sábado, 28 de fevereiro de 2009

MEMÓRIA DE ELEFANTE

Quando alguém apresenta uma facilidade muito grande para memorizar, comumente, diz-se que: “Ele tem uma memória de elefante”.

Ninguém sabe dizer com exatidão como e quando essa expressão surgiu, embora não seja muito difícil descobrir o porquê: a capacidade que esses animais de grande porte (os maiores atualmente) tem em receber e guardar informações é realmente impressionante.

O elefante possui o cérebro com maior massa entre os mamíferos pesando 4,7 kg em um adulto. Embora não possamos julgar com eficiência o funcionamento de um cérebro com base apenas no seu tamanho, ele pode dar uma boa idéia do poder da memória do elefante.

O elefante lembra de tudo o que aprende, e por isso constitui uma das principais atrações dos circos. Sabe-se, por exemplo, que os originários da Índia, quando devidamente adestrados, não só reconhecem como também obedecem a mais de cem comandos dos seus treinadores.

Para ter uma ligeira idéia do poder de memorização deles assista ao vídeo abaixo:
http://br.video.yahoo.com/watch?fr=yvmtf&v=1033469

Os cientistas não conseguiram medir com exatidão a inteligência dos elefantes. No entanto, durante décadas, especialistas observaram o comportamento dos paquidermes e concluíram que eles estão entre os mais inteligentes do reino animal. Por isso, a teoria de que os elefantes nunca esquecem as coisas é exagerada, mas não está totalmente longe da verdade.

Quer também ter uma memória de elefante?

Então, é só seguir estas principais dicas:

1. MANTENHA UMA ATIVIDADE INTELECTUAL CONSTANTE E VARIADA - não adianta só fazer palavras cruzadas e ver TV. É preciso, por exemplo, praticar atividades que estimulem o raciocínio, como a leitura. Nada, aliás, ativa mais os neurônios do que o exercício de abrir um livro e se entreter com a narrativa.

2. EXERCITAR A FUNÇÃO VÍSO-MOTORA - além do quebra-cabeça, são ótimas atividades: trabalhos manuais, corte e costura, conserto de aparelhos, tocar instrumentos, etc.

3. TER UMA VIDA SOCIAL ATIVA – ir ao cinema, teatro, festas e viajar são excelentes opções, principalmente para combater a solidão, muito comum em idosos. Além disso, um bom papo com os amigos é capaz de estimular diversas funções cognitivas, como a atenção.

4. ALIMENTE-SE BEM - a desnutrição compromete a atividade cerebral, assim como o corpo como um todo. Uma dieta equilibrada, por outro lado, nutre o cérebro, melhora suas funções e retarda a sua deterioração. Inclua na alimentação frutas, legumes, verduras, carne magra (principalmente peixes), azeite de oliva e grãos.

5. FUJA DO SEDENTARISMO - Exercícios físicos ativam o organismo e melhoram a oxigenação do cérebro, levando sangue às áreas menos irrigadas. Um bom condicionamento físico consegue, por exemplo, conter os processos degenerativos do cérebro, diminuindo o risco para doenças como Mal de Alzheimer.


Bem, pode ser que você não fique com uma memória de elefante, mas que ela vai melhor, com certeza isso vai!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ENVELHECIMENTO - EVENTO COMPLEXO

A futura população de idosos revela um grande desafio nas diversas áreas de conhecimento

Toda a sociedade, sem exceção, será afetada pelo envelhecimento populacional, fenômeno de caráter multidisciplinar que deverá se analisado e estudado por diferentes áreas do conhecimento. A situação de hoje, e a que se projeta para o futuro, é a de um fenômeno relacionado, entre outros fatores, com a queda do número de nascimentos e o aumento da expectativa de vida. Um novo paradigma de gestão social deve ser construído para a sociedade que irá surgir com o envelhecimento da população, a longevidade e a diminuição do número de jovens.

Teóricos defendem que o envelhecimento demográfico - aumento do percentual de idosos em uma determinada população - traz várias consequências sociais; entre elas, a coexistência de três ou quatro gerações, famílias convivendo com um ou mais idosos; e a chamada feminilização da velhice, com mais mulheres idosas do que homens, e mais longevas. Além disso, referem-se a um maior número de pessoas vivendo em instituições hospitalares e asilares, com mais demanda por serviços médicos, mais gastos com medicamentos e maior ocupação de leitos hospitalares.

O Brasil, em ritmo crescente, tem se destacado pelça longevidade de sua população - deixando gradativamente de ser um país de jovens - e pela exclusão do mercado de trabalho dessa população ainda ativa, o que constituirá um grave problema de contornos incalculáveis. No Brasil, a expectativa de vida é de 68,6 anos, segundo o Censo de 2000 do Instituti Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), contra mais de 74 anos previstos para 2025.

Temos, portanto, um país que está deixando de ser de jovens para ser de idosos. Aquelas pessoas nascidas no pós-guerra estarão em 2025, na faixa etária entre 65 e 80 anos E os números brasileiros sobre envelhecimento são alrmante. Segundo os dados do relatório de Síntese de Indicadores sociais do IBGE, de 2001, em 25 anos a população de idosos poderá ser superior a 30 milhóes de pessoas no país. Por isso, impactos em ordem crescente são esperados nas áreas social, econômica, cultural, política e de saúde; sendo importante considerar, também, a diminuição geral de tempo de serviço do trabalhador, já a partir dos seus 50 anos.

Diante disso, o contexto que se apresenta é de abertura de um novo campo em gestão de serviços na área da administração. A futura sociedade de idosos é fato novo, mas que, em contrapartida, revelaum desafio precedentes, que impacta nas diversas áreas de conhecimento e em uma nova visão de mundo e de sociedade.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

A crônica acima foi retirada do JB de hoje, dia 27/02, e é de autoria de Miguel Arantes Normanha Filho - professor universitário - coordenador do curso de administração das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil), em Curitiba.

Em face a leitura do texto, podemos concluir que o curso de gestão de serviços na área de administração está abrindo novos campos, frente ao aumento da população idosa no Brasil.

Uma ótima dica de curso para quem prestará vestibular o ano que vem.

Avisem aos seus filhos e netos!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

VAMOS DANÇAR?

“Dançar é tornar uma música visível, superar seus próprios limites a cada dia e emocionar pessoas sem precisar dizer uma palavra”.

“DANÇAR é expressar a VIDA através dos movimentos rítmicos do CORPO numa linguagem silenciosa”!

DANÇA É ARTE E ALEGRIA CONTAGIANTE !!!

Cerca de 350 dançarinos profissionais fizeram uma performance de três minutos na Liverpool Street Station, uma grande estação de metrô em Londres, na quinta-feira 15.

A ação foi patrocinada pela T-Mobile, uma operadora de celular que atua na Europa e nos Estados Unidos, para a gravação de um comercial para TV.

Como a empresa anunciou que faria uma ação (sem especificar o quê) no metrô, muitas pessoas acompanharam a gravação, captada com câmeras escondidas. O vídeo já foi visto mais de 1,9 milhão de vezes.

Confira a idéia maravilhosa no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=VQ3d3KigPQM&eurl

A dança é o movimento corporal e emocional mais contagiante da face da Terra e contagia qualquer idade!

Então, ligue o rádio, coloque um CD ou um disco na velha vitrola e dance!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

HÁBITOS PARA REVERTER OS LAPSOS DE MEMÓRIA


Pesquisas recentes mostram que o estilo de vida influencia as funções dos neurônios.

Escolhas saudáveis, portanto, podem prevenir e até mesmo reverter as falhas na memória.

Especialistas da área revelam os cinco principais hábitos que, incorporados ao cotidiano, podem assegurar ou avivar suas lembranças.


1)Durma bem

O senso comum diz que com uma boa noite de sono o cérebro funciona melhor e lembra melhor. Diversos estudos sugerem que, durante o sono, o cérebro processa as experiências do dia, fortalecendo as conexões entre neurônios que foram formados durante o dia. Isso pode permitir lembrar a informação mais facilmente no dia seguinte. Especialistas também acreditam que, enquanto dorme, o cérebro do indivíduo enfraquece algumas conexões neuronais antigas para dar espaço a novas. Esse processo atua como uma faxina, descartando informações desnecessárias. Para manter o bom funcionamento da memória, a maioria das pessoas precisa ter, no mínimo, 8 horas de sono por noite. Algumas pesquisas mostram que exercício aeróbico intenso e um banho quente de 60 a 90 minutos podem ajudar a conseguir essa quantidade de sono pelo aumento da temperatura corporal e pela liberação de hormônios que despertam o sono. Para o efeito da sedação, é preciso fazer estas atividades, no mínimo, duas horas antes de ir dormir. Se forem feitas na hora de ir para a cama, elas fazem efeito contrário.


2)Mexa-se

Especialistas concordam que práticas aeróbicas melhoram a memória porque elevam a qualidade do sono. Mas atividades físicas podem trazer outros benefícios. Feitos a qualquer hora, exercícios moderados fazem com que o cérebro receba mais sangue, o que significa que ele adquire mais oxigênio e nutrientes. Ambos auxiliam os neurônios a trabalhar de forma mais eficiente. Exercícios aeróbicos também aprimoram a memória pela liberação do stress. Quando o indivíduo está estressado, libera hormônios como o cortisol, que produz energia para ajudar o corpo a lidar com uma situação desafiadora. No entanto, esses hormônios danificam a memória central. Estudos em animais mostraram que, depois de poucos dias de exposição a altos níveis de cortisol, células do cérebro da memória central começaram a morrer. Praticar atividades físicas faz com que o corpo "queime" a energia extra induzida pelo stress, reduzindo os níveis de cortisol. Para isso, bastam pelo menos 30 minutos diários de exercícios moderados, como andar ou pedalar.


3)Inclua cafeína e chocolate

De acordo com pesquisadores, consumir um pouco de cafeína e chocolate por dia pode ajudar a reter melhor as informações. Antes, porém, é preciso escolher o tipo certo. A cafeína deve ser adquirida de chá verde ou preto. O consumo da substância fará com que o indivíduo se sinta mais alerta, absorvendo melhor as novas informações. A cafeína também possui importantes antioxidantes, que quebram as células "danificadas" do cérebro. É o que diz Jeff Victoroff, professor associado da Clínica Neurológica da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e autor de "Salvando seu cérebro" (Bantam, 2002). A única ressalva é que o chá não deve ser tomado com leite, diz Victoroff, porque ele interfere na absorção desses antioxidantes. O chocolate ainda é polêmico, já que nada ainda foi comprovado. No entanto, pesquisadores suspeitam que os componentes presentes no chocolate escuro, chamados procyanidins, agem contra a oxidação e inflamação, dois efeitos que envelhecem o cérebro. Alguns cientistas acreditam também que os procyanidins também podem contribuir para melhorar a memória porque aumentam a circulação sangüínea. "Assim, o cérebro consegue mais oxigenação e nutrientes", explica Victoroff.


4)Opte pela gordura certa

Para manter o cérebro em funcionamento, é preciso comer gordura diariamente. Mas, assim como a cafeína, escolher o tipo certo é fundamental. Estudos mostram que os ácidos do Ômega-3 podem evitar a perda das funções cognitivas. Certos tipos de peixe e suplementos de óleo de peixe, sementes de linho, canola, azeite e nozes contêm esses ácidos. Segundo alguns pesquisadores, todos os peixes contêm componentes que melhoram o cérebro. "Se eu tivesse que dar um simples conselho, eu diria que comer uma porção de peixe, como salmão ou sardinha, 4 vezes na semana deixa o cérebro muito bom". Por outro lado, especialistas concordam que gorduras ruins (encontradas em óleos hidrogenados) são a pior coisa para a memória. Uma dieta rica em gorduras reduz o sangue nos vasos do cérebro e baixa os níveis de HDL (colesterol bom), cuja função é evitar o entupimento nos vasos sangüíneos. Essas gorduras ruins são encontradas em batatas-fritas, frituras e bolos que contêm margarina ou óleo.


5)Desafie seu cérebro

Pesquisadores mostram que a estimulação intelectual é a melhor maneira de fazer com que o cérebro trabalhe bem durante toda a vida. Alguns hobbies intelectuais desafiadores, como palavras-cruzadas e quebra-cabeças, ou uma boa leitura também podem impulsionar o funcionamento do cérebro. Impor desafios previne a deterioração cognitiva porque fortalece as conexões nervosas utilizadas freqüentemente, diz Randy Buckner, professor associado de psicologia da Universidade de St. Louis. Algumas teorias dizem que estas conexões se desintegram não importando o que faça, mas estimular o cérebro o pressiona a criar outras conexões para compensar a deterioração, explica Buckner. O ideal é escolher um hobby que desafie partes do seu cérebro que o indivíduo não costuma trabalhar. "Caso o trabalho diário já seja intelectual, o melhor a fazer para o cérebro é ir para casa e ouvir música, pintar ou andar na natureza", diz Dharma Singh Khalsa, presidente do Alzheimer's Prevention Foundation.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

TEXTO PARA REFLEXÃO



"CARTA AOS MEUS AMIGOS IDOSOS"

No ano passado, em Guarulhos, SP, ao adentrar no ônibus de transporte dos passageiros para o aeroporto, a perna esquerda falseou, quando procurava alcançar a alça de segurança. A queda era iminente. Nesse momento, um casal ainda jovem segurou-me pelo braço e evitou o tombo memorável. Agradeci o gesto do jovem casal, sobretudo pela ternura e o carinho que se espelhavam no olhar. Naquele momento, senti-me um idoso, com minhas deficiências e minhas fragilidades.

Por isto, escrevo esta carta a vocês, meus queridos irmãos idosos, "do fundo de minha alma". Não gosto que me chamem de velho, salvo se for um termo carinhoso. Não gosto da expressão "terceira idade", porque devemos viver a nossa idade, a idade que temos, celebrando sempre a vida. Diariamente, ao acordar, agradeço a Deus por mais um dia de vida e recito o Salmo 89, v. 12: "Ensina-nos Senhor a contar nossos dias para que alcancemos o saber do coração." Não vejo desdoiro algum em ser idoso. Somos idosos e temos a sabedoria do coração, a sabedoria da vida. E ela nada mais é do que a "soma de burradas e de acertos que cometemos no curso da vida". Nós, idosos, só pedimos uma coisa aos que nos cercam, aos que conosco convivem: um pouco de paciência e de compreensão, com nossas limitações e fragilidades. Em recente pesquisa, na cidade de São Paulo, constatou-se que 12% das violências praticadas contra idosos acontecem no próprio lar. Só foram contadas as agressões físicas, não se levando em conta os xingamentos, os descasos e as ofensas morais. O Governo editou um Estatuto do Idoso, que acho uma farsa. Eu gostaria que houvesse uma espécie de "estatuto do idoso" no coração de nossos semelhantes. E nada mais.

Meus queridos amigos idosos, não se aposentem para a vida. Amem os filhos e netos, mas não se prendam em demasia a eles. Cada um com sua vida. E vivam a vida com alegria. "Não se entregue à tristeza, pois a alegria do homem torna mais longa a sua vida" (Eclesiástico 30, 23). Freqüentem os bailes da "terceira idade". Dancem, brinquem e divirtam-se. Viajem bastante, não percam as oportunidades de conhecer novos lugares e novas coisas. Se possível, freqüentem um curso nas faculdades. Façam palavras cruzadas, aprendam a usar um computador, inscrevam-se em uma academia de ginástica. Seja um voluntário e trabalhe, por algumas horas, nas pastorais da paróquia ou nas obras sociais da cidade. Dêem tratos à cabeça. Mas, não se entreguem de forma alguma, Nada de cadeira de balanço e nem colocar o pijama. É velho quem se diz velho, quem pensa que é velho. Viva a vida que Deus lhe concede, amando-a intensamente a cada momento. Sabe meus amigos, o que faço? cuido as unhas cada duas semanas, passo creme nas mãos enrugadas e uso perfume. Se eu não me amar, gente, quem vai me amar? Eu tenho que gostar de mim mesmo. Vocês não acham que tenho razão?

Quando surgirem às dificuldades e os percalços orem e apeguem-se à leitura e às lições da Bíblia. A oração, que nos dá forças, é o canal que nos repassa a graça de Deus, todo misericórdia, através do Espírito Santo.

O que queremos, nesta quadra da existência, é apenas o respeito, a compreensão daqueles com quem convivemos. E quando chegarmos ao fim dos tempos, saibamos enfrentar a irmã Morte com serenidade, pois a vida é mera passagem; espero que tenhamos, então, alguém ao nosso lado, afagando nosso rosto e fechando nossos olhos, para passarmos, à uma vida que não se acabará jamais.

(Escrito por Heloísa Mello, 15 dias antes de seu falecimento dia 27/07/2007 em Cascavel - PR)

Isso é que é uma verdadeira lição de vida!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ILUSÕES DE ÓTICA

"A percepção é a compreensão das pistas em termos do todo." (Polanyl)

Para conseguir memorizar algo com eficiência é necessário, além da atenção e interesse, que os órgãos sensoriais estejam em condições satisfatórias, pois é através deles que o estímulo que se deseja memorizar é percebido, captado e chega ao cérebro para ser armazenado e recuperado sempre que necessário.

Por isso, é de extrema importância, principalmente para o idoso, que faça consultas médicas periódicas para verificar a necessidade ou não de uso de óculos ou aparelho para surdez, por exemplo.

Além disso, também é bom que treine as percepções (visuais, auditivas, gustativas, táteis e olfativas), sempre que possível, pois à medida que as pessoas envelhecem não só alguns aspectos físicos como cognitivos também mudam.

A memória, segundo diversos estudiosos, é a base do conhecimento e como tal, deve ser trabalhada e estimulada. É através dela que damos significado ao cotidiano e acumulamos experiências para utilizar durante a vida.

Por conta disso, colocarei aqui algumas imagens para treinar a percepção visual, comprovada cientificamente como sendo uma das mais eficientes para a memorização.

Vamos treinar a percepção visual através de algumas ilusões de ótica produzida pelo contraste figura-fundo e pela ambiguidade.

As ilusões de ótica são muito boas para se ter uma idéia de como funciona nosso cérebro, porque podem revelar os contrastes escondidos em um sistema visual e também podem falhar. Sendo assim as ilusões são divertidas, porque combinam elementos claros e elementos surpresa em uma única cena.

Algumas pessoas conseguem ver rapidamente. Outras demoram um pouquinho. É só uma questão de treino e paciência até pegarmos o jeito. O importante é estar tranquilo e não ter pressa. Não adianta tentar forçar a obtenção da imagem. Você só tem que relaxar os olhos e deixar que ela apareça sozinha.

Observem as imagens com bastante atenção e veja as repostas no final da postagem.


O que você vê nas imagens abaixo?

Imagem 1




Imagem 2

Imagem 3




Imagem 4


Imagem 5



Imagem 6


Imagem 7




RESPOSTAS:

1) Na parte preta, uma jarra; na branca 2 rostos de perfil.

2) Na parte preta, um homem tocando saxofone e em ambas as partes (branca e preta), um rosto de mulher.

3) Uma senhora de perfil e uma moça também de perfil (o rosto da moça é o nariz da anciã).

4) Um homem pensando.

5) A cabeça de um índio e um esquimó de costas.

6) Um pescador próximo a uma ilha e um pato de cabeça para baixo.

7) A face de um velho barbudo e cabeludo e bem no centro dela, um casal se beijando (observe o nariz e o olho esquerdo do idoso).

Outra dicas para quem ainda não conseguiu enxergar:
Com a imagem na tela, olhe “através” dela. É uma das maneiras. Para conseguir isso, faça de conta que está olhando para o fundo do computador, atrás da tela. Faça isso e os desenhos já saltarão em diversos planos.

Mas se quiser experimentar outro modo, distancie-se um pouco mais de meio metro do computador. Levante um dedo entre você e a tela e olhe fixamente para ele. E as imagens no computador, logo atrás, já estarão oferecendo o efeito tridimensional.

Só é questão de treino!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

A PATICIPAÇÃO DO BRASIL E DO IDOSO NO OSCAR

Hoje à noite, haverá a 81ª cerimônia da entrega do Oscar que será transmitida, exclusivamente, pela TV por Assinatura (canal TNT, a partir das 22h30).

Os Óscares remontam ao início da década de 20 quando, durante um almoço, os produtores dos cinco grandes estúdios da época (MGM, Warner, Fox, RKO e Paramount) decidiram criar um prêmio que elegesse os melhores da indústria cinematográfica.

A tão cobiçada estatueta da premiação foi criada em 1928 por Cedric Gibbons e esculpida por George Stanley, mede 35 cm e pesa quase quatro quilos. É feita de estanho folheado a ouro de catorze quilates e vale cerca de 153 euros. Seu desenho representa um cavaleiro de pé, numa lata de filme segurando uma espada de dois gumes.

Muitos já levaram a honra de ter dado o nome ao prêmio da Academia de "Oscar", dentre algumas, talvez a mais famosa (e também a mais provável) foi a de que a bibliotecária Margareth Herrick (depois secretária executiva da Academia) chegou ao seu primeiro dia de trabalho, em 1931, olhou para a estatueta e disse: “Nossa! É a cara do meu tio Oscar.”

Reza a lenda também que teria sido a atriz Bette Davis, que foi presidente da Academia, a criadora do apelido, porque a estatueta a fazia lembrar de seu marido Harmon Oscar Nelson.

Bom, quem deu o nome, quem deixou de dar, isso não tem a menor importância, o que importa é que o Oscar sempre teve grande repercussão e importância. Hoje é o prêmio mais cobiçado e invejado do mundo; é o prêmio máximo do Cinema que dá fama e prestígio a quem o receber.


O BRASIL NO OSCAR

- A primeira participação de um brasileiro na festa do Oscar foi no ano de 1941. E a dona do feito não poderia ser outra pessoa, senão Carmem Miranda, portuguesa de nascimento, mas naturalizada brasileira.

- Ary Barroso, famoso compositor brasileiro, já concorreu ao Oscar de Melhor Canção com a música “Rio de Janeiro” pelo filme "Brazil" (1944).

- O Brasil também já esteve presente na Festa do Oscar concorrendo ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira com "O Pagador de Promessas", em 1963; "O Quatrilho", em 1996; "O Que é Isso Companheiro?", em 1998 e "Central do Brasil", em 1999 - infelizmente, em nenhuma das vezes conseguiu levar o prêmio.

- "Cidade de Deus" Concorreu ao Oscar em 2004 nas categorias de Melhor Diretor (Fernando Meirelles); Roteiro Adaptado; Fotografia e Montagem. Não ganhou em nehuma categoria, mas foi o mais perto que o Brasil já chegou de ganhar um Oscar .

- Fernanda Montenegro, aos 70 anos, foi a primeira atriz brasileira a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1998 pelo filme "Central do Brasil".

O filme "Orfeu do Carnaval" (Black Orpheus) ganhou o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira para a França. O curioso é que tudo nele era brasileiro: locação, atores, diálogos, trilha musical e até mesmo o roteiro.


O IDOSO NO OSCAR

- Jessica Tandy ganhou o Oscar de Melhor Atriz, em 1989 pelo filme "Conduzindo Miss Daisy", e isso a tornou a atriz mais velha a ganhar um Oscar (tinha 81 anos na ocasião da nomeação).

- Henry Fonda tornou-se o ator mais velho a ganhar um Oscar na categoria Melhor Ator pelo filme "Num Lago Dourado", em 1981, quando tinha 76 anos.

- George Burns ("Uma Dupla Desajustada", 1975) e Peggy Ashcroft ("Passagem para a Índia", 1984) são os mais velhos a ganhar como Atores Coadjuvantes (80 e 77 anos respectivamente).

- Gloria Stuart, com 87 anos, teve a chance de tirar o recorde de Jessica Tandy, quando foi indicada ao Oscar de Coadjuvante pelo filme Titanic (1997). Não ganhou e se contentou com o título de a mais velha atriz a ser indicada ao Oscar.

- Katharine Hepburn foi indicada doze vezes ao Oscar e é detentora do título de atriz que mais vezes ganhou o Oscar. Ganhou quatro vezes como Melhor Atriz, sendo que três destas, conquistados após seus 60 anos .

- Walt Disney é até hoje (e dificilmente perderá o título, embora tenha morrido em 1969) a pessoa que mais ganhou Oscars. Foram sessenta e quatro indicações, das quais saiu vitorioso vinte e duas vezes, a última delas aos 64 anos.

- Jack Nicholson é um dos recordistas masculinos em premiações: três vezes. Ganhou uma vez como Ator Coadjuvante e duas como Melhor Ator, uma delas aos 64 anos e também é recordista em indicações masculinas: 13 no total (cinco como coadjuvante). A sua última indicação foi também aos 64.

- Este ano, no Oscar 2009 há alguns representantes da terceira idade entre os indicados: o ator Frank Langella (71 anos) e Richard Jenkings (61), estão concorrendo pela 1ª vez ao prêmio de Melhor Ator pelos filmes "Frost/Nixon" e "The Visitor" respectivamente. A atriz Merryl Streep - a recordista de indicações: 15 no total - que completará 60 anos ainda este ano, está concorrendo ao prêmio de Melhor Atriz pelo filme "Dúvida".

- A história de um dos filmes indicados ao prêmio de Melhor Filme este ano - o "Curioso Caso de Benjamin Button" - gira em torno de temas ligados à terceira idade (envelhecimento, perdas, morte - leia a sinopse e comentários sobre o filme na postagem do dia 07/02 ).

E por último, por mera curiosidade, o jornalista e veterano colunista de cinema, Robert Osborne, responsável pela "biografia oficial" do Oscar, desde 1986 - considerado uma autoridade no assunto - está próximo de completar 77 anos.

Nada como a voz da experiência! Fiquem na torcida!


sábado, 21 de fevereiro de 2009

O CARNAVAL E SUAS MARCHINHAS

Quem tem mais de 60 anos, sabe que antigamente o Carnaval era feito para o povo. Famílias inteiras participavam dos blocos e ranchos fantasiados. Havia coretos em praticamente todos os bairros com bandinhas tocando as famosas marchinhas de Carnaval.

Dos anos 20 aos 60, foi a marchinha a grande responsável pela alegria nesta época, fosse comemorada em tradicionais e requintados bailes ou nos agitados e nada luxuosos carnavais de rua.

Todo mundo, de crianças a idosos, podia participar da folia, pois gastava-se pouco e havia muita alegria e respeito. Além do mais, não existia a violência de hoje em dia, no máximo havia alguns batedores de carteira.

Hoje, diversos fatores colaboram para que muita coisa seja diferente de anos atrás. A violência e o custo alto pela diversão são os principais aspectos.

Em geral, o povo não consegue assistir ao desfile de sua escola de samba preferida, pois não têm como pagar os preços exorbitantes cobrados pelos ingressos e além disso, também não podem desfilar, pois o Carnaval agora se resume a artistas e personalidades querendo aparecer e o verdadeiro folião fica em casa assistindo pela TV.

O ingresso mais barato, que proporciona uma visão relativamente boa do desfile e que corresponde à arquibancada Especial, custa R$ 70 e, o mais caro - o super camarote A - custa nada mais, nada menos que R$75 mil para um grupo de vinte e quatro pessoas. Preços inviáveis para a maioria!

Além do preço dos ingressos nada atrativos, alguns foliões não conseguem participar dessa festa, devido ao alto custo das fantasias, que quanto mais bonitas e luxuosas, mais caras.

É bem verdade que os blocos de rua voltaram, entretanto "brincar Carnaval" tornou-se praticamente impossível, pois estes tornaram-se verdadeiros formigueiros humanos. Cada vez mais blocos saem pelas ruas do Rio, tocando as antigas marchinhas de Carnaval. Pena que boa parte das pessoas desconhecem as letras.

Para relembrar os carnavais de outrora e reavivar a memória dos mais de 60, aí estão as letras de algumas das mais famosas marchinhas de todos os tempos:

ABRE ALAS
(Chiquinha Gonzaga, 1899)

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar


TA-HÍ!
(Joubert de Carvalho, 1930)

Taí eu fiz tudo pra você gostar de mim
Ai meu bem não faz assim comigo não
Você tem você tem que me dar seu coração

Meu amor não posso esquecer
Se dá alegria faz também sofrer
A minha vida foi sempre assim
Só chorando as mágoas que não têm fim
Essa história de gostar de alguém
Já é mania que as pessoas têm
Se me ajudasse Nosso Senhor
Eu não pensaria mais no amor


O TEU CABELO NÃO NEGA
(Lamartine Babo-Irmãos Valença, 1931)

O teu cabelo não nega mulata
Porque és mulata na cor
Mas como a cor não pega mulata
Mulata eu quero o teu amor

Tens um sabor bem do Brasil
Tens a alma cor de anil
Mulata mulatinha meu amor
Fui nomeado teu tenente interventor

Quem te inventou meu pancadão
Teve uma consagração
A lua te invejando faz careta
Porque mulata tu não és deste planeta

Quando meu bem vieste à terra
Portugal declarou guerra
A concorrência então foi colossal
Vasco da Gama contra o batalhão naval


LINDA MORENA
(Lamartine Babo, 1932)

Linda morena, morena
Morena que me faz penar
A lua cheia que tanto brilha
Não brilha tanto quanto o teu olhar

Tu és morena uma ótima pequena
Não há branco que não perca até o juízo
Onde tu passas
Sai às vezes bofetão
Toda gente faz questão
Do teu sorriso

Teu coração é uma espécie de pensão
De pensão familiar à beira-mar
Oh! Moreninha, não alugues tudo não
Deixe ao menos o porão pra eu morar
Por tua causa já se faz revolução

Vai haver transformação na cor da lua
Antigamente a mulata era a rainha
Desta vez, ó moreninha, a taça é tua


PASTORINHAS
(Noel Rosa-Braguinha, 1934)

A estrela d'alva no céu desponta
E a lua anda tonta com tamanho esplendor
E as pastorinhas pra consolo da lua
Vão cantando na rua lindos versos de amor

Linda pastora morena da cor de madalena
Tu não tens pena de mim
Que vivo tonto com o teu olhar
Linda criança tu não me sais da lembrança
Meu coração não se cansa
De sempre sempre te amar


CIDADE MARAVILHOSA
(André Filho, 1934)

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n'alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente

Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz


PIERRÔ APAIXONADO
(Noel Rosa-Heitor dos Prazeres, 1935)

Um pierrô apaixonado
Que vivia só cantando
Por causa de uma colombina
Acabou chorando, acabou chorando

A colombina entrou num butiquim
Bebeu, bebeu, saiu assim, assim
Dizendo: pierrô cacete
Vai tomar sorvete com o arlequim

Um grande amor tem sempre um triste fim
Com o pierrô aconteceu assim
Levando esse grande chute
Foi tomar vermute com amendoim


BALANCÊ
(Braguinha-Alberto Ribeiro, 1936)
Ô balancê balancê
Quero dançar com você
Entra na roda morena pra ver
Ô balancê balancê

Quando por mim você passa
Fingindo que não me vê
Meu coração quase se despedaça
No balancê balancê

Você foi minha cartilha
Você foi meu ABC
E por isso eu sou a maior maravilha
No balancê balancê

Eu levo a vida pensando
Pensando só em você
E o tempo passa e eu vou me acabando
No balancê balancê


MAMÃE EU QUERO
(Jararaca-Vicente Paiva, 1936)

Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar
Dá a chupeta, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebe não chorar

Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira e vem entrá pro meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana

Olho as pequenas mas daquele jeito
Tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal


TOURADAS EM MADRI
(Braguinha-Alberto Ribeiro, 1937)

Eu fui às touradas em Madri
Para tim bum, bum, bum
Para tim bum, bum, bum
E quase não volto mais aqui
Pra ver Peri beijar Ceci
Para tim bum, bum, bum
Para tim bum, bum, bum

Eu conheci uma espanhola natural da Catalunha
Queria que eu tocasse castanhola e pegasse touro à unha
Caramba caracoles sou do samba não me amoles
Pro Brasil eu vou fugir
Que isso é conversa mole para boi dormir
Para tim bum, bum, bum
Para tim bum, bum, bum


A JARDINEIRA
(Benedito Lacerda-Humberto Porto, 1938)

Ó jardineira porque estás tão triste
Mas o que foi que te aconteceu
Foi a camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu

Vem jardineira vem meu amor
Não fiques triste que este mundo é todo seu
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu


ALLAH-LÁ-Ô
(Haroldo Lobo-Nássara, 1940)

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor, ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente, queimou a nossa cara

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor, ô ô ô ô ô

Viemos do Egito
E muitas vezes
Nós tivemos que rezar
Allah! allah! allah, meu bom allah!
Mande água pra ioiô
Mande água pra iaiá
Allah! meu bom allah


AURORA
(Mário Lago-Roberto Roberti, 1940)

Se você fosse sincera
Ô ô ô ô Aurora
Veja só que bom que era
Ô ô ô ô Aurora

Um lindo apartamento
Com porteiro e elevador
E ar refrigerado
Para os dias de calor
Madame antes do nome
Você teria agora
Ô ô ô ô Aurora


PIRATA DA PERNA DE PAU
(Braguinha, 1946)

Eu sou o pirata da perna de pau
Do olho de vidro da cara de mau

Minha galera
Dos verdes mares não teme o tufão
Minha galera

Só tem garotas na guarnição
Por isso se outro pirata
Tenta a abordagem eu pego o facão
E grito do alto da popa:
Opa! homem não!


CHIQUITA BACANA
(Braguinha-Alberto Ribeiro, 1949)

Chiquita bacana lá da Martinica
Se veste com uma casa de banana nanica

Não usa vestido, oi! não usa calção
Inverno pra ela é pleno verão
Existencialista com toda razão
Só faz o que manda o seu coração, ôi!


SASSARICANDO
(Luiz Antônio, Zé Mário e Oldemar Magalhães, 1951)

Sassassaricando
Todo mundo leva a vida no arame
Sassassaricando
A viúva o brotinho e a madame

O velho na porta da Colombo
É um assombro
Sassaricando

Quem não tem seu sassarico
Sassarica mesmo só
Porque sem sassaricar
Essa vida é um nó


CACHAÇA
(Mirabeau Pinheiro-Lúcio de Castro-Heber Lobato, 1953)

Você pensa que cachaça é água
Cachaça não é água não
Cachaça vem do alambique
E água vem do ribeirão

Pode me faltar tudo na vida
Arroz feijão e pão
Pode me faltar manteiga
E tudo mais não faz falta não

Pode me faltar o amor
Há, há, há, há!
Isto até acho graça
Só não quero que me falte
A danada da cachaça

SACA-ROLHA
(Zé da Zilda-Zilda do Zé-Waldir Machado, 1953)

As águas vão rolar
Garrafa cheia eu não quero ver sobrar
Eu passo mão na saca saca saca rolha
E bebo até me afogar

Deixa as águas rolar
Se a polícia por isso me prender
Mas na última hora me soltar
Eu pego o saca saca saca rolha
Ninguém me agarra ninguém me agarra

VAI COM JEITO
(Braguinha, 1956)

Vai com jeito vai
Se não um dia a casa cai (menina)
Se alguém te convidar
Pra tomar banho em Paquetá
Pra piquenique na Barra da Tijuca
Ou pra fazer um programa no Joá
Menina...


TURMA DO FUNIL
(Mirabeau -Milton de Oliveira- Urgel de Castro, 1956)

Chegou a turma do funil
Todo mundo bebe
Mas ninguém dorme no ponto
Aí, aí, ninguém dorme no ponto
Nós é que bebemos e eles que ficam tontos

Eu bebo, sem compromisso,com meu dinheiro, ninguém tem nada com isso
Aonde houver garrafa, aonde houver barril
Presente está a turma do funil


ME DÁ UM DINHEIRO AÍ!
(Ivan Ferreira-Homero Ferreira-Glauco Ferreira, 1959)

Ei, você aí!
Me dá um dinheiro aí!
Me dá um dinheiro aí!

Não vai dar? Não vai dar não?
Você vai ver a grande confusão
Que eu vou fazer bebendo até cair
Me dá me dá me dá, ô!
Me dá um dinheiro aí!


ÍNDIO QUER APITO
(Haroldo Lobo-Milton de Oliveira, 1960)

Ê ê ê ê ê índio quer apito
Se não der pau vai comer

Lá no bananal mulher de branco
Levou pra pra índio colar esquisito
Índio viu presente mais bonito
Eu não quer colar
Índio quer apito


MARCHA DO CORDÃO DO BOLA PRETA
(Nelson Barbosa - Vicente Paiva, 1962)

Quem não chora não mama
Segura meu bem a chupeta
Lugar quente é na cama
Ou então no Bola Preta

Vem pro Bola meu bem
Com alegria infernal
Todos são de coração
Todos são de coração
Foliões do carnaval
(Sensacional!)


CABELEIRA DO ZEZÉ
(João Roberto Kelly-Roberto Faissal, 1963)

Olha a cabeleira do Zezé
Será que ele é
Será que ele é

Será que ele é bossa nova
Será que ele é Maomé
Parece que é transviado
Mas isso eu não sei se ele é

Corta o cabelo dele!
Corta o cabelo dele!

MULATA IÊ IÊ IÊ
(João Roberto Kelly, 1964)

Mulata bossa nova
Caiu no hully gully
E só dá ela
Ê ê ê ê ê ê ê ê
Na passarela

A boneca está
Cheia de fiufiu
Esnobando as louras
E as morenas do Brasil


COLOMBINA IÊ IÊ IÊ
(João Roberto Kelly/David Nasser-1966)

Colombina, onde vai você
Eu vou dançar o iê iê iê

A gangue só me chama de palhaço (é a mãe!)
Palhaço (é a mãe!) Palhaço (é a mãe!)
E a minha colombina que é você
Só quer saber de iê iê iê


MÁSCARA NEGRA
(Zé Keti-Pereira Mattos, 1966)

Tanto riso, oh quanta alegria
Mais de mil palhaços no salão
Arlequim está chorando
Pelo amor da colombina
No meio da multidão

Foi bom te ver outra vez
Está fazendo um ano
Foi no carnaval que passou
Eu sou aquele pierrô
Que te abraçou
Que te beijou meu amor

A mesma máscara negra
Que esconde o teu rosto
Eu quero matar a saudade
Vou beijar-te agora
Não me leve a mal
Hoje é carnaval


BANDEIRA BRANCA
(Max Nunes-Laércio Alves, 1969)

Bandeira branca amor
Não posso mais
Pela saudade que me invade
Eu peço paz

Saudade mal de amor de amor
Saudade dor que dói demais
Vem meu amor
Bandeira branca eu peço paz


MARCHA DO REMADOR
(Antônio Almeida - 1969)

Se a canoa não virar olê olê olá
Eu chego lá

Rema rema rema remador
Quero ver depressa o meu amor
Se eu chegar depois do sol raiar
Ela bota outro em meu lugar



E para ouvir agumas gravações originais, basta clicar no nome da música abaixo:




É, já não se fazem mais Carnavais como antigamente!!!



sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

ENDEREÇOS E TELEFONES ÚTEIS


LISTA DE TELEFONES E ENDEREÇOS ÚTEIS PARA A POPULAÇÃO IDOSA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO:

Tele-Saúde (atendimento 24h) – tel: 3523-4025

Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (DEAPTI)
Posto Avançado Metrô Siqueira Campos – Copacabana – tel: 2235-3097

Ligue-Idoso (recebe denúncias de maus-tratos e orientações em geral) – das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira - tel: 2299-5700

Cooperativa de Cuidadores de Idosos (COOPERCUID)
Rua Senador Dantas, 24/1207 – tel: 2544-0982/9688-1705

Núcleo de Atenção ao Idoso (NUCLAI) – tel 0800-235267

Sociedade Brasileira de Pacientes com Osteoporose (SOBRAPCO) – Rua Barão de Ipanema, 55 sala 602 – tel: 2548-6678/2548-0496

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Rio de Janeiro (Criado para esclarecimento de dúvidas em relação às leis) – Rua da Ajuda, 5/11º andar – sala 1108 tel: 2532-6359/2262-8678/2299-3398

DETRAN (Posto de Atendimento Especializado para a Terceira Idade) – Av. Presidente Vargas, 817 – Centro – atendimento das 8h às 17h, de 2ª a 6ª feira.
OBS: Para renovar a carteira ou fazer a 1ª habilitação, basta levar um documento que comprove idade superior a 60 anos. A gratuidade do exame médico só valerá caso o idoso tenha mais de 65 anos.

Anote na sua agenda!


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

INCENTIVO À LEITURA - PARTE II

ORIGEM DA PALAVRA:
Ler
se origina do latim legere, que significa ler e colher. Por isso, ler é a arte de colher idéias.

POR QUE LER?
· Melhor exercício para a memória
· Melhor meio de adquirir conhecimento

DICAS PARA O INCENTIVO À LEITURA:

. Cuide de seus olhos: a não ser que você já domine o braille, vai preferir manter seus olhos em ótimo funcionamento;

. Esteja atento e faça exames periodicamente. Se precisar usar óculos, use;

· Leia o que der vontade: de gibi a bula de remédio. Vale tudo! (“LER sempre e LER mais: um livro, uma revista, um"gibi". LER o mundo”);

· A leitura deve ser prazerosa e de qualidade;

· Leia menos para ler mais: se você lê até o ponto de ficar cansado ou de passar os olhos sobre a página sem que se lembre ou tenha consciência do que acabou de ler, algo está errado. Você precisa aprender a parar de ler antes que isso aconteça para que seu horizonte de leitura se amplie e para que a leitura sempre esteja associada a uma atividade prazerosa. Lembre-se: comece pelos contos, poemas ou crônicas que são mais curtos;

· Busque obras que tenham alguma relação com o seu cotidiano ou que sejam do seu interesse à maior prazer na leitura;

· Busque indicações com leitores mais experientes;

· Troque dicas de leitura; · Peça livros de presente;

· Visite habitualmente livrarias, sebos ou bibliotecas (vire “rato” de livraria);

· Monte uma biblioteca particular em casa ;

· Cadastre-se na biblioteca pública mais próxima de sua casa e pegue, no mínimo, um livro emprestado por mês;

· Crie com os amigos e familiares um “Círculo do Livro”;

· Procure saber quais os últimos lançamentos de livros em jornais ou revistas (mantenha-se atualizado);

· Reserve alguns minutos diários para ler algo de qualidade; seja um Best-Seller, um artigo; uma crônica ou algo que possa te engrandecer;

· Cultive o hábito da leitura, seja em casa, no ônibus, no metrô, no intervalo do expediente, numa viagem, no parque ao som da natureza, na praia e também nas férias;

· Mantenha um controle sobre os livros que leu (título, autor, quando leu, gênero, se gostou ou não, etc);

· Intercale leituras (Troque o gênero do livro. O importante aqui é manter o interesse sempre em alta. Quando você se dedica somente a um assunto chega uma hora em que o seu nível de interesse cai drasticamente);

· Procure leituras diversas, de áreas diferentes, revistas, jornais, quadrinhos, propagandas, imagens, assuntos dos quais você nunca pensou em ler;

· É comum ler-se vários livros ao mesmo tempo. Mas nada de deixá-lo pela metade indefinidamente. Você tem que ter um prazo para acabar de ler o livro iniciado;

· Leia sempre e de forma constante (Aqui vale a máxima da história da lebre e da tartaruga: mais vale ler devagar e sempre do que rápido, parando várias vezes pelo caminho);

· Tenha sempre um livro à mão (Nunca se sabe quando você poderá ficar parado no trânsito, numa fila ou em qualquer outro lugar que não te permita fazer outra coisa. Pegue aquele livro que está parado na sua estante e leia pelo menos 10 páginas. Deixe outro livro no carro e um pequeno na sua bolsa);

· Use um marcador que facilite a sua rápida localização no texto;

· Leia livros cuja peça ou filme tenham sido baseados (que tenha gostado);

· Tenha ao menos um desafio para cada ano: escolha uma grande obra que ainda não tenha lido e comprometa-se a lê-la.




“Ler um livro é sentir as mesmas emoções de um jogo, de um show, de uma dramatização. É semelhante à adrenalina durante a aventura de um esporte radical. A única diferença é que se envolve no silêncio, viaja na imaginação, com profunda concentração”.
(Luizinho Bastos)

EXPLORE UM NOVO MUNDO. LEIA!


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

INCENTIVO À LEITURA - PARTE I

A Leitora (1770-1772) de Jean-Honoré Fragonard

Ainda não inventaram exercício melhor para a memória do que o hábito de ler atentamente e refletir sobre o texto, além de ser, indiscutivelmente, o melhor meio de aquisição de conhecimentos.

Muita gente não tem o hábito de ler por falta de tempo e de vontade; muita gente acha que ler é chato. Sendo assim, reverter o baixo interesse dos brasileiros pelos livros é de real importância (segundo pesquisa, o brasileiro lê, em média, 1,8 livro por ano).

Não há idade para se começar a gostar de ler. A boa leitura provoca a imaginação e desperta todas as memórias, além de utilizar as memórias visual, verbal e motora.

A leitura faz bem para a alma, estimula o cérebro, nos faz viajar sem levantar da cadeira e ainda nos torna cada vez melhor na arte de escrever. Arte esta imprescindível para quem deseja aprimorar ainda mais a comunicação como forma de conquistar resultados.

A prática da leitura nos permite também sermos mais participantes da vida e dos acontecimentos que nos rodeiam.

Ler é fundamental, porque nos permite viajar através das idéias do autor que nos escreve, soltar a nossa imaginação e exercitar o nosso pensamento.

O mais importante de tudo é que a leitura constante, e de autores variados, torna possível que o nosso pensamento comece a ser “dono de si”, autônomo, gerador de opiniões, com idéias próprias e que se articule com outras informações.

A boa leitura nos leva à capacidade de perceber, entender, opinar e transformar a sociedade à nossa volta. O processo da leitura cria diversos caminhos pelo seu cérebro. É o processo de retenção e associação de idéias, estimula a capacidade de abstração, interpretação, formação de conceitos, avaliação e aumento do vocabulário.

Concluindo, a leitura é o melhor exercício para potencializar a memória. No instante em que se lê algo, ativam-se (mobilizam-se, despertam-se) diversos tipos de memória: visual, auditiva, verbal, lingüística, cinestésica (memória do movimento, do gesto e da ação) e de imagens.

Ao lermos apenas a 1ª letra numa frase, o cérebro processa em milissegundos inúmeras palavras associadas àquela letra, ativando a memória, além de trabalhar a linguagem e a atenção.

Exemplo:

“Todo ano, no primeiro dia em que começa a nevar, faço a mesma coisa: saio de casa bem cedo, pela manhã, ainda de pijama, apertando os braços contra o peito para enfrentar o frio. Vejo a estrada, o carro de meu pai, o muro, as árvores, as colinas cobertas por mais de um palmo de neve. Sorrio. O céu está limpo e azul, e tudo é tão branco que os meus olhos chegam a arder. Enfio um punhado de neve na boca, fico ouvindo aquele silêncio abafado que só é rompido pelos grasnidos dos corvos. Desço os degraus, descalço, e chamo Hassan para vir também”.
(Trecho extraído do 6º capítulo do livro “O Caçador de Pipas" – de Khaled Hosseini)


Ao ler o trecho acima, não foi possível construir a cena com riqueza de detalhes? E também não foi possível ter acesso às sensações ao que o texto nos remete? Impressinante, não?

Curiosidade: As Mulheres costumam ler mais do que os homens. Será por quê? Aguardo comentários.

Amanhã, continuarei abordando o assunto. Até lá!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ARROGÂNCIA DA JUVENTUDE

Esta é uma historinha que recebi via e-mail e que achei que seria interessante postar aqui, para reflexão, principalmante dos jovens que deveriam ser mais humildes frente à vivência e a sapiência dos mais velhos.

"Um jovem muito arrogante, que estava assistindo a um jogo de futebol, tomou para si a responsabilidade de explicar a um senhor já maduro, próximo dele, porque era impossível a alguém da velha geração entender esta geração.

'Vocês cresceram em um mundo diferente, um mundo quase primitivo', o estudante disse alto e claro de modo que todos em volta pudessem ouvi-lo. Nós, os jovens de hoje, crescemos com internet , celular, televisão, aviões a jato, viagens espaciais, homens caminhando na Lua, nossas espaçonaves tendo visitado Marte.

Nós temos energia nuclear, carros elétricos e o hidrogênio, computadores com grande capacidade de processamento e ...,'

E numa pausa para tomar outro gole de cerveja, o senhor se aproveitou do intervalo para interromper a ladainha do estudante e disse:

- Você está certo, filho. Nós não tivemos essas coisas quando nós éramos jovens.... por isso nós as inventamos. E você, bostinha arrogante dos dias de hoje, o que você está fazendo para a próxima geração?

Foi aplaudido ruidosamente, de pé" !

Esse texto é uma singela homenagem à turma de cabelos brancos!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

ALERTA PARA USO SIMULTÂNEO DE REMÉDIOS

Especialista alerta para uso simultâneo de remédios para depressão e perda de memória

Pesquisa desenvolvida na Universidade de Brasília (UnB) apontou que o uso de antidepressivos agrava os casos de Mal de Alzheimer. Por outro lado, os remédios para controlar a perda de memória podem ter reflexos negativos em pacientes com depressão. “É preciso avaliar qual dos dois quadros está pior, para atuar apenas em uma frente”, afirma a farmacologista autora do trabalho, Patrícia Medeiros, acrescentando que as mudanças na prescrição têm resultados promissores. Os medicamentos para combater esses males provocam efeitos indesejáveis. No caso da perda de memória, é comum que os remédios causem náuseas e vômitos, entre pessoas com Alzheimer. Já a ocorrência de prisão de ventre, aceleração dos batimentos cardíacos, insônia e retenção de urina são comuns em tratamentos de depressão. Como esses problemas são recorrentes entre os idosos, a autora comenta que a situação se agrava com o consumo simultâneo de remédios prescritos para essas doenças. Para verificar os perigos do uso conjunto de medicamentos em cada caso, a especialista recomenda a intervenção e o acompanhamento de um farmacólogo.




Todo cuidado é pouco ao tomar medicamentos! Só os tome com prescrição médica.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

ESTATUTO DO IDOSO

Saiba alguns direitos garantidos, a você, pelo Estatuto do Idoso:

Sustento – Se o idoso ou seus familiares não tiverem condições econômicas de garantir a sua subsistência, cabe ao poder público essa responsabilidade; a um idoso que não tenha meios para garantir sua subsistência, é assegurado o benefício mensal de um salário mínimo.

Saúde – O idoso deve ter acesso gratuito à saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele também tem prioridade de atendimento em hospitais ou postos de saúde; o poder público deve fornecer aos idoso – gratuitamente – medicamentos, especialmente os de uso contínuo, e recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

Educação, cultura, esporte e lazer – O poder público deve criar oportunidade de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático às necessidades dessa faixa etária; o idoso deve ter 50% de desconto nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial a esses locais.

Moradia – Nos programas habitacionais públicos, idoso têm prioridade na aquisição do imóvel, sendo que 3% das casas devem ser reservadas para eles.

Transporte – Pessoas com mais de 65 anos têm direito a usar de graça os transportes coletivos públicos urbanos. Basta que apresentem um documento que comprove sua idade. Nesses veículos, 10% das poltronas devem ser reservadas para os idosos; nos ônibus interestaduais, duas vagas gratuitas devem ser reservadas a idosos com renda igual ou menor que dois salários mínimos. Se o número de idosos for maior do que o número de lugares, os que não conseguiram a passagem de graça têm direito a 50% de desconto; o idoso deve ter prioridade de embarque.

Entidades – As entidades governamentais e não-governamentais de atendimento ao idoso devem ser fiscalizadas por conselhos do Idoso, Ministério Público e Vigilância Sanitária; cabe aos conselhos fazer o acompanhamento, a fiscalização e a avaliação da política do idoso.

A data – O Dia do Idoso, antes comemorado em 27 de setembro no Brasil, passou a ser celebrado em 1º de outubro, por meio da Lei Federal 11.433/2006. o presidente Lula mudou a data para que ela ficasse igual à do Dia Internacional do Idoso.

Fonte: Jornal O Mensageiro de 27/set/2008

Um ótimo domingo a todos!

sábado, 14 de fevereiro de 2009

CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE À AIDS

Com a proximidade do Carnaval, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou ontem, na Cidade do Samba, no Rio, a nova Campanha Nacional de Combate à Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) entitulada: "Sexo não tem idade para acabar. Proteção também não.", já que hoje em dia não há mais grupo de risco e todo mundo está vulnerável ao vírus HIV, em qualquer idade.

O desafio desta campanha é incentivar as mulheres com mais de 50 anos a cobrar do parceiro o uso da camisinha, pois uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelou que, em dez anos, houve a triplicação do número de mulheres entre 50 e 64 anos, infectadas pelo vírus. Mais de 70% dessas mulheres admitiram não usar preservativo, nem mesmo nas relações eventuais.

Isto é muito preocupante e com a campanha pretende-se estimular uma mudança de comportamento, quanto à exigência do uso da camisinha pelos parceiros, sejam fixos ou não.

A campanha do ministério - em TV, rádio, revistas e outdoors - mostrará mulheres maduras que valorizam o sexo seguro.

A cantora Alcione, 61 anos, e a atriz Zezé Motta, 64, compareceram à Cidade do Samba para apoiar a campanha:
- "A Aids não é lenda. Precisamos usar o preservativo porque corremos esse risco" - discursou a Marrom.

Então, queridas amigas, na folia ou não, não fique sem proteção.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

CARTÃO DE BELEZA

Segundo o Jornal O Dia, o público idoso ganhou mais um mimo do mercado. Após a meia entrada nos cinemas e teatros, gratuidade nos transportes e em atividades culturais, chegou a vez da beleza.

As senhoras clientes da rede Walter's Coiffeur terão descontos especiais - 30% - nos serviços do salão.

O grupo acaba de lançar o Cartão Terceira Idade - um tipo de cartão fidelidade para os clientes, que será voltado exclusivamente para as mulheres com mais de 60 anos.

Agora, é só aproveitar e mudar o visual!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

COCOON

Saiu há dias atrás, no Jornal O Globo, uma nota na coluna "Gente Boa", da jornalista Cleo Guimarães (interina) que se for verdade, deve estar fazendo fila na porta de uma sorveteria na zona sul do Rio de Janeiro.

A notinha que se entitulava "Cocoon" (nome alusivo a 2 famosos filmes da década de 80, dizia o seguinte:

" Os velhinhos de Copacabana estão ouriçadíssimos com a novidade de uma sorveteria na Barata Ribeiro: o Viagro, sorvete azul que teria as mesmas propriedades da Viagra. Ele é feito com baunilha, ginseng e curaçao blue. Segundo um dos clientes, o Viagro "tem levantado muitos casamentos de meio século."


Será verdade? rsrsrs

Caso não seja, pelo menos ficam as dicas dos filmes, que embora antigos, valem a pena serem vistos ou revistos. Leiam as sinopses abaixo:

COCOON (“Cocoon”, EUA, 1985, ficção científica e comédia):
Sinopse:
Um grupo de extraterrestres do Planeta Anterea chega à Terra com a missão de resgatar alguns casulos alienígenas que estão depositados numa piscina abandonada. Sem desconfiar de nada, três velhinhos de um asilo invadem a residência para tomar banho nela. Como a água da piscina está energizada para conservar os casulos, os velhinhos passam a sentir-se rejuvenescidos e com grande disposição. Quando descobrem a razão do que está contecendo, decidem ajudar os extraterrestres a cumprirem sua missão.


COCOON 2 - O REGRESSO (“Cocoon – The Return”, EUA, 1988, ficção)
Sinopse:
Os velhinhos que no filme anterior (Cocoon) tinham acompanhado os ET's em seu retorno ao Planeta Antarea (utopia alienígena onde as pessoas vivem para sempre, livres de doenças e da dor), estão de volta à Terra, cinco anos depois, em uma nova missão de resgate quando eles podem, então, rever suas famílias e amigos. Após viverem na pacífica Antarea, o grupo acha difícil enfrentar as realidades humanas tão dolorosas como a idade, doenças e perdas pessoais. Eles precisam decidir se voltam para lá, onde ninguém envelhece, ou se devem permanecer na Terra. Eles usam humor, sabedoria e amor para tentar sobreviver a sua recaída ao mundo dos mortais, e começam a perceber que, mesmo com todos seus defeitos, a vida na Terra pode não ser tão ruim assim.

Nestes filmes, o grupo de idosos nos prova que nunca se está velho demais para um pouco de aventura. Aventure-se também!