicado no JB de 14/04, que você vai saber mais sobre o assunto.

Gordura do bem?

RIO DE JANEIRO - Existe um conceito equivocado de que qualquer gordura prejudicará a nossa saúde, mas nada poderia estar mais longe da verdade. Vejo diversas dietas indicadas por especialistas onde a gordura é tratada como o “vilão” número um. Então tudo se torna diet, light, ultradesnatado. Até a manteiga light já inventaram. E a realidade é que a obesidade continua aumentando no mundo todo. E as mortes por doenças cardiovasculares também!

Podemos perguntar então: poderei comer tudo quanto é fritura e serei saudável? Não, não é bem assim. Existem gorduras do bem e gorduras do mal.

A gordura monoinsaturada (ômega 9) presente no azeite de oliva e sementes oleaginosas, é tida como benéfica por reduzir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom). A gordura poli-insaturada (ômegas 3 e 6) é encontrada nos ovos, na semente de linhaça e nos peixes de água fria (ômega-3); e em óleos vegetais como o de milho, girassol e soja, e sementes oleaginosas como castanhas, amêndoas e nozes (ômega-6). Atuam na saúde do aparelho cardiovascular (redução do LDL, aumento do HDL), na função cerebral e têm ação antiinflamatória global.

A gordura saturada encontrada no coco e dendê é extremamente benéfica, reduz taxas lipídicas e ajuda a acelerar o metabolismo. Já a saturada de origem animal contribui para a elevação do colesterol ruim.

A gordura trans-saturada, a grande vilã, não existe na forma natural, é uma gordura produzida por modificação química nos óleos vegetais. Aumenta o LDL e reduz o HDL, além de acelerar a produção de radicais livres. Deve-se evitar o seu consumo, já que se trata do tipo mais nocivo.

--------------------------

Entenderam direitinho que existem gorduras benéficas ao organismo? Mas antes de sair abusando das gorduras, consulte um nutricionista para avaliar o seu caso em particular.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

NOTÍCIAS - de 20 a 26/04

Esta semana saíram diversas notícias sobre a terceira idade na mídia. Aqui estão elas:

21/04 – SuperVia é condenada por obrigar idosa a mostrar identidade
A juíza leiga Patrícia Fernandes Souza, do 21º Juizado Especial Cível, condenou a SuperVia a pagar uma indenização de R$ 450, a título da danos morais, a Maria Antônia Caldas de Castro. A passageira, maior de 65 anos, moveu uma ação de indenização por ter sido obrigada por um bilheteiro da SuperVia a mostrar sua carteira de identidade para receber o bilhete gratuito mediante apresentação do seu RioCard Sênior.
Leia +
http://extra.globo.com/geral/casosdecidade/transporte/#179101


21/04 – Vereadora apresenta propostas para terceira idade
A vereadora Luciane Compiani Branco apresentou proposta ao Executivo Municipal para beneficiar a terceira idade no Município, através da instalação de diversos equipamentos destinados a atividades físicas, jogos e lazer na Praça Saraiva. São passarelas, trilhos, escadas, rampas, tabuleiros de damas e xadrez e outros equipamentos confeccionados em madeira e projetados especialmente para a terceira idade.

A proposta é baseada em um projeto semelhante realizado pela Prefeitura de São Paulo, que criou a praça da terceira idade, onde idosos têm um espaço dedicado a atividades físicas e de lazer. "As pessoas devem envelhecer com dignidade. Queremos dar à terceira idade um espaço onde possam praticar atividades, se divertir, fazer amigos e conhecer pessoas", disse a vereadora.
Parece que também já tem um projeto de uma praça para idosos, aqui no Rio .


22/ 04 – Mulheres da terceira idade praticam surfe em Salvador
Projeto 'Onda da Felicidade' começou há um mês. 'Vovós' conseguem ficar em pé na prancha, desafiando o tempo e a idade.
Veja o vídeo da reportagem que passou no Globo Esporte:





23/04 – Idosos navegam cada vez mais na Internet
A terceira idade foi o grupo etário com maior crescimento na utilização da internet em 2008. Este tema será debatido, em Madrid, no Congresso Internacional da Web.
Leia+
http://jpn.icicom.up.pt/2009/04/23/idosos_navegam_cada_vez_mais_na_internet.html


23/04 – Unati.Uerj Oferece Workshop Sobre Memória
A Universidade da Terceira Idade (UnATI) na Uerj oferece um workshop sobre os fatores que interferem na memória dos idosos. A Oficina da Memória, que entra em sua 13ª edição, discute a origem dos esquecimentos no cotidiano e a importância dos exercícios para desenvolver estratégias para uma memória eficaz.


WORSHOP SOBRE MEMÓRIA
Dia: 29 de abril (4ª feira)
Horário: 14h
Coordenação: Neurogeriatra Tânia Guerreiro
Local: Uerj (Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã)- no Teatro Odylo Costa Filho – térreo
Entrada: franca
Inscrição: no local, a partir das 13:30h
Público-alvo: pessoas de todas as idades.
Para mais informações: http://www.unati.uerj.br/ ou ligue para (21) 2587-7121.
Fonte: JB Online
Você não pode perder!


24/04 – Idosos sofrem com pouca vitamina D
Uma recente pesquisa realizada pela Escola Paulista de Medicina sugere que 40% da população acima de 65 anos sofre com a carência de vitamina D.

Até mesmo as regiões privilegiadas pela presença permanente do sol, que ajuda na produção desta vitamina, apresentam índices de deficiência.

A vitamina pode ser achada em peixes de água fria, como salmão e bacalhau. Ela é fundamental para o metabolismo ósseo e para a força muscular.
Fonte: Diário de S. Paulo
Não deixe de incluir peixes de água fria na sua alimentação!


25/04 – Passes-livre são entregues a deficientes e idosos em São Gonçalo
O Secretário de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, Adolpho Konder, realiza na próxima quinta-feira a entrega de 200 passes-livre a 100 portadores de necessidades especiais do município e a 100 idosos. O evento acontece a partir das 14h, na primeira Igreja Batista do Alcântara, na Estrada Raul Veiga, nº 330 -Alcântara.
Leia +
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/4/passes_livre_sao_entregues_a_deficientes_e_idosos_em_sao_goncalo_8362.html

25/04 – Idosos a partir de 60 anos têm prioridade na restituição do IR pela Internet
Contribuintes que entregarem logo a declaração do imposto de renda terão prioridade no momento de receber a restituição, se for o caso. A receita Federal privilegia os documentos enviados pela internet (http://www.receita.fazenda.gov.br/). depois, são liberados os entregues em disquete e, por último, em formulário de papel. Como determina o estatuto do idoso, pessoas acima de 60 anos devem entrar nos primeiros lugares na fila da restituição. Por isso, quem fizer tudo direitinho, sem erros, será incluído já no primeiro lote, previsto para o dia 16 de junho.
Leia +
http://odia.terra.com.br/economia/htm/idosos_a_partir_de_60_anos_tem_prioridade_na_restituicao_do_ir_pela_internet_160041.asp

25/04 – Vacinação de idosos contra gripe começa neste sábado
Começa veste sábado a 11ª Campanha Nacional de Vacinação Do Idoso, que vai até o dia 8 de maio. A expectativa é de que cerca de 80% da Pppulação de 60 anos ou mais sejam imunizados, o que representa 15.542.469 pessoas. O objetivo do Ministério da Saúde é evitar internações e problemas de saúde causados pela gripe.
Leia+
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/04/25/vacinacao-de-idosos-contra-gripe-comeca-neste-sabado-755435608.asp


25/04 – Aos 72 anos, idosa adora esportes radicais e faz primeiro voo de asa delta
Aos 72 anos, de cabelos brancos, uma vovó carioca não vacila diante de grandes desafios. Ela adora praticar esportes radicais.
Leia e veja o vídeo da reportagem que passou no RJ TV:
http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1098607-9099,00.html


26/04 – Terceira Idade – Exercício é Essencial
A Organização Mundial Da Saúde (OMS) estima que 1% da população mundial com mais de 65 anos é portadora da Doença De Parkinson.
Leia +
http://www.antonioviana.com.br/2009/site/ver_noticia.php?id=55852


26/04 – Cinema britânico cria regras para impedir algazarra de idosos
Cerca de cem idosos vão a cinema às quartas pela manhã. Funcionários reclamam de comportamento inadequado do público.
Leia +
http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1097347-6091,00-CINEMA+BRITANICO+CRIA+REGRAS+PARA+IMPEDIR+ALGAZARRA+DE+IDOSOS.html
É, minha gente, todo mundo tem direito a se divertir, mas sem perder a compostura, é claro!


domingo, 26 de abril de 2009

COMBATA À HIPERTENSÃO

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão e, por conta disso saíram vários artigos na mídia, todos muito esclarecedores. Entretanto, um se destacou pela clareza e poder de síntese.

O referido artigo saiu ontem, no Jornal do Brasil e é de autoria do cardiologista Cyro Vargues que é presidente do Centro de Estudos do Hospital São Vicente de Paulo. Segue o artigo na íntegra:

A (hiper)tensão diária

O corpo humano é uma máquina com um funcionamento complexo que para operar precisa de harmonia. Em um organismo equilibrado, o coração bate de 60 a 80 vezes por minuto, impulsionando de 5 a 6 litros de sangue para todo o corpo. A força que faz o sangue circular é a pressão arterial, que irá variar de acordo com possíveis barreiras que o organismo pode apresentar.

Os estímulos hormonais e nervosos que regulam a resistência sanguínea são influenciados por diversos fatores internos e ambientais, que vão se agravando com o envelhecimento. Amanhã é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, uma data que serve para alertar a população dos perigos de não manter o corpo em equilíbrio.

O maior perigo da hipertensão é a falta de sintomas aparentes, o que dificulta um diagnóstico prévio e faz com que muitos abandonem o tratamento. A Sociedade Brasileira de Hipertensão estima que 26 milhões de brasileiros sejam hipertensos e somente cerca de 2,7 milhões estão em tratamento. Os sintomas podem ser silenciosos, mas as consequências da doença são graves.

Tratar a hipertensão pode reduzir em 40% as chances de morte por derrame cerebral e em 20% por infarto do miocárdio, além de evitar 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC). Estudo do Ministério da Saúde constata que a doença cardiovascular – a mais séria complicação da hipertensão arterial não controlada – é hoje a principal causa de mortes do Brasil.

As maiores vítimas da hipertensão arterial são os idosos. A população mundial está ficando cada vez mais velha. Segundo a OMS, por volta de 2025, pela primeira vez na história, vai haver mais velhos do que crianças no planeta. No Brasil, o número de idosos deve triplicar até 2050. Com o aumento da estimativa de vida, cuidar da saúde e adotar medidas de prevenção das doenças que atingem a terceira idade, torna-se imprescindível.

.......................................................................................................

Observe no quadro abaixo se você está propensa a sofrer de hipertensão arterial (pressão alta); caso a resposta seja afirmativa, procure atendimento médico para adotar as medidas preventivas necessárias.



Seu coração agradece!

OBS: Queridos leitores, não se esqueçam de responder à pergunta da nova enquete do blog: "Como você acha que a maioria das pessoas vê o idoso, no Brasil?" As opções de resposta, estão logo aí, na coluna ao lado. Obrigada!

sábado, 25 de abril de 2009

SERVIÇOS DE SAÚDE


Defesa Civil comemora 31 anos oferecendo serviços de saúde

Este domingo vai ser de comemoração para a Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro. A corporação completa 31 anos e, para festejar, vai oferecer serviços gratuitos à população, em conjunto com profissionais de outros órgãos da prefeitura.

Um posto vai ficar na Avenida Atlântica, em Copacabana, na altura do Posto Cinco, das 9h às 15h. Quem passar pelo posto vai poder fazer testes de glicose e colesterol, receber orientações contra hipertensão e participar de atividades como shiatsu, dança e jogos interativos. Quem tem mais de 60 anos vai poder se vacinar contra a gripe.

Apareça por lá!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

COMO MELHORAR A MEMÓRIA

No programa Espaço Aberto, exibido no último dia 13, pela Globo News, Tânia Guerreiro - geriatra e coordenadora do Laboratório de Memória da Uerj - dá dicas de como conviver melhor com as falhas naturais que acontecem nas nossas lembranças e ensina com podemos potencializar a memória.

Assista ao vídeo:

Agora só falta você seguir as dicas!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

EXERCITE SUA MENTE

Feriado... Quase nada para fazer... Que tal exercitar um pouco a sua mente?

O jogo é simples, mas requer criatividade para solucionar o problema proposto.

Vamos a ele: O JOGO DOS COPOS

Seis copos estão alinhados, sendo que os três primeiros estão cheios de suco e os outros três estão vazios.


O desafio: arrumar os copos de modo que os copos cheios e vazios se alternem. Contudo, você deve fazer isto movimentando apenas um único copo.

Pense...

Pense mais um pouco...

Pense um pouco mais.... não vale ir direto para a solução.

.


.


.


.


.


.


.


.


.



SOLUÇÃO:
Pegue o segundo copo cheio, despeje seu conteúdo no quinto copo (contando da esquerda para a direita) e retorne o copo 2 ao seu lugar.



Se não conseguiu solucionar este simples desafio, foi porque, inconscientemente, você criou uma regra que não existe: não se pode mexer no conteúdo do copo (isto não foi falado em nenhum momento!).

Este é um tipo de bloqueio mental muito comum: suposições criadas por nossa mente sobre como as coisas devem ser.

Nós estamos cercados de suposições a respeito de porque certas coisas existem e de como funcionam. Acostumamos-nos a aceitar e a não questionar estas suposições.

Na verdade, temos grande dificuldade de enxergar e reconhecê-las. Com muita freqüência, elas são invocadas como razões e justificativas para que as coisas sejam mantidas como estão, imutáveis.

Reconhecer as suposições existentes em nossa mente é o primeiro passo para vencer este bloqueio.

Da próxima vez, tente reconhecê-las; é o primeiro passo para desenvolver sua criatividade!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

CAMPANHA DE VACINAÇÃO


A Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil lança hoje a 11ª CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO CONTRA A GRIPE, às 10 horas, no Retiro dos Artistas. Este ano, a meta do governo é vacinar 80% da população com mais de 60 anos.

A campanha começa no sábado, dia 25, e se estenderá até o dia 8 de maio. A dose, que deve ser repetida todos os anos, será aplicada nos postos de saúde dos 92 municípios do estado do Rio.

A gerente de Doenças Imunopreviníveis e de Transmissão Respiratória da secretaria, Andréa Ayres, explica que o estado concentra o maior número de pessoas com mais de 60 anos no país: eram cerca de 160 mil em 1940, e hoje já são cerca de 1.650.00 pessoas.

Segundo o governo, estudos apresentados pelo Ministério da Saúde mostram que a vacina contra a gripe reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e 32% do total de hospitalizações por pneumonia. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite), e inflação nos brônquios (bronquite).

Serão disponibilizadas 750 mil doses da vacina em 180 postos em toda a cidade.

As pessoas que foram vacinadas nos anos anteriores devem levar o comprovante de vacinação. Também estarão disponíveis vacinas contra tétano e difteria, para aqueles que nunca foram vacinados ou que foram imunizados há mais de 10 anos e precisam de reforço.

Os dados indicam que, se não for tratada, a gripe pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano.

ATENÇÃO! A vacina nunca provoca gripe. Quando isso acontece é porque a pessoa já estava contaminada pelo vírus e não houve tempo suficiente para a ação da vacina ou é apenas um resfriado.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO GRATUITA

Período: de 25 de abril a 08 de maio
Local: Postos de Saúde do Município
Horários: de 2ª a 6ª - das 8 às 17 horas.
Contra-indicação: alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo.

Portadores de doenças neurológicas também não podem receber o imunizante.

Quem estiver com gripe, apresentar estado febril ou sintomas de dengue deve esperar melhorar para depois se vacinar.

OBS: No sábado, dia 25 - dia "D" da campanha - os postos funcionarão, excepcionalmente, das 8 às 17h.

Em caso de dúvidas: ligar para o Telessaúde - tel: 3523-4025 (funcionamento 24 horas)

Não deixe de se vacinar. A prevenção ainda continua sendo o melhor remédio!

terça-feira, 21 de abril de 2009

ANO DA FRANÇA NO BRASIL

O Ano da França no Brasil será aberto oficialmente hoje, no Rio de Janeiro, com uma programação especial que promete levar ao público uma queima de fogos de artifício com o dobro de duração da que tradicionamente ocorre na festa do réveillon em Copacabana. Durante meia hora, o espetáculo inédito no país será realizado sobre o espelho d´água da Lagoa Rodrigo de Freitas.

O show 'O encontro da água e do fogo' será comandado por computadores instalados em quatro balsas posicionadas em pontos estratégicos, além de sistema de monitoramento por satélite.

O espetáculo, que promete ser exclusivo e emocionante, envolverá o trabalho de mais de 500 profissionais, entre técnicos brasileiros e franceses, equipes de mergulhadores, especialistas em engenharia náutica e pescadores.

Os organizadores esperam reunir um público de 1 milhão de pessoas, além de autoridades dos dois países.

O Ano da França no Brasil foi lançado oficialmente em dezembro do ano passado pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, em retribuição ao Ano do Brasil na França, em 2005. A agenda da comemoração prevê eventos que serão realizados até o dia 15 de novembro, em diversas partes do país.

Quem quiser participar da festa de hoje, que tem entrada franca, deve chegar à Lagoa Rodrigo de Freitas por volta das 17h. O espetáculo está previsto para às 20h.

Espero que a chuva não atrapalhe!

PS: Num próximo post, falarei sobre a influência de palavras francesas em nossa língua. Vão pensando desde já sobre alguns desses vocábulos (por exemplo: abajur, garagem). Mais um trabalhinho de memória para vocês!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

NOTÍCIAS DE 13 A 19/04


Estas foram as principais notícias que saíram na mídia de interesse do público-alvo do blog: a terceira idade. Boa leitura!


13/04 – Diabetes 'pode afetar memória e concentração'
O fracasso em controlar o diabetes tipo 2 pode ter efeitos de longo prazo no cérebro, segundo uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia.
Os cientistas acreditam que episódios graves de hipoglicemia - que ocorre quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito baixos - podem levar a perdas de memória, lógica e concentração.
Leia +
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2009/04/13/diabetes-pode-afetar-memoria-concentracao-755245240.asp
Fique atento para controlar os níveis de açúcar no sangue. O controle do diabetes é imprescindível para o bom funcionamento do cérebro!


14/04 – Candidatos participam de seletiva para o Miss São Paulo terceira idade
Jorge Saito (67) e Sônia Rocha Pereira de Lima (64) foram eleitos os mais belos paulistanos de 2009 na tarde desta terça-feira (14) pelo Concurso Mister e Miss Beleza Paulistana.


15/04 – Terceira idade: pode levantar, subir e carregar
Poupados pela família, idosos tendem a praticar menos atividades motoras, reduzindo o desempenho físico, a habilidade, a capacidade de concentração, a coordenação e a segurança.
Leia +
http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=26522&Itemid=1
A manutenção de uma atividade física regular faz-se necessária ao longo de toda vida.


18/04 – Mudanças climáticas aumentam mortalidade de idosos nas metrópoles brasileiras
Os idosos são os mais vulneráveis, mas toda a população sofre.
Leia +
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2009/04/18/mudancas-climaticas-aumentam-mortalidade-de-idosos-nas-metropoles-brasileiras-755342761.asp
Todo cuidado é pouco!


19/04 – Terceira Idade: o bate-papo fiel no supermercado
Centros de compras se transformaram em uma atrativa programação para idosos que se reúnem não para fazer compras, mas para colocar as conversas em dia.
Leia +
http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/04/19/urbana2_0.asp
Atividades sociais de qualquer tipo, são sempre benéficas!


19/04 – Bombeiros dão treinamento às voluntárias da 3ª idade
Garantir que o idoso possa receber primeiros socorros por pessoa preparada para este tipo de atendimento foi o principal objetivo de um treinamento que aconteceu em março. Mais de 70 voluntários dos grupos de terceira idade de Jaraguá do Sul participaram de treinamento de primeiros socorros com instrutores dos Bombeiros Voluntários.

O curso teve 30 horas e os encontros aconteceram as segundas e sextas-feiras, na sede central da corporação. O treinamento foi possível graças a uma parceria entre os Bombeiros Voluntários e o Centro de Convivência da Terceira Idade – da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família.

A partir de agora, a população terá um canal direto para apresentar sugestões ou reclamações sobre os serviços prestados pelos Bombeiros Voluntários. Está funcionando a ouvidoria, através do telefone 2106-1000 ou do e-mail ouvidoria@bvjs.com.br.

De acordo com o comandante do dia, Neilor Vincenzi, a ouvidoria serve para que os bombeiros corrijam as eventuais falhas que possam ocorrer durante os atendimentos, seja de socorro a vítimas de acidentes ou pré-hospitalares.
Fonte: Jornal do Vale do Itapocu
Excelente iniciativa!
.............................................................................

Toda segunda-feira haverá aqui no blog um apanhado das notíciais mais relevantes sobre o tema. Fique de olho!

Ah, e não se esqueça de votar na enquete do blog aí ao lado.

domingo, 19 de abril de 2009

MUSEU DO ÍNDIO

Um excelente programa educativo para hoje (ou qualquer outro dia) - DIA DO ÍNDIO - é fazer uma visita ao Museu do Índio , localizado em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Lá, adultos e crianças terão a oportunidade de conhecer réplicas das moradias dos indígenas, além dos mais variados objetos por eles fabricados.

Este museu é uma instituição governamental, que procura preservar as tradições e o respeito pela diversidade étnica. Possui um grande acervo na Biblioteca Marechal Rondon, que abriga cerca de 70 mil documentos audiovisuais, além de muitos outros.




Como chegar

Metrô:
-Linha 1, Estação Botafogo-


Ônibus:
- Do Centro:
178 (linha Rodoviária-Hotel Nacional)
136 (linha Rodoviária-Copacabana, passando pela Av. Presidente Vargas, Flamengo e rua São Clemente, em Botafogo)
172 (linha Rodoviária-Leblon)

- Da Zona Norte:
409 (linha Saens Peña-Horto, passando pela rua São Clemente, em Botafogo)
410 (linha Saens Peña-Leblon, passando por Flamengo e rua São Clemente)

- Da Zona Sul:
522 (linha Vidigal-Metrô Botafogo, circular por Leblon, Ipanema, Copacabana e Jardim Botânico) 511 , 512 (passam pela rua Voluntários da Pátria)


MUSEU DO ÍNDIO

Local: Rua das Palmeiras, 55 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ - BRASIL

tel: (21) 3214-8702 / 3214-8705


Visitação: de terça a sexta-feira - das 9h às 17h30

Sábados, domingos e feriados - das 13h às 17h

Ingresso: R$ 3 de terça-feira a sábado. Aos domingos, a visitação é gratuita.

Estudantes da rede pública têm entrada franca, assim como pessoas acima de 65 anos.

Peguem os filhos e netos e aproveitem!

CINQUENTENÁRIO DE CARREIRA

Amanhã, dia 19 de abril, é aniversário do Rei e a data que ele escolheu para dar início à turnê que comemora suas cinco décadas de carreira.

Ele nascia há exatos 68 anos, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo e é o artista brasileiro com o maior número de discos vendidos e maior execução em rádio.

O mergulho profissional na música se deu em 1959, quando o jovem cantor, ganhou seu primeiro cachê como crooner da boate Plaza, no Rio de janeiro, e gravou o primeiro compacto de estreia.

Devido ao poder de alcance de sua música, recebeu a alcunha de Rei e, hoje, contabiliza mais de 60 discos lançados e cerca de 100 milhões de cópias vendidas, no Brasil e exterior.

Este ano, sua majestade está em festa, com a agenda de shows lotada e a promessa de um novo CD com canções inéditas.

A festa para celebrar os 50 anos de carreira do Rei Roberto Carlos será amanhã (dia 19 de abril), com um show em sua cidade natal. O evento vai virar especial da toda poderosa Rede Globo.

Afinal, quem é rei nunca perde a magestade...

No "Especial de 50 anos de Carreira do Rei" - http://oglobo.globo.com/cultura/robertocarlos/-você você poderá saber tudo sobre: As Comemorações, As Lembranças da Jovem Guarda, Os seus Amores; assistir a entrevistas e testar seus Conhecimentos sobre o Rei, além de votar na sua música preferida.

O que está esperando? Acesse já!


Escute também uma Seleção de Músicas do Rei e aproveite para fazer um exercício de memória, tentando lembrar os títulos das músicas:

.......................................................................

Queridos leitores, não se esqueçam de participar da enquete do blog, respondendo a pergunta ao lado, e também, de fazerem comentários sobre os posts. Obrigada!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

IDOSOS GANHAM MAIS UMA UNIVERSIDADE

A UNISUAM, em Bonsucesso, inaugurou ontem , dia 16, sua Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).

O objetivo do programa é garantir aos idosos instrumentos que os tornem capazes de enfrentar as mudanças físicas e emocionais desta etapa da vida. Neste sentido, a instituição oferecerá cursos de capacitação, orientação e serviços de saúde específicos, além da possibilidade de lazer.

O lema do projeto é proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Alguns cursos oferecidos:
- Ginástica Sênior
- Dança Sênior e Dança de Salão
- Oficina de Massoterapia
- Coral
- Foto e Memória
- Artesanato
- Estética
- Nutrição
- Informática
- Curso de italiano
- Oficina de Leitura e Interpretação

O aluno poderá participar de todas as atividades em curso no período da inscrição. Poderá ainda participar das atividades de curta duração abertas a todos, tais como workshops, palestras, solenidades e festas.

OBS: Por orientação médica, os alunos que desejarem inscrever-se em alguma atividade física deverão cursar uma atividade por dia e ainda, só poderão frequentar as aulas com a apresentação de atestado médico ao professor no primeiro dia de aula, declarando estar apto a realizar aquela atividade física, mesmo que este curso ou oficina esteja na área EXTRACURRICULAR.

Horário de funcionamento:
Manhã:
das 8h às 11h
Tarde: das 14h às 17h

Para ingressar você precisa de:
- Ter no mínimo 60 anos completos ou a completar até março do ano corrente;
- CPF;- identidade original;
- comprovante de residência original;
- nome e telefone de um contato pessoal;
OBS.: o contato pessoal não pode morar na mesma residência que o aluno.
Mensalidade: R$20,00

Local das inscrições:
Setor de Eventos da Unisuam ( Avenida Paris, 72 – Bonsucesso – Rio de Janeiro)


Excelente oportunidade para todos os idosos, principalmente os que moram na Zona Norte. Inscrevam-se já!

A MAIS LINDA VOZ DO PLANETA

Se você passou dos 60, já ouviu falar de Íris Lettieri, se não ouviu, pelo menos com certeza já escutou a sua voz.

Hoje, com 68 anos, Íris teve seus dotes descobertos aos 16, quando começou a trabalhar como locutora na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro. Foi a primeira apresentadora de telejornal do país, no histórico Jornal de Vanguarda da TV Excelsior. Também trabalhou como modelo e atriz de teatro e TV.

O timbre aveludado e grave de sua voz ganhou fama mundial quando foi contratada, em 1976, para ser locutora oficial de som do Galeão, inclusive sendo considerada a mais linda voz do planeta, numa enquete mundial promovida pela revista alemã Der Spiegel.

Infelizmente, em dezembro, haverá o último chamado da locutora, pois a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), cancelou oss serviços de avisos sonoros, decisão já adotada em todo país, pois considera que a medida gerará mais conforto aos passageiros pela redução da poluição sonora nos horários de maior movimento.

Para a Infraero o dever de avisar os passageiros é das companhias aéreas na sala de embarque. Os que estiverem circulando pelo aeroporto, lendo uma revista ou tomando um café, deve atentar-se para as informações dos painéis eletrônicos.

Pra quem tem saudade, não se lembra ou não conhece a voz da Íris, entre no site dela (http://www.irislettieri.com.br/) que tem umas amostras e também fotos, pra quem tem curiosidade de conhecer a aparência da dona da voz mais popular dos aeroportos brasileiros.

Nesta semana de CAMPANHA DA VOZ, nossa singela homenagem a mais popular profissional da voz do país.

Assista ao vídeo e se deleite com sua bela voz!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DA VOZ

Hoje - dia 16 de abril - comemora-se o Dia Mundial da Voz, especialmente reservado para conscientizar a população de sua importância, suas possíveis alterações e os cuidados que devemos ter para mantê-la sempre saudável.

Entretanto, o Conselho Regional de Fonoaudiologia vem reservando há cinco anos, não apenas um dia, mas toda semana para que possa alcançar o maior número de pessoas em sua ação preventiva.

Raramente paramos para refletir... mas...

A voz nos permite dizer aquilo que pensamos...ou não...

A voz nos permite cantar no chuveiro... pobres vizinhos!

A voz nos permite, dar aquele grito quando estamos zangados ou felizes....

E as gargalhadas??? Ah, as gargalhadas...Ela também nos permite fazer isso, contagiando as pessoas à nossa volta!

A voz é tão importante...mas tantas vezes negligenciada!!!

Que neste dia, façamos uma pequena pausa e reflexão sobre a sua real importância.

Sua VOZ, instrumento primordial de comunicação, AGRADECE!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

TESTE

Dando continuidade a V Campanha da Voz, responda a um questionário criado pela fonoaudióloga Mara Belhlau, para que você possa identificar possíveis problemas.

Antes de começar, pegue uma folha de papel e um lápis (ou caneta) para que você possa marcar quantas respostas às perguntas forem positivas; isto é quantas forem respondidas com um "sim".

Vamos ao teste:

TESTE AQUI COMO VOCÊ TEM CUIDADO DA SUA VOZ

1) Tem voz rouca ou muito diferente dos outros?
2) Fica frequentemente rouco por mais de dois dias?
3) Apresenta falhas na voz?
4) Perde a voz com facilidade?
5) Cansa quando fala?
6) Faz esforço ao falar?
7) Fica com as veias dos pescoço saltadas ao falar?
8) Grita demais?
9) Fala baixo demais?
10) Usa a voz muito alta, "ardida" ou "estridente"?
11) Tem voz fina (aguda) ou grossa (grave) demais?
12) Fica com voz diferente após esportes, festas, acampamentos etc...?
13) Acorda sem voz?
14) Chora demais com muito esforço?
15) Pigarreia?
16) Tosse frequentemente?
17) Reclama de dor ou ardor na garganta?
18) Queixa-se de garganta seca?
19) Fala demais?
20) Fala muito rápido?
21) Imita frequentemente vozes ruins?
22) Tem que se esforçar para ser ouvido (a) em casa?
23) Tem alergias respiratórias?
24) Tem resfriados frequentes?
25) Tem respiração ruidosa?
26) Tem amigdalites, laringites ou faringites frequentes?


RESULTADO DO TESTE:

Se você respondeu "sim" a mais de 3 perguntas - fique atento(a) e veja o que pode ser feito para modificar esses aspectos.
Se respondeu "sim" a mais de 6 - procure um especialista para uma melhor avaliação e orientações necessárias.

Qualquer dúvida, consulte um fonoaudiólogo!

terça-feira, 14 de abril de 2009

CUIDADOS COM A VOZ

VOZ é o som produzido pelo ser humano e expressa suas emoções e pensamentos. É instrumento de aproximação entre os indivíduos e sem ela nossa comunicação e convívio social e profissional ficam prejudicados.

A utilização incorreta ou abuso vocal pode levar ao aparecimento de problemas na produção da voz, surgindo qualidades indesejáveis ou mesmo alterações mais graves.

Nossa voz se modifica durante toda a vida. Independente da idade, com cuidados adequados, podemos mantê-la sempre sempre saudável ou melhorá-la, proporcionando qualidade à saúde da comunicação do indivíduo.

Aí vão algumas dicas que podem facilitar os cuidados com a voz:
  • Tomar água em abundância, de preferência à temperatura ambiente, é extremamente importante para manter todo organismo hidratado.

  • Evite o abuso vocal. Não grite.

  • Cuidado com o ruído ambiental, ele provoca o aumento de intensidade da voz levando ao abuso vocal.

  • Evite a ingestão de alimentos e bebidas geladas ou quentes em excesso.

  • Evite o cigarro ou qualquer tipo de drogas. Suas toxinas irritam a mucosa das vias aéreas e, consequentemente, sua garganta.

  • Não pigarreie ou raspe a garganta. Tais atos provocam atrito, podendo levar a lesões.

  • Cuidado com o vestuário. Roupas ou acessórios muito apertados dificultam a movimentação livre das estruturas pulmonares, dificultando a respiração.

  • Caso utilize a voz profissionalmente, não esqueça de realizar regularmente exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal, sob orientação fonoaudiológica.

  • Observe sempre sua voz. Em caso de alteração importante, consulte seu fonoaudiólogo. ( Lei 6965/81 )

Campanha Voz Saudável, Gente Consciente - Realização CRFa1 - RJ

segunda-feira, 13 de abril de 2009

SEMANA DA V CAMPANHA DA VOZ

Hoje, teve início a V CAMPANHA DA VOZ, sob o tema “Voz saudável, gente consciente”.

Profissionais e estudantes de fonoaudiologia estarão, de 13 a 19 de abril, voltados à orientação e divulgação dos cuidados com a Voz, espalhados em diversos pólos, em prol de um estado com voz mais saudável.

Preparado para analisar as questões da comunicação em seu sentido mais amplo, o fonoaudiólogo é o profissional que avalia, diagnostica, trata e previne, além das alterações da voz, também as da fala, da linguagem e da audição.

Foram formados 70 núcleos em todo o estado para a conscientização da necessidade dos cuidados com a voz, em escolas, universidades, hospitais, postos de saúde, praças, centros comerciais, empresas públicas e privadas, levando informações sobre os cuidados com a voz e formas de prevenção de problemas vocais.

Procure um pólo mais próximo de você para obter as orientações necessárias!


PÓLOS NO RIO DE JANEIRO

Coordenador: Karla Correia Simão Araújo
Local: Fundação Leão XIII – Morro de São Carlos
Endereço: Rua São Carlos, s/n - Estácio
Data: 16 de abril

Coordenador: Christiane Bragazzi Lopes Figueira
Local: Auditório do Hospital Copa D’or
Endereço: Rua Figueiredo de Magalhães, 875 - Copacabana
Data: 13 de abril, de 10h às 16h

Coordenador: Ângela Albuquerque Garcia
Local: UFRJ
Endereço: Cidade Universitária – Ilha do Governador
Data: 13 a 16 de abril

Coordenador: Karine Rhein
Local: igreja, escola e instituição de ensino profissionalizante
Endereço: Engenho de Dentro, Cachambi, Méier e Copacabana
Data: 13 a 17 de abril

Coordenador: Adriana da Cunha Duarte Padula
Local: Centro Paroquial Dom Hélder Câmara
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 300 - Leblon
Data: 13, 15 e 16 de abril

Coordenador: Claudia Maria de Lima Graça
Local: Programa Social da Mangueira
Endereço: Rua Santos Mello, 73 - São Francisco Xavier
Data: 16 a 30 de abril

Coordenador: Danieli Viegas de Andrade
Local: Posto de Saúde Dr. Nascimento Gurgel
Endereço: Rua Mercúrio, s/n - Pavuna
Data: 13 e 17 de abril

Coordenador: Flavia Viegas de Andrade
Local: PAM Maria Cristina Roma Paugartten – PAM Ramos
Endereço: Rua Joaquim Gomes S/N - Ramos
Data: 14 de abril

Coordenador: Márcia Monteiro
Local: Posto de Saúde e Escola
Endereço: Av. Cecílio Pedro - Bangu
Data: 13 de abril

Coordenador: Fernanda Cotilha de Paula
Local: Escola Tati Biti
Endereço: Rua Juiz de Fora, 22 - Grajaú
Data: 15 de abril

Coordenador: Graciane Carla Macedo Vital de Oliveira
Local: Mais Saúde Clínica Médica
Endereço: Av. Santa Cruz, 2.851 – Padre Miguel
Data: 13 a 17 de abril

Coordenador: Juliana Pinto Schuenck
Local: O Tablado
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 795 - Lagoa
Data: 13 a 18 de abril

Coordenador: Lilian dos Santos Silva Souza
Local: Coordenadoria Regional de Educação 5ª CRE – Prefeitura do Rio
Endereço: Rua Marupiara – Rocha Miranda
Data: 15 de abril

Coordenador: Lucia Helena Ferreira
Local: CMS Hamilton Land
Endereço: Av. Edgard Werneck, 1.601 – Cidade de Deus
Data: 13 e 17 de abril

Coordenador: Marcelle Cristina dos Santos Miguel
Local: Universidade Veiga de Almeida
Endereço: Rua Ibituruna, 108 - Tijuca
Data: 17 de abril

Coordenador: Natalia Soares Ribeiro de Araújo de Oliveira
Local: Associação de Solidariedade à Criança Excepcional
Endereço: Rua Uarumã, 80 - Higienópolis
Data: 13 a 19 de abril

Coordenador: Patrícia Campos Kickinger
Local: 3ª Coordenadoria Regional de Educação
Endereço: Av. 24 de Maio, 931 – Fundos – Subprefeitura Engenho Novo
Data: 13 a 15 de abril

Coordenador: Patrícia da Silva Lopes
Local: Shopping Pólo 1
Endereço: Estrada do Portela, 99 - Madureira
Data: 17 e 18 de abril

Coordenador: Renata Gavina
Local: Universidade Estácio de Sá – Campus Rebouças
Endereço: Rua do Bispo, 83 – Rio Comprido
Data: 13 a 16 de abril

Coordenador: Renata de Azevedo Aragão
Local: Depto. de Clínicas da Associação dos Empregados no Comércio
Endereço: Av. Rio Branco, 120, 14º andar - Centro
Data: 13 a 19 de abril

Coordenador: Silvia Lúcia de Freitas José
Local: Colégio Tales de Mileto e Centro de Dança de Salão Baila Comigo
Endereço: Est. da Cambota, 774 e Av. Cesário de Melo, 2.088 – Campo Grande
Data: 18 de abril

Coordenador: Tânia Regina Simões Pereira (euzinha!)
Local: Hospital Municipal Rocha Maia
Endereço: Rua Gal. Severiano, 91 - Botafogo
Data: 07 de abril


Coordenador: Ana Elisia dos Santos Gonçalves
Local: Clinica South América - Bangu
Endereço: Rua Sul América, 1.643 - Bangu
Data: 13 e 15 de abril

Coordenador: Rose de Almeida Cruz Labre
Local: Calçadão de Campo Grande
Endereço: Rua Coronel Agostinho
Data: 17 de abril

Coordenador: Eugenia Macedo da Costa Colaço
Local: Diretoria de Apoio Operacional – Call Center – Detran-RJ
Endereço: Av. Pres. Vargas, 817 / 27º andar - Centro
Data: 13 a 17 de abril

Coordenador: Daniele de Almeida Anjo de Pinho
Local: Escola Charminho
Endereço: Estrada da Caroba – Campo Grande
Data: 13 a 18 de abril

Coordenador: Ana Cristina Trindade de Almeida
Local: Programa Saúde da Família – UVA – Campus Arcos da Lapa
Endereço: Rua do Riachuelo, 27 - Lapa
Data: 14 e 16 de abril

Coordenador: Lucia Gerundo Guerra Leal
Local: Clínica Médica São Tomaz
Endereço: Rua Tereza Guimarães, 185 - Botafogo
Data: 08 de maio

Coordenador: Sandra Kalil
Local: Policlínica Alberto Borgeth
Endereço: Rua Manuel Martins, 153 - Madureira
Data: 13 e 15 de abril

Coordenador: Mirian Torres Cordeiro
Local: Paróquia Imaculada Conceição
Endereço: Rua Humberto Cozzo, 41 - Recreio
Data: 14 e 15 de abril

Coordenador: Lúcia Lai Keun Dang
Local: Centro de Cidadania Vida Nova
Endereço: Estrada Padre Roser, nº 146 – Vila da Penha
Data: 16 de abril

Coordenador: Rosane Borda D’Água de Almeida Braga
Local: Pró-Cardíaco Pronto Socorro
Endereço: Rua Dona Mariana, 333 – Botafogo
Data: 15 de abril

Coordenador: Rosane Borda D’Água de Almeida Braga
Local: Hospital São Vicente de Paulo
Endereço: Rua Dr. Satamini - Tijuca
Data: 13 de abril

Coordenador: Cristiane Maria de Souza da Silva
Local: PSF Manguariba -
Endereço: Av. Canal - Manguariba
Data: 14 e 15 de abril

Coordenador: Cristiane Maria de Souza da Silva
Local: PSF Cattapreta
Endereço: Rua José Boanerges – Santa Cruz
Data: 15 e 16 de abril

Coordenador: Julianna Ferrer de Oliveira
Local: 8ª Coordenadoria Regional de Educação
Endereço: Rua Biarritz, 31 - Bangu
Data: 15 de abril

Coordenador: Rita Leniza
Local: Centro Universitário Celso Lisboa
Endereço: Rua 24 de Maio, 797 - Sampaio
Data: 13 a 17 de abril


DEMAIS LOCALIDADES VEJA EM:
http://www.crfa1.org.br/nucleo_voz.htm

Durantea semana estaremos abordando aqui no blog, diversos assuntos ligados ao tema. Não percam!

NOTÍCIAS

Estas foram as últimas notícias que saíram sobre a terceira idade na mídia. Confiram!


06/04 – Índice de preços da terceira idade sobe 1,51% no 1º trimestre

SÃO PAULO - O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i) teve alta de 1,51% no primeiro trimestre deste ano, menos do que o 1,60% registrado nos três últimos meses de 2008, informou nesta segunda-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O indicador, que mede a variação de preços da cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por indivíduos com mais de 60 anos de idade, foi influenciado pelo movimento do grupo Vestuário, que passou de avanço de 2,27% para queda de 1,01% entre o quarto trimestre do ano passado e os primeiros três meses de 2009.

Fonte: Globo.com


06/04 – Pirenópolis, em Goiás, promove encontro para a terceira idade que já está na nova edição

A cidade de Pirenópolis, em Goiás, é conhecida pela arquitetura colonial e por oferecer belos cenários aos visitantes. Mas, nos últimos anos, por causa dos diversos encontros destinados a esse público, a região também passou a ser reconhecida como um endereço da terceira idade.

Os eventos ganharam fama em todo o Brasil. Tanto que a Câmara de Vereadores local instituiu a última terça-feira do mês de junho como o Dia da Melhor Idade de Pirenópolis. O vereador Edmundo Siqueira, autor do projeto, acredita que a iniciativa é importante para divulgar os encontros.

Neste ano, o Encontro da Melhor Idade de Pirenópolis, que é um dos mais concorridos do país, chega à nona edição. A história do evento é curiosa. No início dos anos de 1990, a mãe da organizadora Mércia Crema teve problemas de saúde. Para curá-la, a família participou de uma série de atividades em conjunto e percebeu que os resultados foram impressionantes. Sensibilizada com a recuperação da mãe, Mércia criou um projeto parecido na Pousada dos Pireneus para um grupo pequeno de idosos.

– No começo, eram 30 pessoas. Depois, 80 pessoas. E não parava de crescer. Hoje, nossos encontros têm mais de 300 – comenta.A cada edição, um tema para as festas é escolhido pelos organizadores. Depois de Espanha, Portugal, México e Arábia, a decoração do encontro deste ano será inspirada nas belezas do Caribe.

Desde o primeiro Encontro da Melhor Idade, artistas consagrados da música brasileira, como Jerry Adriani e Jair Rodrigues, animam as noites dos participantes. Na última edição, o convidado foi o cantor Agnaldo Rayol. O convidado deste ano é o cantor Sidney Magal, que apresentará um grande show na noite do dia 17 de junho.


Informações: (62) 3331-1345

Ótima pedida, para quem quer se divertir! Anote na agenda.


08/04 - Comissão do Senado aprova projeto que cria Fundo Nacional do Idoso

BRASÍLIA - A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou há pouco projeto que institui o Fundo Nacional do Idoso, para financiar programas e ações relativas à população idosa. A proposta, originária da Câmara dos Deputados, também autoriza deduzir do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas as doações efetuadas aos fundos nacional, estaduais e municipais do Idoso. A matéria seguirá agora para exame final em plenário.


08/04 - Atletas idosos se tornam os reis da disposição

No Rio de Janeiro, aconteceu o Campeonato Brasileiro Master de Atletismo. As idades dos atletas variam de 30 a 92 anos. Eles mostraram muita energia nas provas e que o esporte prolonga a vida.

Veja o vídeo da reportagem que passou no Jornal Nacional:



Mire-se nesses exemplos e comece já uma atividade física!


11/04 – Amor de Laksmi e Shankar volta à tona

O encontro de Laksmi (Laura Cardoso) e seu amor do passado, Shankar (Lima Duarte), vai abalar as estruturas da megera em Caminho das Índias, da Globo. Por obra do acaso, os dois se cruzam no templo e ficam transtornados. De tão emocionado, o brâmane não consegue disfarçar e fixa os olhos na antiga namorada.

Saudoso, Shankar confessa para Guru (Adilson Magha) que sente como se o tempo não tivesse passado e lamenta por ainda não ter esquecido Laksmi. Mal sabe ele que Opash (Tony Ramos), seu maior rival, é na verdade fruto dessa antiga paixão....

Acho que teremos pela frente um belo romance da terceira idade!


11/04 – Exercícios físicos contra os tombos na terceira idade

RIO - Fazer exercícios físicos para fortalecer os músculos, melhorar o equilíbrio e aumentar a flexibilidade é prática fundamental na terceira idade. Com isso, são reduzidos os riscos de quedas, a sexta causa de mortes de idosos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O Rio também está atento ao problema: no segundo semestre, começam as obras da primeira Praça do Idoso/Estação de Prevenção de Quedas do Rio, em Copacabana.

Leia mais: http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2009/4/exercicios_fisicos_contra_os_tombos_na_terceira_idade_5771.html


12/04 – Anorexia na terceira idade
Uma doença comum entre os jovens, que sofrem para se adequar aos atuais padrões estéticos, também afeta os idosos. Nessa idade, a anorexia não tem ligação com a imagem diante do espelho, como no caso dos adolescentes que buscam uma silhueta magérrima a qualquer custo. Mas é um sintoma que esconde um outro problema. Algo não vai bem além da falta de apetite. Geralmente, a magreza extrema na terceira idade está ligada à depressão. Esse é um diagnóstico difícil de ser detectado, pois os familiares e os médicos costumam se alarmar apenas com o excesso de peso.

Leia mais: http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/04/12/urbana2_0.asp


12/04 – Agência de Curitiba encontra pares para maiores de 60

Formar casais com mais de 60 anos virou uma especialidade de uma agência de casamentos de Curitiba. De acordo com a diretora da agência Par ideal, Sheila Rigler, o envelhecimento da população e a longevidade do sexo feminino têm provocado um fenômeno de solidão para mais da metade das mulheres acima de 60 anos.

Leia mais: http://jornale.com.br/index.phpoption=com_content&task=view&id=18997&Itemid=52

O mesmo fenõmeno deve estar ocorrendo nas agências aqui do Rio.


Semana que vem tem mais!

domingo, 12 de abril de 2009

PÁSCOA


Páscoa é ressurreição.

Ressurreição é:
Reflexão...
Mudança...
Recomeçar...
Páscoa é transformar...
Transformar uma vida,
antes sem esperança nem alegria,
em uma vida cheia de esperança
na busca da realização dos nossos sonhos.

É preciso recomeçar de novo, e novamente
e quantas vezes for necessário, para que
todos os nossos sonhos sejam transformados em realidade.

Para você, um feliz recomeçar!

sábado, 11 de abril de 2009

CHOCOLATE AMARGO – AMIGO DO CORAÇÃO?

Neste período de Páscoa, em que todas as lojas ficam repletas de chocolates e as vendas extrapolam, fica praticamente impossível resistir à tentação de comer ao menos um pedacinho.

O Brasil é o segundo no ranking mundial dos produtores de ovos de Páscoa, só perdendo para a Inglaterra; este ano estima-se que haverá um aumento na produção de 4,8% em relação ao ano passado.

Quem não gosta de chocolate? Difícil achar quem não goste! É uma das preferências no mundo das guloseimas, pois além de proporcionar sensação de prazer e bem-estar, é rico em carboidrato e é fonte de energia.

Além disso, a semente do cacau contém uma substância que age como protetor cardiovascular e reduz o colesterol ruim (LDL) - os tão aclamados flavonóides - presentes também no vinho tinto e no chá verde.

Há vários tipos de chocolate: ao leite, branco, meio-amargo, amargo e puro; entretanto o que é mais recomendado para saúde é o amargo (não contém leite e tem maior quantidade de cacau - acima de 63%), desde que não ultrapasse a 30g diárias, pois é altamente calórico (9 cal/g) e fonte de gorduras saturadas, fatores que podem levar à obesidade e à síndrome metabólica.

Caso, no futuro, realmente se bata o martelo em relação aos benefícios do chocolate e os pesquisadores recomendem sua ingestão diária, tal qual as 5 porções mínimas de frutas e vegetais, certamente não será um grande sacrifício para nós.

Nesta Páscoa, faça uma escolha consciente, e dê preferência ao chocolate amargo ou no mínimo, meio amargo!
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Queridos leitores, não se esqueçam de responder a nova enquete do blog, na coluna ao lado, e deixar seus comentários e sugestões. Obrigada!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

PEIXE, SINÔNIMO DE SAÚDE

Quer curtir a Páscoa sem sair da dieta? Coma Peixe. Mesmo que você não costume seguir as tradições, troque a carne ou frango pelo peixe. Além de balancear sua alimentação, você cuida da saúde.

Cinco razões para colocar o peixe no seu cardápio

TOP das Proteínas: a proteína do peixe é muito bem absorvida pelo corpo, além de ter mais qualidades do que as proteínas de carnes bovinas e suínas.

Amigo do Coração: Comendo peixes, você aumenta a quantidade de gorduras boas no seu organismo, como, por exemplo, o ômega-3. Esse tipo de gordura ajuda na diminuição de doenças cardiovasculares e atua melhorando o sistema imunológico

Delicioso e Saudável: Os peixes têm menos gorduras saturadas e colesterol se comparados com a carne bovina e suína.

Vitaminado: Os peixes são ricos em vitaminas (A, E e D) e minerais como sódio, potássio, magnésio, ferro, fósforo, iodo.

Versátil: O peixe pode ser preparado de diversas maneiras. Grelhado, cozido, ensopado, assado e, até mesmo, cru. Só evite o frito. Escolha e aproveite!

Aproveite a Semana Santa e passe a incluir mais peixe no seu dia-a-dia.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

WORKSHOP GRATUITO

O Centro de Convivência da UnATI.Uerj promoverá no próximo dia 15 o Workshop “Passos Seguros na Terceira Idade” e a convidada será a Fisioterapeuta Therezinha de Jesus. Leiam os detalhes:

Em todos os momentos de nossa vida, elementos como a auto-estima e a busca da satisfação pessoal em atividades do cotidiano são instrumentos na realização plena do ser humano. Com o objetivo de propiciar métodos e conscientizações, visando a capacitação física e mental da pessoa idosa e para aprofundar o debate sobre o tema a UnATI/Uerj promoverá o referido Workshop.

Será realizado através de uma metodologia de trabalho que comporta relatos de experiência profissional, técnicas de consciência corporal e mental atrávés do pensamento holístico, além de uma prática de vivência com os participantes.

“A busca constante por uma melhor qualidade de vida é muito importante não apenas para os idosos, mas também para as pessoas das demais idades. Nesse sentido, precisamos buscar em nossos afazeres diários, atividades que possam nos trazer alguma satisfação pessoal. A importância do nosso trabalho deve ser compreendida através do equilíbrio da relação entre a parte física e a parte mental de nosso corpo” esclarece Therezinha de Jesus, coordenadora do evento.

WORKSHOP "PASSOS SEGUROS NA TERCEIRA IDADE"
Dia: 15/04 (4ª feira)
Local: Uerj (Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã -Auditório 91 – 9º andar - Bloco F)
Público-alvo: pessoas de todas as idades interessadas pelo tema
Entrada franca
Informações: http://www.unati.uerj.br/ ou pelo tel: (21) 2587-7121.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

DEPRESSÃO E O IDOSO

É inegável que a população mundial esta envelhecendo. O aumento do número de pessoas com mais de 60 anos não está mais restrito a países desenvolvidos, como os europeus. Hoje, países da África e América Latina - dentre eles o Brasil - vivenciam o envelhecimento mundial.

Essa mudança no quadro populacional se deu em razão da melhoria nutricional, avanços da medicina e redução na taxa de mortalidade, dentre outros fatores.

Numerosas são as consequências desse fenômeno; uma delas diz respeito à saúde mental da terceira idade, com uma maior incidência para a depressão que pode acompanhar também outras doenças como câncer, Parkinson, Alzheimer, diabetes ou por uso de alguns medicamentos.

Trata-se de uma doença frequente em todas as fases da vida, mas que vem se acentuando entre indivíduos senis. Estima-se que cerca de 15% de idosos apresentem alguns sintomas depressivos e cerca de 2% deles tenham depressão grave. Esses números são ainda maiores entre idosos internados em asilos ou hospitais.

A depressão na população idosa, embora frequente, é pouco diagnosticada. O profissional que der o primeiro atendimento ao idoso precisa estar atento e informado para detectar pequenos sinais que denunciem o problema.

O processo de envelhecimento mascara e dificulta o diagnóstico de depressão. O idoso geralmente apresenta como queixa inicial, a perda da memória ou falta de concentração, apatia, fadiga ou distúrbios do sono.

A utilização de terapias farmacológicas deve ser bem orientada, pois geralmente os idosos já tomam muitos medicamentos, e as interações entre eles podem trazer graves consequências, como tonturas e quedas.

A visão negativa do envelhecimento pode interferir na adaptação social, bem estar e postura da sociedade em relação aos idosos. Em razão desse envelhecimento, sentimentos como proximidade da morte, início da última etapa da vida, sensações de perda de estatus ocupacional e econômico, desencadeiam uma condição depressiva que pode ser acentuada se existirem sensações de insuficiência, inutilidade, ansiedade e irritabilidade.

Cabe a nós, entender e passar para o idoso que envelhecer é um fenômeno natural. Com o passar dos anos ocorre diminuição das funções celulares e metabólicas, que naturalmente vão produzindo algumas perdas (força física, elasticidade, perdas sensoriais etc...). Aceitar este fato já é meio caminho andado!