terça-feira, 31 de março de 2009

DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO

Quem não se lembra dos tempos da Jovem Guarda? Bons tempos esses, não?

Para ativar a memória, aí vai um vídeo de 1967, do Rei Roberto Carlos cantando a música "E Por Isso Estou Aqui". A letra, para quem esqueceu, está logo abaixo.



E Por Isso Estou Aqui
(Roberto Carlos)

Olha dentro dos meus olhos
Vê quanta tristeza de chorar por ti, por ti
Olha eu já não podia mais viver sozinho
E por isso eu estou aqui

De saudade eu chorei e até pensei que ia morrer
Juro que eu não sabia
Que viver sem ti
Eu não poderia

Olha quero te dizer todo aquele pranto
Que chorei por ti, por ti
Tinha uma saudade imensa de alguém que pensa
E morre por ti

De saudade eu chorei e até pensei que ia morrer
Juro que eu não sabia
Que viver sem ti
Eu não poderia

Olha quero te dizer todo aquele pranto
Que chorei por ti, por ti
Tinha uma saudade imensa de alguém que pensa
E morre por ti


Aproveite esta música para relembrar o que você fazia nesta época, quais eram os seus amigos, onde morava, etc. Recordar é viver!


segunda-feira, 30 de março de 2009

LAPSOS DE MEMÓRIA - COMO REVERTER



CINCO HÁBITOS PARA REVERTER OS LAPSOS

Pesquisas recentes mostram que o estilo de vida influencia as funções dos neurônios. Escolhas saudáveis, portanto, podem prevenir e até mesmo reverter às falhas na memória. Especialistas da área revelam os cinco principais hábitos que, incorporados ao cotidiano, podem assegurar ou avivar suas lembranças.


1) Durma bem
O senso comum diz que com uma boa noite de sono o cérebro funciona melhor e lembra melhor. Diversos estudos sugerem que, durante o sono, o cérebro processa as experiências do dia, fortalecendo as conexões entre neurônios que foram formados durante o dia. Isso pode permitir lembrar a informação mais facilmente no dia seguinte. Especialistas também acreditam que, enquanto dorme, o cérebro do indivíduo enfraquece algumas conexões neuronais antigas para dar espaço a novas. Esse processo atua como uma faxina, descartando informações desnecessárias.

Para manter o bom funcionamento da memória, a maioria das pessoas precisa ter, no mínimo, de 6 a 8 horas de sono por noite. Algumas pesquisas mostram que exercício aeróbico intenso e um banho quente de 60 a 90 minutos podem ajudar a conseguir essa quantidade de sono pelo aumento da temperatura corporal e pela liberação de hormônios que despertam o sono. Para o efeito da sedação, é preciso fazer estas atividades, no mínimo, duas horas antes de ir dormir. Se forem feitas na hora de ir para a cama, elas fazem efeito contrário.


2) Mexa-se
Especialistas concordam que práticas aeróbicas melhoram a memória porque elevam a qualidade do sono. Mas atividades físicas podem trazer outros benefícios. Feitos a qualquer hora, exercícios moderados fazem com que o cérebro receba mais sangue, o que significa que ele adquire mais oxigênio e nutrientes. Ambos auxiliam os neurônios a trabalhar de forma mais eficiente.

Exercícios aeróbicos também aprimoram a memória pela liberação do stress. Quando o indivíduo está estressado, libera hormônios como o cortisol, que produz energia para ajudar o corpo a lidar com uma situação desafiadora. No entanto, esses hormônios danificam a memória central.

Estudos em animais mostraram que, depois de poucos dias de exposição a altos níveis de cortisol, células do cérebro da memória central começaram a morrer. Praticar atividades físicas faz com que o corpo "queime" a energia extra induzida pelo stress, reduzindo os níveis de cortisol. Para isso, bastam pelo menos 30 minutos diários de exercícios moderados, como andar ou pedalar.


3) Inclua cafeína e chocolate na alimentação
De acordo com pesquisadores, consumir um pouco de cafeína e chocolate por dia pode ajudar a reter melhor as informações. Antes, porém, é preciso escolher o tipo certo.

A cafeína deve ser adquirida de chá verde ou preto. O consumo da substância fará com que o indivíduo se sinta mais alerta, absorvendo melhor as novas informações. A cafeína também possui importantes antioxidantes, que quebram as células "danificadas" do cérebro. A única ressalva é que o chá não deve ser tomado com leite, porque interfere na absorção desses antioxidantes.

O chocolate ainda é polêmico, já que nada ainda foi comprovado. No entanto, pesquisadores suspeitam que os componentes presentes no chocolate escuro, chamados procyanidins, agem contra a oxidação e inflamação, dois efeitos que envelhecem o cérebro. Alguns cientistas acreditam também que os procyanidins também podem contribuir para melhorar a memória porque aumentam a circulação sangüínea.


4) Opte pela gordura certa
Para manter o cérebro em funcionamento, é preciso comer gordura diariamente. Mas, assim como a cafeína, escolher o tipo certo é fundamental. Estudos mostram que os ácidos do Ômega-3 podem evitar a perda das funções cognitivas.

Certos tipos de peixe e suplementos de óleo de peixe, sementes de linho, canola, azeite e nozes contêm esses ácidos. Segundo alguns pesquisadores, todos os peixes contêm componentes que melhoram o cérebro. Opte em comer uma porção de peixe, como salmão ou sardinha, 4 vezes na semana para deixar seu cérebro tinindo!).

Por outro lado, especialistas concordam que gorduras ruins (encontradas em óleos hidrogenados) são a pior coisa para a memória. Uma dieta rica em gorduras reduz o sangue nos vasos do cérebro e baixa os níveis de HDL (colesterol bom), cuja função é evitar o entupimento nos vasos sangüíneos. Essas gorduras ruins são encontradas em batatas-fritas, frituras e bolos que contêm margarina ou óleo.


5) Desafie seu cérebro
Pesquisadores mostram que a estimulação intelectual é a melhor maneira de fazer com que o cérebro trabalhe bem durante toda a vida. Alguns hobbies intelectuais desafiadores, como palavras-cruzadas e quebra-cabeças, ou uma boa leitura também podem impulsionar o funcionamento do cérebro.

Impor desafios previne a deterioração cognitiva porque fortalece as conexões nervosas utilizadas freqüentemente. Algumas teorias dizem que estas conexões se desintegram não importando o que faça, mas estimular o cérebro o pressiona a criar outras conexões para compensar a deterioração. O ideal é escolher um hobby que desafie partes do cérebro que o indivíduo não costuma trabalhar (caso o seu trabalho diário já seja intelectual, o melhor a fazer para o cérebro é ir para casa e ouvir música, pintar ou andar pela natureza).

Incorpore esse hábitos em sua vida e melhore a performance do seu cérebro!


domingo, 29 de março de 2009

ESTIMULANDO O RACIOCÍNIO LÓGICO


DESAFIO

Observe bem a figura acima, onde quatro fósforos são colocados na forma de uma cruz.

Como é que podemos formar o número quatro mexendo apenas um único fósforo?

Se for mais fácil para você, pegue 4 fósforos e copie a figura base.

Pense...Esse desafio é bem simples....

Tente fazer, sem ver a resposta!


.


.


.


.


.


.


.


.




RESPOSTA DO DESAFIO



É, esse foi moleza, não? Os próximos ficarão mais complicados. Aguardem!



sábado, 28 de março de 2009

A VISÃO NA TERCEIRA IDADE

O envelhecimento produz normalmente uma diminuição de nossa visão que, em geral, é discreta. Passamos a ter necessidade de luz forte para ler, cozinhar e dirigir.
Dica: Ao ler, dê preferência a luz incandescente (lâmpadas comuns ) à luz fluorescente.

A partir dos 40 anos de idade não há quem não sinta dificuldade em focalizar objetos próximos, obrigando-nos a esticar os braços para ler o jornal : é a "Síndrome do Braço Curto"ou a presbiopia , que atinge 100% das pessoas e é facilmente corrigida com o uso de lentes (óculos).

Entretanto algumas moléstias também podem atingir nossa visão como o diabetes e a pressão alta.

Na terceira idade, destacam-se: a catarata (opacificação do cristalino), doenças da retina ou retinopatia, principalmente a degeneração macular) e o glaucoma como as principais causas de diminuição da visão.

1) CARARATA
A partir dos 60 anos pode ocorrer a opacificação do cristalino que caracteriza a catarata provocando acentuada diminuição visual. São situações relacionadas à falta de elasticidade do cristalino, como ocorre com a elasticidade de nossa pele. A visão começa a ficar borrada e os objetos ficam distorcidos. Há dificuldade para determinar cores, dificuldade de se enxergar com muito sol e também para dirigir à noite. Ocorre a degeneração do cristalino que leva a diminuição progressiva da visão. Existe uma opacificação do cristalino, que tem prejudicada a sua função de lente para focalizar objetos.

Ocorre na terceira idade como um processo natural de envelhecimento do cristalino, mas pode também surgir em conseqüência de doenças como o diabetes ou do uso incorreto de medicamentos como a cortisona. Pode também ser devida a um trauma ou ainda ser congênita.
A catarata ocorre para todas as pessoas com a idade, sendo que o problema é mais intenso para algumas, havendo nítida tendência familiar.

A cirurgia é o único tratamento que corrige a catarata. Consiste em retirar o cristalino opacificado substituindo-o por um artificial (lente intra-ocular). Nem sempre, entretanto, há necessidade de cirurgia e a sua indicação envolve vários fatores, como a idade, estado geral, grau de diminuição da visão e potencial de recuperação. Quando a catarata esta associada a distúrbios da retina por exemplo, a colocação de lentes artificiais esta contra-indicada.

2) GLAUCOMA
Ocorre quando um acúmulo de líquido cria pressão no olho, danificando o nervo óptico. Pode ser causado por um bloqueio gradual no canal que normalmente drena o excesso de líquido do olho. Muitas vezes, o ângulo de drenagem se torna menos eficiente devido ao processo de envelhecimento.

O glaucoma geralmente inicia de forma lenta, não exibindo nenhum sintoma até que danos sérios e irreversíveis tenham sido causados. Esse distúrbio é o principal motivo pelo qual você deve consultar um oftalmologista periodicamente após completar 40 anos. Com uma intervenção precoce, você terá uma chance muito maior de preservar a sua visão. Os três sinais mais comuns do glaucoma são o aumento da pressão intraocular, a redução do campo visual e dano ao nervo óptico e às fibras ópticas.

Colírios podem reduzir a pressão do olho, diminuindo a produção de líquido ou aumentando o fluxo de drenagem. Esses medicamentos normalmente são eficazes, desde que tomados regularmente. O glaucoma também pode ser tratado com cirurgia, com o objetivo de prevenir ou retardar danos maiores.

3) ALTERAÇÕES DA RETINA - na terceira idade, ocorrem com mais frequência a degeneração macular, a retinopatia diabética e o descolamento da retina.

A retina é o local do olho que transmite os impulsos luminosos para o cérebro permitindo a visão. A lesão da retina pode produzir distúrbios da visão, como o aparecimento de manchas, pontos luminosos, imagens distorcidas e também a perda da visão.

Na degeneração macular ocorre uma progressiva diminuição visual principalmente relacionada à visão central ( há uma mancha preta no centro do campo visual ). Seu tratamento com laser tem boa resposta quando realizado no inicio da doença.

A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes que leva a diminuição da visão devido a má circulação sangüínea da retina provocada por vasos sangüíneos alterados pelo processo de arteriosclerose.

O descolamento da retina se deve a separação das duas camadas da retina com graves prejuízos para a visão. O tratamento com laser produz bons resultados.

A partir dos 40 anos a ida a um oftalmologista deve ser feita com regularidade. Qualquer duvida, consulte-o!

sexta-feira, 27 de março de 2009

CARTILHA DE PROCEDIMENTOS BANCÁRIOS

A UnATI.Uerj está lançando uma nova versão da 1ª Cartilha de Procedimentos Bancários Para a Pessoa Idosa. Este material informativo tem o objetivo de democratizar informações que facilitem o cotidiano da pessoa idosa nas instituições bancárias.

Desde o final do século XX, estamos atravessando um período de profundas transformações sociais e econômicas que incidem diretamente sobre os indivíduos, as relações pessoais e a cultural.

Uma dessas transformações diz respeito ao crescimento do contingente de idosos, que ensejado pela queda de fecundidade e pela extensão da esperança de vida propiciadas pelos avanços da ciência moderna, através da medicina e da saúde pública, vem determinando um maior interesse sobre este tema.

Logo, preocupada com esta situação a UnATI.Uerj está lançando uma nova versão da Cartilha de Procedimentos Bancários, que faz parte do programa de recursos comunitários da UnATI.Uerj.

A cartilha traz todos os esclarecimentos necessários quanto aos procedimentos bancários para a adesão de contratos, produtos, e serviços; a utilização de caixa eletrônico, cartão magnético, cédulas, cheques, e internet; aos golpes do recadastramento bancário, do conto do cartão magnético, e o da saidinha; e como o idoso deve recorrer a defensória pública entre outras informações.

Os interessados podem adquirir a cartilha, gratuitamente, direto na UnATI.Uerj (veja endereço na postagem do dia17/03), ou baixá-la pelo site http://www.unati.uerj.br/.

Mais informações pelos telefones: (21) 2587 -7121/ 7236

Veja a cartilha on-line:
http://www.crde-unati.uerj.br/cpe/cartilha.pdf

Excelente material de apoio para todos os idosos!

quinta-feira, 26 de março de 2009

DICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO


Uma boa alimentação começa com uma boa compra. Você só poderá preparar refeições nutritivas e saudáveis se tiver em sua casa os ingredientes apropriados.

Faça uma lista de todos os produtos que vai precisar comprar (aproveite para tentar memorizar os itens, só conferindo a lista no final da compra). Desta forma, evitará diversas idas ao supermercado e poupará despesas desnecessárias.

Não vá ao supermercado com fome, pois tenderá a comprar mais produtos do que necessita.

Tente fazer as compras num único local, poupando seu tempo.

Não esqueça:
  • De comer, pelos menos, uma refeição quente por dia. Para que a preparação das refeições se torne mais fácil, cozinhe uma quantidade maior de cada vez; depois divida-a em doses diárias e guarde na geladeira ou congele.

  • Coma de 3 a 5 refeições diárias em horas certas; isto irá ajudá-lo- a lembrar-se mais facilmente do que comeu e em que quantidade. Não coma demasiado e evite comer coisas que são maléficas para a saúde.

  • Se tiver dificuldade para mastigar, passe a comer produtos mais macios, como ovos, lacticínios ou papas (feitas de arroz, massas ou cereais), além de tomar suco de frutas ou de vegetais. Cozinhe bem o peixe, a carne e os vegetais até ficarem bem tenros e depois, se achar necessário, esmague-os ou pique-os.

  • Beba muito líquido (no mínimo dois litros por dia), especialmente quando o tempo estiver quente. Esta regra é muito importante, pois a sede não é um sinal que traduza as reais necessidades orgânicas. É importante tomar líquidos, mesmo quando não se tem sede. D~e preferência a água ou bebidas não açucaradas como sucos, chá ou café (sem exagero).

  • Se sofrer de constipação (prisão de ventre), beba mais líquidos. Pode, também, tomar duas ou três colheres de chá de fibras preparadas para esse fim (feitas com as cascas das sementes que ficam depois dos cereais serem moídos para fazer a farinha). A atividade física também ajuda.

  • Não utilize muito sal na comida. Ao invés disto, melhore o sabor dos alimentos usando cebola, alho, ervas ou outras especiarias.

Da próxima vez que fizer compras ou cozinhar, lembre-se destas dicas!


quarta-feira, 25 de março de 2009

EXERCÍCIO

Que tal fazermos um exercício para desenvolver a nossa memória de curto prazo e a atenção (aquela que só dura poucos minutos ou horas)?

É facil!

Leia a pequena história a seguir com atenção e depois, sem consultá-la, responda se as afirmações abaixo dela estão certas ou erradas. Respostas ao final da postagem.

Conto da caixa registradora
Um comerciante tinha acabado de apagar as luzes da loja quando apareceu um homem exigindo dinheiro. O dono do estabelecimento abriu a caixa registradora. Tudo que havia nela foi levado pelo homem, que fugiu correndo. Um policial foi notificado imediatamente.


Afirmações:
1.
O homem que abriu a caixa registradora era o dono da loja. Certo ou errado?
2. O assaltante só apareceu depois que as luzes foram apagadas. Certo ou errado?
3. O assaltante era uma mulher. Certo ou errado?
4. O assaltante fugiu de táxi. Certo ou errado?
5. Nesse conto apenas quatro pessoas são citadas: o dono da loja, o assaltante e dois policiais. Certo ou errado?
.
.
.
.
.
.
.
RESPOSTAS:
1. Certo
2. Certo
3. Errado
4. Errado; fugiu a pé.
5. Errado; só um policial foi notificado.

terça-feira, 24 de março de 2009

ENVELHECER COM QUALIDADE DE VIDA

Com o passar do tempo, vários transformações naturais acontecem e isso deve ser aceito com naturalidade. Especialistas dizem que o primeiro passo para envelhecer com qualidade é justamente “saber envelhecer”.

Nunca é tarde demais para adotarmos novos e saudáveis hábitos. “O tabaco, o álcool, a poluição, o excesso de exposição ao sol, o sedentarismo, a obesidade, uma vida agitada e poucas horas de sono – todos esses fatores trazem complicações para a nossa saúde. No entanto, se alimentar bem, se exercitar regularmente e buscar uma vida sócio-afetiva ativa nos trazem muita saúde.

PILARES PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA:

1) NUTRA-SE! - alimente-se bem, em quantidade e qualidade, isto é, com equilíbrio.

2) MEXA-SE! - movimente-se durante o dia; faça átividades físicas regulares.

3) PENSE! - estimule e exercite o seu cérebro.

4) SINTA! - mantenha suas emoções em equilíbrio; controle o estresse.

5) DESFRUTE! - aproveite a vida; viaje, passeie, tenha atividades culturais e de lazer.

Então, para envelhecer com qualidade de vida, não perca mais tempo, troque seus hábitos indesejados por práticas saudáveis!


segunda-feira, 23 de março de 2009

EXERCÍCIOS FÍSICOS NA TERCEIRA IDADE

Mesmo que você nunca tenha se exercitado e tenha mais de 50 anos, ainda dá para sentir os benefícios da atividade física. Esse foi o principal achado de um estudo que avaliou o impacto dos exercícios. Assista ao vídeo da reportagem que passou no Jornal Hoje de hoje.

É só clicar no link abaixo:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM987858-7823-PESQUISA+MOSTRA+QUE+EXERCICIOS+FISICOS+PODEM+SER+BOM+ATE+A+PARTIR+DOS+ANOS,00.html


Na terceira idade a prática de exercício físico pode trazer os seguintes benefícios para saúde:
  • diminuição da gordura corporal

  • aumento da massa e força musculares

  • incremento da densidade óssea

  • aumento da flexibilidade

  • diminuição da pressão arterial

  • socialização

  • melhora da autoestima

  • contribuição para a independência

Em vista disto, pode-se concluir que o exercício físico melhora também a velocidade do andar, o equilíbrio, aumenta o nível de atividade física espontânea, melhora a auto-eficácia, contribui para a manutenção e/ou aumento da densidade óssea, ajuda no controle dos diabetes, artrites, doenças cardíacas, melhora a ingestão alimentar, diminui a depressão, fortalece os músculos das pernas e costas, incrementa a flexibilidade, mantém o peso corporal e melhora a mobilidade -todos benefícios importantíssimos para os idosos.

Com tantos vantagens, o que você está esperando para praticar regularmente uma atividade física?

Mas, antes de começar qualquer atividade, não esqueça de consultar o seu médico, para ver se está apto(a) para tal.

domingo, 22 de março de 2009

ÁGUA É VIDA!

Recentemente recebi um e-mail de uma querida amiga, a Eliane, que sempre prestigia o blog com a sua leitura, cujo tema achei de real importância para a turma da terceira idade.

Segue o texto abaixo, na íntegra:

"Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta: "Quais as causas que mais fazem o vovô oua vovó terem confusão mental?" Alguns arriscam: "Tumor na cabeça". Eu digo: "Não". Outros apostam: "Mal de Alzheimer". Respondo, novamente: "Não". A cada negativa a turma espanta-se. E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns: diabetes descontrolado; infecção urinária; a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.

Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos. Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta,
queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.

Insisto: não é brincadeira. Ao nascermos, 90% do nosso corpo é constituído de água. Na adolescência, isso cai para 70%. Na fase adulta, para 60%. Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, de saída, os idosos têm menor reserva hídrica. Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

Explico: nós temos sensores de água em várias partes do organismo. São eles que verificam a adequação do nível. Quando ele cai, aciona-se automaticamente um "alarme". Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias. Por isso, o corpo "pede" água. A informação é passada ao cérebro, a gente sente sede e sai em busca de líquidos.

Nos idosos, porém, esses mecanismos são menos eficientes. A detecção de falta de água corporal e a percepção da sede ficam prejudicadas. Alguns, ainda, devido a certas doenças, como a dolorosa artrose, evitam movimentar-se até para ir tomar água. Conclusão: idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Além disso, para a desidratação ser grave, eles não precisam de grandes perdas, como diarréias, vômitos ou exposição intensa ao sol. Basta o dia estar quente ou a umidade do ar baixar muito - como tem sido comum nos últimos meses.

Nessas situações, perde-se mais água pela respiração e pelo suor. Se não houver reposição adequada, é desidratação na certa. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.

Por isso, aqui vão dois alertas:

O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário e rotineiro o hábito de beber líquidos. Bebam toda vez que houver uma oportunidade. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite.
Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!

Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Lembrem-lhes de que isso é vital. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, ATENÇÃO, pois é quase certo que esses sintomas sejam decorrentes de desidratação. Líquido neles e os encaminhem rápido para um atendimento médico".

Publicado por: Arnaldo Lichtenstein - Médico do Hospital das Clinicas de São Paulo. Professor colaborador do departamento de clinica médica da Faculdade de Medicina da USP.
-------------------------------------------------------------------

Para que nossa saúde seja boa, de um a dois litros de água todos os dias é o ideal. E nos dias mais quentes dois litros é o recomendado.

E não esqueça, não espere ficar com sede para beber água, pois água é vida!

sábado, 21 de março de 2009

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Essas notícias saíram recentemente na mídia e acho que pode ser do interesse de vocês, caros leitores:


30/02 - CES cria Comissão Permanente para Idoso

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro acaba de criar a Comissão Permanente de Saúde da População Idosa. A Fonoaudiologia vai participar das discussões, através de representante do CRFa1, na medida que é preocupação dos fonoaudiólogos incentivar o envelhecimento ativo e promover o bem-estar do idoso. A Fonoaudiologia tem muito a contribuir para a elaboração de uma política abrangente e atual, que respeite os direitos da pessoa idosa e ofereça serviços capazes de atender às diferentes demandas dessa população.

Como fonoaudióloga não podia de deixar de registrar a nossa participação nas discussões e a nossa preocupação com o envelhecimento ativo e o bem-estar da terceira idade. Contem com a gente nesta luta!


16/03 – Capacidade mental começa a diminuir aos 27 anos, diz estudo

Uma pesquisa de cientistas americanos, que incluiu pessoas saudáveis de 18 a 60 anos, sugere que a capacidade mental de uma pessoa começa deteriorar aos 27 anos, marcando o início do processo de envelhecimento.
Timothy Salthouse, da Universidade de Virgínia, descobriu que o raciocínio, agilidade mental e visualização espacial entram em declínios por volta dos 30 anos de idade, após chegar ao auge aos 22.
Ele acredita que os tratamentos, que têm como objetivo amenizar o processo de envelhecimento, deveriam começar mais cedo.

Leia a reportagem na íntegra em: http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2009/03/16/capacidade-mental-comeca-diminuir-aos-27-anos-diz-estudo-754855080.asp

Essa matéria só reforça a tese que, em qualquer idade, não devemos jamais parar de estimular o corpo e a mente.


19/03 – Nova técnica consegue tratar Parkinson com estímulos elétricos na coluna

Uma nova técnica criada por uma equipe liderada por Miguel Nicolelis, pesquisador brasileiro da Universidade Duke, nos Estados Unidos e testada com sucesso em camundongos pode dar grandes esperanças aos pacientes vitimados pelo mal de Parkinson. Ela conseguiu, em roedores, eliminar os sintomas da doença ao estimular com eletricidade o sistema nervoso a partir da medula espinhal.


Esta técnica, criada por cientista brasileiro pode ser testada em humanos já em 2010, entretanto, este método, que consiste em implantar um eletrodo na medula espinhal, será antes aplicado em macacos num experimento em Natal (RN). Tomara que dê certo!


sexta-feira, 20 de março de 2009

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A alimentação é um dos principais fatores que atua na qualidade de vida e na longevidade do ser humano.

As várias mudanças anatômicas e funcionais e as doenças que surgem, decorrentes do processo de envelhecimento, podem ser minimizadas com uma alimentação adequada, nos seus aspectos dietéticos e nutritivos.

Sendo assim, é imprescindível que se tenha uma alimentação saudável e para isso seguem algumas dicas práticas e fáceis de incorporar no seu dia-a-dia.

DICAS PARA O IDOSO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:

- Planeje diariamente as suas refeições, variando o cardápio

- Faça as refeições em local agradável

- Higienize sempre as mãos, antes das refeições

- Prepare refeições atrativas, saborosas e multicoloridas

- Coma devagar, mastigando bem os alimentos

- Varie os alimentos e a forma de prepará- los

- Utilize, com moderação, óleos vegetais para preparação dos alimentos

- Evite as frituras e dê preferência à preparação cozida, assada ou grelhada

- Não cozinhe com gordura animal (banha, toucinho).

- Reduza o consumo de açúcar e sal (retire o saleiro da mesa) e alimentos industrializados.

- Consuma frutas e hortaliças

- Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras

- Tome leite e derivados desnatados, pães integrais e arroz integral

- Coma de 3 em 3 horas

- Dê preferência à água e sucos naturais; evite refrigerantes

- Use com moderação alimentos ricos em cafeína (café, chocolate, chás,etc.)

- Não substitua as principais refeições por guloseimas e lanches

- Ingira diariamente um produto probiótico (leite fermentado, iogurtes,etc)

- Evite consumo excessivo de bebidas alcoólicas

- Caso necessite, cortar os alimentos em pedaços pequenos, moer, ralar, desfiar ou alterar sua textura
- Tome líquidos devagar, gole por gole, caso apresente dificuldades

- Mantenha o peso dentro dos limites saudáveis

Para garantir o recebimento adequado de todos os nutrientes, é importante ter uma alimentação balanceada e diferenciada e de acordo com suas necessidades. Para tal, consulte um endocrinologista ou nutricionista.


quinta-feira, 19 de março de 2009

CARICATURAS

Você sabe o que é uma caricatura? Segundo a enciclopédia Wikipédia, caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo. A distorção e o uso de poucos traços são comuns neste tipo de desenho.

Observe acima, a caricatura da apresentadora do programa "Mais Você", da Globo, Ana Maria Braga. Embora os traços estejam bem exagerados, não é difícil reconhecê-la. Também, com a foto original ao lado, fica ainda mais fácil, não é mesmo?

Agora, para exercitar um pouco a nossa memória de longo prazo, tente adivinhar quem são as caricaturas abaixo. Lembre o seu nome (de preferência, todo) e qual a sua profissão.
As respostas você encontrará no final da postagem.















RESPOSTAS:

1. Rita Lee - cantora

2. Gilberto Gil - cantor e ex- Ministro da Cultura

3. Daiane dos Santos - ginasta

4. Airton Senna - era corredor de fórmula 1

5. Luiz Felipe Scolari, o "Filipão" - técnico de futebol

6.
Maria Bethânia - cantora



quarta-feira, 18 de março de 2009

O SONO E A MEMÓRIA

Que dormir é importante para a consolidação das memórias, os neurocientistas já sabem, entretanto como esse processo funciona em detalhes ainda é repleto de incógnitas.

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard e do Boston College, o sono ajuda o cérebro na hora de preservar e consolidar as lembranças mais emocionais e "eliminar" aquelas mais neutras e menos significativas. Dormir é um processo inteligente e sofisticado; quando dormimos, o cérebro não ‘descansa’, nem pára de funcionar.

Temos controle limitado sobre a decisão de dormir ou não, podemos adiar o sono por algum tempo, mas fcom o tempo, ele nos subjuga. Com o avançar da idade ocorrem mudanças no padrão de sono, podendo afetar qualidade de vida dos idosos, seus contatos sociais e até mesmo o lazer.

Em estudos, testando a qualidade do sono deste grupo, conclui-se que noites de sono bem dormidas diminuem a sonolência diurna, melhorando aspectos do desempenho cognitivo como a atenção, concentração, memória e planejamento durante as atividades básicas (higiene, alimentação, vestuário) e instrumentais (fazer compras, resolver questões financeiras).

Testes neuropsicológicos, medindo o desempenho cognitivo, memória visual e verbal, atenção, concentração e função executiva da memória, obtiveram um bom desempenho nos idosos que apresentavam boa qualidade do sono, dormiam bem e controlavam a insônia.

Sabe-se que o sono é essencial para a reposição das energias e para a manutenção da temperatura corporal, além disso, tem um papel fundamental e direto no aprendizado e na memória. Precisamos dele para manter nossa capacidade de atenção, vigília, e também para absorver e organizar o conteúdo aprendido durante o dia.

Sendo assim, faz-se necessário que o idoso tenha uma boa noite de sono para melhorar a sua qualidade de vida e autonomia.

Seguem algumas dicas, para que vocês não precisem "ficar contando carneirinhos" ao tentar dormir:

OS 10 MANDAMENTOS PARA UMA BOA NOITE DE SONO

1. Ter horário regular para dormir e despertar

2. Ir para a cama somente na hora dormir

3. Manter um ambiente saudável e agradável no quarto

4. Não fazer uso de álcool , próximo ao horário de dormir

5. Não fazer uso de medicamentos para dormir, sem orientação médica

6. Não exagerar em café, chá e refrigerante

7. Evitar exercícios físicos, próximos à hora de dormir

8. Jantar moderadamente, em horário regular e adequado

9. Não levar problemas para a cama

10. Manter atividades repousantes e relaxantes, após o jantar


Tenha bons sonhos!


terça-feira, 17 de março de 2009

UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE

A UnATI/UERJ é uma universidade para a terceira idade em permanente construção. O programa que desenvolve apresenta quatro elementos básicos que constituem eixos em torno dos quais se encontra uma estrutura que, por definição, é considerada aberta – no sentido de não concluída, posto que pretende ser dinâmica.

A universidade reúne as seguintes atividades:
- Serviços de saúde
- Atividades socioculturais e educativas
- Atividades de integração e inserção social

Infelizmente, já terminaram as inscrições para as atividades gratuitas, destinadas à população a partir de 60 anos, para este semestre, mas quem tiver interesse, pode dar um pulinho até lá, no próximo dia 30, quando haverá uma Aula Inaugural das Atividades de 2009, para conhecer o local e assistir a abertura.

Segundo Renato Veras, Diretor Geral da UnATI.Uerj: "A aula inaugural se caracteriza por uma manifestação cultural de interesse para a faixa etária que mais cresce no país. Este ano comemoraremos os 100 anos de Noel Rosa com um show musical de um aluno da UnATI.Uerj e sua banda, e para completar ainda traremos o Sérgio Cabral Pai, para um papo descontraído sobre música popular brasileira, particularmente Tom Jobim e a Bossa Nova.”

Aula Inaugural da UnATI.Uerj de 2009
Dia 30 - 14h
Local: Rua São Francisco Xavier, 524 - Teatro Noel Rosa – Andar Térreo
Coordenação: Renato Veras

Mais informações pelo tel: (21) 2587- 7121/7236 ou pelo site http://www.unati.uerj.br/

Vale a pena conferir e fiquem atentos aqui no blog para a abertura de novas inscrições!

segunda-feira, 16 de março de 2009

TEATRO NA TERCEIRA IDADE


Saiu no Jornal de Bairros, do O Globo, a seguinte matéria:

A idade não é empecilho para os senhores e senhoras do grupo de teatro "Quero Que Você me Veja", que estreia em maio a peça "O Bem Amado", no teatro Lemos Cunha. Para apresentar a peça de 1h40m de duração, que foi escrita por Dias Gomes e conta a história de Sucupira, cidade fictícia no interior da Bahia, os atores estão ensaiando há dois anos. Eles se encontram todas as sextas-feiras , na biblioteca de Cocotá, na Ilha do Governador.

Apesar de terem descoberto o teatro apenas na terceira idade, as apresentações mostram que eles têm talento.

Em busca de patrocínio para o grupo, o diretor Cícero Raul fala da importância do teatro para essa faixa etaria em questão:
-O objetivo do grupo é melhorar a autoestima. Eles percebem que são capazes de fazer um trabalho profissional.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Se você, também, tem interesse em desenvolver o seu lado artístico, através do teatro, não precisa ir até à Iha. Existem outros grupos, mais próximos a sua casa, que também fazem esse tipo de trabalho.

Eis alguns:

OFICINA DE TEATRO NA IDADE DA SABEDORIA

Local: Teatro Gláucio Gil (Praça Arcoverde s/n.º - Copacabana)
Objetivo: Resgate da auto-estima.
Proibido para menores de 40!
Com montagem teatral ao final da oficina.
Encontros: terças-feiras / manhã: 10.00 às 12.00h / tarde: 14.00 às 16.00h
Valor: R$ 50,00 mensais (valor do ano passado)
Informações pelo tel: 21-2547.8226 / 9979.2302
Coordenação: da atriz Monique Lafond - www.moniquelafond.com.br


TEATRO CONTEMPORÂNEO PARA INICIANTES

Local: Universidade Aberta para a Terceira Idade (Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 - 10º andar - bloco F - Pavilhão João Lyra Filho)
Informações pelo tel: (21) 2587-7236 / (21) 2587-7236
Para se inscrever, a idade mínima é de 60 anos
Documentação necessária: RG e comprovante de residência


É importante ressaltar que, o teatro, além de recuperar a autoestima, também estimula o desejo de aprender e a memória do maiores de 60.

Então, o que está esperando? Procure já uma grupo para se inserir...e quem sabe, num futuro próximo eu te veja na Globo ... PLIN-PLIN!

domingo, 15 de março de 2009

VIVER ETERNAMENTE?

Veja esse interessante vídeo que recebi por e-mail de uma das minhas filhas, a Paula, que segundo ela “fala sobre a vontade de um cientista americano de viver eternamente e o que ele tem feito para isso. Não passa pela cabeça dele que ele pode ser atropelado amanhã... Tem gente que gosta de brincar de Deus”... ou algo que o valha!

No vídeo, o cientista só teima em apontar as perdas que ocorrem com o envelhecimento. E os ganhos, será que não ocorre nenhum? Ele esquece, que sem a sua experiência de vida, ele sequer cogitaria a atingir o seu objetivo atual.

Cuidados com a saúde são sempre necessários e mudanças no estilo de vida muitas vezes são benéficos, entretanto, exageros nunca são salutares. Não esqueça de viver o presente – dádiva divina. O amanhã a Deus pertence...

Penso que esse vídeo pode render uma boa discussão ou no mínimo, uma reflexão no que diz respeito à busca do homem pela imortalidade.

Para assisti-lo é só clicar no link abaixo:

http://video.msn.com/?mkt=pt-br&vid=60edb15e-fe6a-449a-b216-6f109f70eedb&playlist=videoByUuids:uuids:c2d00eaa-1046-41f8-b37e-

Um ótimo domingo a todos!

sábado, 14 de março de 2009

TRABALHANDO O LADO DIREITO DO CÉREBRO

O nosso cérebro é composto por dois hemisférios, o direito e o esquerdo, que se comunicam a partir um feixe de fibras nervosas denominado corpo caloso.

Esses hemisférios estão conectados ao sistema nervoso a partir de uma conexão cruzada, assim o hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo, enquanto o hemisfério esquerdo controla o direito.

Cada um desses hemisférios tem características diferentes. O lado esquerdo trabalha a linguagem, fala, lógica, números, matemática, sequência e palavras e o lado direito trabalha a rima, ritmo, música, pintura, imaginação, imagens, modelos e harmonias.

O hemisfério esquerdo vai ser sempre o mais "acadêmico", mais "estudioso" e o hemisfério direito vai ser o mais "artístico", mais "criativo".

Algumas pessoas usam mais o hemisfério esquerdo, e outras, mais o direito. O ideal é encontrar o equilíbrio, aprendendo a utilizar os dois hemisférios do cérebro e, assim, alcançar os benefícios da conciliação entre suas competências.

O fato de usarmos mais um dos lados, não nos impede de desenvolver o outro e, se o fizermos, teremos uma máquina mais capaz e completa.


DIREITO

ESQUERDO


Agora, para verificar se o seu hemisfério direito é mais desenvolvido ou não, faça o seguinte exercício:
1º) Pegue um relógio que marque os segundos.
2º) Observe atentamente a figura abaixo e procure um homem no meio dos grãos de café.
3º) Assim que achá-lo, marque quantos tempo você demorou para encontrá-lo.
4º) Somente ao final da postagem, você verá a resposta. Seja honesto!

Médicos concluíram que:

  • Se você encontrar o homem na foto em 3 segundos, o lado direito do seu cérebro é mais desenvolvido que o da maioria das pessoas.

  • Se você achar o homem na foto entre 3 segundos e 1 minuto, então o lado direito do seu cérebro é considerado normal.

  • Se você achar entre 1 minuto e 3 minutos, então o lado direito do seu cérebro está com o funcionamento retardado e você precisa comer mais proteinas!

  • Agora, se você não encontrou homem algum depois de 3 minutos, o lado direito do seu cérebro está uma zona total e você precisa exercitar para "fortalecer" este lado cerebral.

O homem realmente está no meio dos grãos. Se precisar, tente mais uma vez!

.


.


.


.


.


.


.

Veja o local exato onde o homem está escondido:

Interessante, não?


CASAMENTOS MAIS LONGOS NA TERCEIRA IDADE


A jornalista norte-americana Maggie Scarf vem escrevendo uma série de livros sobre família e casamento. Em "September Songs", ela volta sua atenção para casais nas faixas de 50 e 60 anos, e descobre que o casamento mais longo é cheio de prazeres inesperados.

Maggie diz que talvez isto aconteça apenas porque os casais percebem que seu tempo está diminuindo com o avanço da idade. Mas, ela ressalta, que atualmente o futuro das pessoas mais velhas não é mais tão curto. Em 1900, a expectativa de vida de um cidadão norte-americano com 65 anos era de mais 11,5 anos para os homens, e 12,2 para as mulheres. Em 2003, a expectativa aumentou para 16,8 e 19,8 anos, respectivamente. E ainda está subindo.

Segundo a jornalista, à medida que as pessoas envelhecem seus conflitos tornam-se menos intensos, e elas aumentam sua capacidade de sentir prazer nos momentos mais agradáveis da vida.
Fonte: http://www.opiniaoenoticia.com.br/


Assim como nos Estados Unidos, sabe-se que a longevidade no Brasil vem aumentando dia-a-dia. Acredito também, que a mesma realidade ocorram nos dois países, no que diz respeito ao casamento, pois a experiência de vida conta muito no relacionamento de casais maduros. O medo de não ter mais chances de acertar os fazem mais tolerantes e compreensivos.

E vocês, o que acham a respeito?

Para quem não sabe, para dar a sua opinião é fácil, é só clicar na palavra "Comentários", logo abaixo da postagem. Imediatamente se abrirá uma janela entitulada "Postar um comentário". Então, é só escrever o que quiser dentro do retângulo, depois selecionar o seu perfil , editá-lo, colocando o seu nome e e-mail (URL), apertar o botão "continuar" e por último o "Postar Comentário".

Ficarei muito feliz ao receber os comentários de vocês.

quinta-feira, 12 de março de 2009

QUAL O SEGREDO DA HEBE?


A apresentadora e cantora Hebe Camargo comemorou seus 80 anos na noite do último domingo, no Dia Internacional da Mulher.

Comemorou seu aniversário em grande estilo com uma festa tipo black-tie que terminou ao raiar do dia. Ilustres convidados compareceram, entre eles, o rei Roberto Carlos, Julio Iglesias, Glória Maria, entre outros.

O que faz uma pessoa ser tão querida, não só pelos seus colegas de trabalho, seus amigos e seu público fiel que a acompanha nos seus quase 60 anos de televisão?

Só para se ter ideia do tempo que a artista tem de tevê, ela estava no grupo que foi ao porto da cidade de Santos buscar os primeiros equipamentos de televisão, para a formação da primeira rede brasileira: a extinta TV Tupi.

Hebe foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo da televisão brasileira, no bairro do Sumaré, em São Paulo, em 1950.

No primeiro dia de transmissões da TV Tupi, Hebe Camargo deveria cantar, logo no início das transmissões, o Hino da Televisão, mas alegou estar doente e faltou ao evento, sendo substituída por Lolita Rodrigues, sua amiga de muitos anos.

Hebe tem lugar muito importante na TV brasileira. Ela demostra que alegria, entusiasmo pela vida e personalidade forte dão bom resultado.

Adora ousar nos modelitos! É adepta de muito saltos, plumas, muitas cores, joias e bolsas coloridas. Se diz "a única perua que fala", atestando o seu estilo e bom-humor constante.

Conta que não perde tempo pensando em seu passado. Todos os paradigmas daquilo que chamamos de velhice ou eufemisticamente terceira idade caem por terra perante sua presença.

Esqueçamos os pontos no Ibope e a fortuna acumulada em tantos anos de carreira, dois indicadores de sucesso profissional. Comemorar 80 anos, com bom humor para o trabalho, é um notável exemplo de sucesso educacional, por revelar uma disposição permanente à reciclagem - o que, traduzindo, significa uma disposição ao aprendizado, embora não tenha sequer concluído o 1º grau.

Diz ela: "Não conheço o segredo do sucesso. Duvido que alguém saiba, tantos são os fatores que envolvem o estrelato, desde questões genéticas até os estímulos sociais. Mas nunca conheci alguém de sucesso que não fosse um eterno curioso - e, aliás, sempre tive a sensação de que os velhos curiosos parecem nunca envelhecer porque não perderam suas crianças".

Com somente seus quatro anos de escolaridade, Hebe mostra como envelhecer sem perder a curiosidade - é uma magistral aula num mundo em que as pessoas vivem cada vez mais e são condenadas à inutilidade.

Segundo sua amiga Lygia Kokus, famosa dematologista, a apresentadora dá valor e agradece a Deus a cada momento de prazer, como um banho relaxante e sua cama quentinha.

É surpreendente como se interessa por tudo e todos ao seu redor. Será que essa sua maneira de ser e de lidar com a vida é que contribui para sua beleza física e interior, sua pele firme, as famosas pernas, cabelos abundantes e sua longevidade?
Eu sei que você deve estar pensando que o dinheiro, neste caso, também ajuda. É claro que sim, mas por isso não podemos menosprezar todo o resto.

Segundo uma pesquisa feita pelo IPEA, em 1980 em cada 100 mulheres, apenas 28 chegavam ao 80° aniversário. Em 2000, essa marca já contemplava 44 e a tendência é essa proporção aumentar.

O que me preocupa, entretanto, não é quantos anos nós vamos viver, mas COMO vamos viver esses anos conquistados.

Por isso, faça como a Hebe, não deixe nunca sua criança interior morrer. Seja uma eterna curiosa, enfrente a vida com esperança e bom-humor e quem sabe, como ela, você também possa atingir à longevidade de forma saudável, não só física, como psíquica e espiritualmente.

Sigamos o seu exemplo!


quarta-feira, 11 de março de 2009

OLHO VIVO


Mais um exercício para desenvolver a nossa percepção visual e atenção, importantíssimas para a nossa memória. Olho vivo!

EXERCITANDO A ATENÇÃO

- Pegue um pedaço de papel e lápis e numere-o de 1 a 10;

- Observe as duplas de "palavras" abaixo;

- Coloque a letra I ao lado do número correspondente, se a dupla de palavras for igual, e D, se for diferente.

1) UAOLARKYVNN - UAOLARKVVNN
2) PRXINTECHBB - PRXINTECHBB
3) INFECCYBONT - INFECCYPONT
4) LXYOMBRASIC - LXYOMBRASIK
5) KRIXXOMBUAL - KRIXXOMBUAL
6) TPUXCAGMADY - TPUXCAGMADY
7) BCCEFHOTANX - BCCEFHOTANX
8) FXCYMBUTKCF - FXCYNBUTKCF
9) VPLANTKLMIR - VRLANTKLMIR
10) DCHIJNOQSZA - DCHTJNOQSZA


Foi difícil esse exercício? Espero que não!

Num primeiro momento, parece que sim, pois as "palavras" diferem só por uma letra, mas a partir da 3ª dupla fica bem mais fácil, não é mesmo?

Com a idade, os pequenos detalhes e diferenças vão passando despercebidos, por isso é sempre bom exercitá-los.

Veja abaixo, se você acertou:
1) D
2) I
3) D
4) D
5) I
6) I
7) I
8) D
9) D
10)D

terça-feira, 10 de março de 2009

COMO ENVELHECER SEM FICAR VELHO

Livro: Aprenda A Envelhecer Sem Ficar Velho - Moyses Paciornik

Como envelhecer sem ficar velho. Quem não quer? Através de uma entrevista dada, há pouco mais de um ano, um grande médico desvenda seus segredos para que isso ocorra.

Vamos a ela:

"O grande médico de Curitiba, Moyses Paciornik, completou 93 anos. Ele fez na osbtetrícia o que nós etnopsiquiatras fazemos na psiquiatria. Foi buscar fundamentos nas etnias guaranis para entender a fisiologia da gestação e nascimento.
Ele completou 93 anos. E, ao contrário de muitos que chegam a esta idade, o médico ginecologista e obstetra, tem muita disposição para viver, saúde que faz inveja aos mais novos e muita, mas muita vontade de trabalhar.

Isso mesmo, ele continua batendo o cartão na Rua José Loureiro, no mesmo consultório onde começou a atender as pacientes. Deixou de fazer partos e cirurgias aos 90 anos, mas ainda se dedica à clínica. No currículo, já ajudou mais de 60 mil crianças a nascer.

Ficou famoso em Curitiba e no mundo inteiro porque aprendeu a envelhecer sem ficar velho. Com esse tema publicou, em 2000, um livro que trata do envelhecimento e da geriatria. É membro da Academia Paranaense de Letras e da Academia Brasileira de Médicos Escritores.

Em entrevista à Gazeta do Povo, Paciornik conta alguns dos segredos para quem quer chegar aos 100 anos de idade. Segundo ele, é preciso evitar os três pós brancos (açúcar, farinha e sal) e praticar exercícios regularmente.

Com a palavra, o Dr. Cócoras. Quem desconhece o motivo desse apelido simpático, já vai entender o porquê.

Qual é a mensagem que o senhor pode passar às pessoas que desejam envelhecer com saúde?
Elas precisam aprender a comer corretamente e fazer exercícios. Na atualidade, esses dois assuntos são modernos e todo mundo sabe. Devemos evitar os três pós brancos: o açúcar, a farinha e o sal. Isso já vem sendo difundido há 40 anos. A questão é que muitas revistas falam hoje de como comer certo com conselhos mais ou menos complicados. Eu sou prático. Evite os pós brancos e a gordura animal.

Mas vamos nos alimentar do quê?
O que Deus colocou no mundo precisa ser comido, que é o que o índio da mata come. Na mata, ele não tem os pós brancos. Come verduras, frutas, carne magra resultado da caça, tudo à vontade.

E o senhor leva essa dieta a sério? Consegue evitar alimentos que fazem mal à saúde?
Gosto de chocolate, mas evito. De um modo geral, qualquer doce é gostoso, contudo tem de ser evitado. De vez em quando dá para comer uma sobremesa. Porém, eu procuro não comer qualquer tipo de bolo, pão, bolacha e macarrão e tudo o que tem açúcar e farinha. O sal deve ser usado moderadamente. Pela manhã, como duas qualidades de frutas e café com leite magro sem açúcar. No almoço e jantar é salada, carne magra (suína em geral não como, porque não gosto). Também incluo no cardápio arroz branco e feijão. Qualquer qualidade de peixe está liberada.

Com essas dicas, é certo concluir que somente as pessoas magras vão viver mais?
As magras estão menos sujeitas a uma série de doenças. Se não comem gordura animal, evitam o colesterol e os triglicerídios. Se retiram da alimentação o açúcar e a farinha, previnem a diabete. Sem o sal, a pessoa não vai estar propensa a ter hipertensão arterial.

Em relação aos exercícios físicos, ir à academia ou caminhar todos os dias é suficiente?
Ambos são uma boa alternativa para envelhecer, porque protegem o organismo. Mas aconselho subir e descer escadas. Isso porque é um exercício econômico, eficiente e não custa nada. Até os meus 90 anos subia e descia as escadas dos 19 andares do meu prédio duas vezes ao dia. Hoje só desço. Trabalho o corpo todo nessa atividade física, porque também pratico o up and down (em português, levantar e baixar), ou seja, fico de cócoras e depois levanto, esticando todo o meu corpo. Faço isso duas vezes em cada pavimento. O up and down é barato, não custa nada e pode ser feito em qualquer lugar. Não requer aparelhos e os resultados aparecem dentro de poucos dias. Uma vez fui aos Estados Unidos visitar o Empire State Building e subi, sem parar, os 120 pavimentos do edifício. Mas naquela época eu era mocinho, tinha 78 anos.

Quais os benefícios de ficar de cócoras ou fazer o up and down algumas vezes ao dia?
Na década de 70, compreendemos porque as índias caingangues não têm varizes, celulite e a pele do rosto é perfeita. Observamos também o porquê das índias da mata conservarem o canal genital em muito melhor estado do que as mulheres civilizadas. A primeira questão está relacionada ao parto de cócoras. No parto deitado, o canal vaginal se estreita cerca de 28%. Então, esse canal estreito é mais fácil de rasgar e machucar a mulher. Ele é um dos culpados. Porém, fomos ao Paraguai e descobrimos outra questão importante. Por que as índias da mata que moram nesse país fazem o parto deitado e não estão tão estragadas como as nossas? Naquela ocasião descobrimos que isto também deve-se ao fato de as índias não usarem cadeira. Eis a chave de todo o problema.

A cadeira é prejudicial à saúde?
Tem uma lei de medicina que explica que todo órgão em repouso prolongado enfraquece. Sentado na cadeira, o corpo inteiro,da cabeça aos pés, está em repouso. Então, tudo fica fraco e as conseqüências são varizes, celulites, dores na coluna, problemas com prisão de ventre. De cada 100 civilizados, 80 têm ou terão dor na coluna.

E o que as pessoas que trabalham o dia todo sentadas devem fazer?
A cada uma ou duas horas é preciso parar para fazer o up and down. O ideal é que se pratique até cem vezes o ato de levantar e baixar. Já no sofá, na hora de assistir televisão, as pessoas devem ficar em posição de ioga, com as pernas cruzadas como os índios. Isso porque o sangue espremido é bombado para a cabeça e o cérebro recebendo mais sangue funciona melhor. É uma boa dica para quem está estudando e para quem quer evitar a celulite".


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Infelizmente, o Dr. Moysés faleceu em dezembro do ano passado, mas deixou um legado e uma lição de vida sem preço para todos nós.

Antes de seguir qualquer indicação dada na entrevista ou no livro, procure seu médico, pois só ele saberá se está apto ou não para seguí-la.


segunda-feira, 9 de março de 2009

JOGO DOS 5 ERROS

Observe atentamente as duas imagens abaixo e tente encontrar as 5 diferenças entre elas.

As respostas estarão no final da postagem.

Você se engana se acha que este é um jogo só para crianças, pois é um excelente exercício para o cérebro!

Vamos ver quais os processos cognitivos e quais áreas cerebrais estão envolvidos neste tipo deexercício:
  • Ao identificar os objetos que se vê nas imagens, há a participação do lobo occiptal (área em vermelho na figura ao lado) do cérebro
  • Ao analisar as relações espaciais entre os objetos, entra em ação os lobos occiptal (em vermelho) e parietal (em verde)
  • Ao lembrar o que vê numa imagem para comparar com a outra, utiliza-se a memória de curta duração e os lobos frontal (em azul) e parietal (em verde)
  • Ao marcar os locais das diferença, o lobo frontal é acionado para realizar o movimento.

Viu só quanto estímulo é dado ao cérebro com um simples exercício?

Agora vamos lá, veja se encontrou as diferenças:

1. O rabo do peixe grande está diferente

2. Falta uma letra no letreiro branco do restaurante

3. Na parede branca à esquerda da imagem, falta um cartaz

4. Falta um dos caracteres de madeira na fachada do restaurante à esquerda, embaixo do peixe

5. ???????? (Quem souber, escreva um comentário abaixo, ok?)


domingo, 8 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Mulheres que marcaram época no Mundo

Ao longo de cem anos, o papel das mulheres na família e na sociedade mudou completamente. O "Jornal Hoje" preparou uma linha no tempo, com grandes mulheres que marcaram época no Brasil. Mais do que alas, elas abriram uma nova página na história.

A primeira música feita especialmente para o carnaval foi composta por uma mulher: Chiquinha Gonzaga. Assim, terminava o século 19 e nascia a mulher moderna.

Na 1ª Grande Guerra, os homens ficaram no front e elas, à frente de outra batalha: tocar a vida em suas casas. Saíram os saiões e chapelões e entrou a maquiagem carregada de caras e bocas. Começaram os anos loucos. Antes mesmo da Semana de Arte Moderna, Anita Malfatti escandalizou o Brasil com uma pintura leve, sem amarras. Depois apareceu Tarsila do Amaral, com fome de quebrar padrões e marcar uma época de incertezas.

Novos contornos
O governo de Getúlio Vargas estendeu à mulher o direito de votar. Mas, na prática, o voto feminino só valeu mesmo em 1945.

Carlota Pereira de Queirós, a primeira deputada, garante à mulher o mesmo salário do homem. A bióloga e feminina Berta Lutz consegue aprovar a lei de três meses de licença-maternidade.

O perfil feminino ganha novos contornos e o quadril da mulher brasileira aparece. Duas polegadas a mais tiram de Marta Rocha o título de Miss Universo. Já a tenista Maria Esther Bueno é descoberta pelo mundo, ganhando títulos.

Sutiãs foram queimados em praça pública, marcando uma revolução pelos direitos iguais. Não era apenas uma questão de estilo. "O que estava por trás desse simbolismo era realmente o direito de nós usufruirmos o nosso corpo, o corpo é nosso e vamos decidir o que acontece com ele", diz Eva Blay, professora da USP.

Mudança na moda
No começo da década seguinte, a família do futuro começa a ser desenhada. A ciência coloca em uma pílula a opção de engravidar. E, numa ironia do destino, a prática do futebol feminino é oficialmente proibida por aqui (ainda bem que isso agora mudou!).

A rebelião da moda e do corpo dobra as esquinas de Londres e as moças colocam as perninhas de fora.

No Brasil, uma nova roupa foi inventada para receber a primeira mulher, em 80 anos, a ganhar um lugar na Academia Brasileira de Letras, a escritora Rachel de Queiroz.

Neste mesmo ano, outro tabu foi derrubado. NA TV e nas ruas, o Brasil denunciou a violência contra a mulher. E Fafá de Belém, uma mulher, puxou o coro pelas eleições diretas.

O país mudou e escreveu na Constituição: homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Pelo menos no papel.

Na política. elas conquistaram prefeituras, governos. Os partidos são obrigados a ter, no mínimo, 20% de mulheres em suas chapas. Doze anos depois, as barreiras continuam e poucas se elegem.

Inspiração
A história dos melhores dias, dos grandes momentos pode inspirar outras mulheres a encarar novos desafios. Oito de março não é apenas um dia para as mulheres receberem flores. É um dia de luta pela igualdade de direitos, de deveres e pela emancipação da mulher em todos os sentidos.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil

Quem já passou dos 60, sabe muito bem a luta que a mulher enfrentou em todos os níveis da vida.

Por tudo isso e por muito mais:

"PARABÉNS (merecidos) A TODAS NÓS, MULHERES!!!"

sábado, 7 de março de 2009

HIPERTENSÃO ARTERIAL

A hipertensão arterial ou pressão alta ocorre quando a pressão do sangue sobre as paredes das artérias é maior que os valores considerados normais. A pessoa é considerada hipertensa se sua pressão arterial estiver maior ou igual a 140/90 mmHg. Para ter certeza da hipertensão os dados devem ser medidos várias vezes em aparelhos calibrados. Procure um médico para que ele possa avaliar seu caso.

Quais os fatores de risco da hipertensão?
As pessoas que têm maiores riscos são aquelas com excesso de peso, que não têm alimentação saudável, não fazem exercícios físicos, consomem bebidas alcoólicas, são diabéticos ou têm familiares hipertensos.

Que conseqüências a pressão alta pode ocasionar?
A pressão alta precisa ser tratada, caso contrário pode causar derrames, infarto, insuficiência cardíaca, renal e alterações na visão.

O que o hipertenso deve fazer?
* Controlar a pressão medindo-a regularmente
* Fazer exames médicos periódicos
* Usar a medicação indicada pelo médico de forma disciplinada e correta
* Não tomar nenhum medicamento sem o conhecimento do médico
* Diminuir a quantidade de sal ingerida, beber bastante líquido e ter uma alimentação saudável
* Praticar alguma atividade física
* Manter um peso saudável

Fonte: Jornal Saúde - FarmAkácia

Observe o quadro e veja se sua pressão está normal

Consulte sempre o médico para monitorar a sua pressão. O seu coração agradece!

sexta-feira, 6 de março de 2009

APOSENTADORIA: FIM OU RECOMEÇO?


Síndrome pós-aposentadoria: saiba como evitar

Depois de anos de trabalho e produtividade chega a hora de se aposentar. Para muitos, pendurar as chuteiras é um alívio. Mas para outros, ficar ocioso pode ser um tormento. A falta de atividades e o tempo desocupado castiga e pode até levar muitos idosos à depressão e a outras séries da doenças associadas ao mal da ociosidade.

De acordo com a psicóloga Thaís Kampf, o processo da aposentadoria é uma das maiores dores que o ser humano vivencia, se comparando, muitas vezes, a dor da morte ou da separação. Nessa etapa da vida, um vínculo de 30 a 35 anos é quebrado. Depois de se aposentar, muitas pessoas se perguntam: O que sou agora? Qual é o meu papel?

Quebre esse vínculo. Continue ativo e produtivo após a aposentadoria!

Você não pode achar que, depois de ter feito um longo caminho, com bons e maus momentos, junto de amigos, da família e até sozinho, agora que se aposentou deve ficar de pijama, na cadeira de balanço, esperando a vida acabar.

Muito pelo contrário. Essa é a melhor época para aproveitar e fazer o que realmente gosta. Desfrutar da vida em sua plenitude. Usufruir da sabedoria que a vida lhe deu.

Não desperdice o que pode ser a "melhor fase da sua vida". Filhos criados, carreira finalizada com méritos, situação financeira tranqüila e saúde. Se você chegou até aqui e alcançou essas conquistas, agora é fazer o que sempre quis.

Alguns passos para ajudar na vida, que está esperando para ser aproveitada:

1. Se você ainda não chegou nessa fase, aqui está uma dica que também serve para você. Sempre que você sentir vontade de fazer alguma coisa, mas não têm tempo, anote num bloco de notas. Será a sua lista das "100 coisas para fazer depois de me aposentar". Muitas vezes nos esquecemos de gravar os nossos desejos, e assim acabamos esquecendo-os. Não deixe que isto aconteça!

2. Persiga suas paixões. Pinte um por de sol, esculpa, cante, aprenda um idioma, faça Tai-Chi, compre um telescópio e descubra as estrelas. Explore o céu.

3. Experimente mais a natureza. Veja o sol nascer. Acompanhe as fases da lua. Ande na grama. Sinta o vento e a chuva. Cate e colecione conchinhas. Aproveita o contato direto com o planeta. Quantas vezes você não teve tempo para apreciar essas coisas. Agora tem.

4. Leia livros de assuntos diferentes. Ficção científica, romance, política, jardinagem, filosofia, poesia. Enfim, aumente seus horizontes com assuntos diversos.

5. Seja interessante. Viaje para lugares fora do circuito turístico. Explore opções diferentes. Se hospede numa cidade pequena em algum lugarejo, distante das grandes cidades. Descubra os costumes locais.

6. Siga uma religião ou várias, para entender suas diferenças e semelhanças. Senão, acredite em alguma coisa. É fundamental.

7. Divirta-se com seus netos. Brinque, faça todas as estripulias que não podia com seus filhos, por falta de tempo. Para eles, isso fará parte das melhores lembranças. E para você é uma experiência renovadora.

8. Cuide da sua saúde. Faça todos os exames indicados para sua idade. Conheça seu corpo e esteja atento ao que ele lhe diz.

9. Se intere dos assuntos relacionados à sua faixa etária (e também dos acontecimentos do mundo). Assine uma revista específica, que trará sempre os últimos acontecimentos que podem melhorar sua vida.

10. Tenha muitos amigos. De todas as idades. Se você for uma pessoa atualizada, de bem com a vida, será uma companhia agradável. E, uma conversa interessante agrada a todos.

11. Desfaça mal entendidos. Amigos e parentes, que se separaram por alguma coisa que não ficou bem resolvida. Resgate-os, se valer à pena. É parte da sua história. Em algum momento foram muito importantes para você. E podem continuar a ser.

12. Escreva uma autobiografia. Mesmo que você não publique, seus netos e filhos poderão conhecer aspectos sobre você, que nunca tiveram a oportunidade e nem imaginavam. Também é uma forma de partilhar seus longos anos de experiência. Você pode achar que não tem nada a partilhar, mas basta começar a escrever uma, e você se surpreenderá com as palavras que sairão livremente da sua memória. Como recordar é viver, será um revival que pode lhe ajudar a entender o momento que está vivendo e valorizá-lo muito mais.

13. Ouça música, de todos os gêneros. Vá a concertos, espetáculos, ao teatro. Assista a filmes e musicais. Alimente a alma.

Segundo Aristóteles:

"As pessoas velhas e aquelas ásperas ou taciturnas não se prestam muito facilmente à construção de amizades, pois a sua capacidade de serem agradáveis ou afáveis é pequena..."

Contradiga essa teoria. Seja acima de tudo uma pessoa que todos se sintam muito bem em sua companhia. Não deixe que o fato de ser mais experiente lhe dê o direito de ser impositivo, introduzindo suas idéias à revelia.

A "melhor idade" não é apenas uma frase. Com saúde, dinheiro e alegria de viver é com certeza a oportunidade de aproveitar tudo o que a vida tem de melhor.

Fontes: http://www.portalaz.com.br e http://bbel.uol.com.br